Câmara outorga a Medalha Boticário Ferreira ao deputado Walter Cavalcante

24/09/2018 - Câmara Municipal de Fortaleza

Em solenidade realizada nesta segunda-feira na Câmara Municipal de Fortaleza, o deputado estadual e ex-vereador de Fortaleza Walter Cavalcante recebeu a Medalha Boticário Ferreira. A homenagem foi proposta pelo vereador Alípio Rodrigues (Podemos), através do requerimento 3284/2018, aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. A sessão foi presidida pelo vereador Paulo Martins (PRTB), terceiro vice-presidente da […]

Em solenidade realizada nesta segunda-feira na Câmara Municipal de Fortaleza, o deputado estadual e ex-vereador de Fortaleza Walter Cavalcante recebeu a Medalha Boticário Ferreira. A homenagem foi proposta pelo vereador Alípio Rodrigues (Podemos), através do requerimento 3284/2018, aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa.

A sessão foi presidida pelo vereador Paulo Martins (PRTB), terceiro vice-presidente da Casa, no ato representando o presidente da CMFor, vereador Salmito Filho (PDT). A mesa solene contou com as presenças do deputado federal Chico Lopes (PCdoB); do deputado federal Antônio Balhmann (PDT); do coronel Adriano, representando o Coronel Ronaldo Viana, comandante-geral da Polícia Militar do Estado do Ceará; José Olavo Peixoto Filho, superintendente do Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (ISSEC), do vereador Alípio Rodrigues, autor da homenagem e o vereador (licenciado) Frota Cavalcante (Podemos).

O vereador Alípio Rodrigues, em sua saudação ao homenageado e aos presentes, destacou os inúmeros serviços prestados pelo deputado Walter Cavalcante, em prol da cidade de Fortaleza, tanto nos cinco mandatos como vereador da Capital, quando foi presidente do Legislativo Municipal, como quando deputado estadual. Destacou que as inúmeras iniciativas promovidas pelo homenageado sempre buscaram dar a cidade uma melhor qualidade de vida. “Por toda sua trajetória como cidadão, político e pessoa religiosa, o senhor deputado Walter Cavalcante fez por merecer receber a maior comenda do Legislativo Municipal”, afirmou o vereador.

Em seguida, o sargento Alexandre, da Força Tática prestou uma homenagem em nome do batalhão ao deputado e fez uma entrega de um uniforme do grupamento. Em seguida o vereador Alípio Rodrigues fez a entrega da Medalha Boticário Ferreira e o certificado da comenda ao laureado.

Em seus agradecimentos, o deputado Walter Cavalcante destacou que por 18 anos foi vereador de Fortaleza. Em seguida se dirigiu a sua esposa, Francisca Maia, citando os 40 anos de casamento e os filhos Rômulo e Victória. Após a saudação aos presentes, disse que faria um pequeno registro de sua vida. “Sempre trilhei minha vida fazendo o bem, sem tentar denegrir ou derrubar ninguém. Ajudar as pessoas foi sempre meu lema e para auxiliar, ainda mais, entrei na política. Não tenho vergonha de ser político. Nesses cinco mandatos como vereador fiz várias leis para essa cidade. Quando você acredita no que faz, você consegue vencer. Quando assumi a presidência não mexi em nenhum servidor e não persegui ninguém, e assim continuei trilhando minha caminhada”, destacou.

Ele fez menção a sua rotina no dia a dia: “eu aprendi todo dia a ler a Bíblia, quando leio me fortalece. Quando acordo agitado vou para meu oráculo e rezo, peço a Deus que me dê a sabedoria de Salomão, a força de Davi, a inteligência de José do Egito e a humildade de Lázaro. Cumpro meu mandato assim vendo os mais humildes, os mais carentes. Vejo que a participação popular é o caminho. Peço ao prefeito que escute a população pois a probabilidade de errar diminui. Vejo esse exemplo no Camilo (Santana).”

Falou das dificuldades de aprovar um projeto na Assembleia, mas que mesmo assim aprovou alguns, como o que dá oportunidade as pessoas com necessidades especiais de receber uma casa pelo Estado toda equipada. “Quando chego no interior e vejo o Estado entregando esse benefício, isso me dá alegria muito grande e me dá força para continuar. Confesso que diante de tantas situações e dificuldades eu pensei em desistir de me candidatar e falei com o padre Reginaldo. Ele, então me pediu que não desistisse, porque nem sempre existem pessoas com o mesmo meu pensamento de auxiliar a Igreja”, ressaltou.

Em seguida, ele destacou diversos projetos apresentados por ele no Legislativo Estadual. Lembrou que quando foi presidente da CMFor devolveu R$ 5 milhões aos cofres municipais. “Isso me enalteceu demais, creio que poucas câmaras do Brasil já fizeram isso. Essa é minha forma de ser. Procuro fazer da minha vida um espelho para meus filhos”. No final, agradeceu aos presentes e ao vereador Alípio, afirmando que a comenda vai ficar num dos melhores lugares de sua casa.

Perfil

Walter Lima Frota Cavalcante nasceu em 23 de fevereiro de 1956, na cidade de Crateus filho de José Hindemburgue da Frota Cavalcante e Herondina Lima Cavalcante. É casado com Francisca Maia Luz Cavalcante e pai de dois filhos Rômulo e Victória.  Iniciou seus estudos na cidade natal e de lá seguiu para o Crato, chegando a Fortaleza no ano de 1972, quando ingressou na Escola de Aprendizes de Marinheiro. Concluiu o Curso Técnico em Contabilidade na Escola Fênix Caxeiral, na qual recebeu um prêmio instituído por Joaquim Ferreira, jornalista e comentarista da British Broadcastingh Corporation (BBC) de Londres, por ter sido o melhor aluno do curso.

Iniciou a vida profissional em 1975 como Office-boy do Banco Pontual S/A. Foi chefe do setor de contas-correntes, em seguida coordenador e depois gerente-geral administrativo, tornando-se sócio-gerente da Corretora do Banco e da Luz Corretora de Seguros.

Cavalcante também fundou a Cooperativa Habitacional dos Bancários do Estado do Ceará (COHABECE), onde ocupou os cargos de Diretor Financeiro e de Diretor Presidente. Nesta função, construiu 638 unidades habitacionais no Conjunto dos Bancários, no bairro Vila Velha (onde reside até hoje), 270 apartamentos na Avenida Mister Hull, 584 casas e apartamentos na comunidade do Dendê, no bairro Água Fria, 149 casas na cidade do Crato-Ce e 142 casas em Juazeiro do Norte. Foi diretor da Comissão de Habitação durante a gestão do então prefeito de Fortaleza, Antônio Cambraia.

Em 1996, foi convidado pelo candidato a prefeito de Fortaleza, Juraci Magalhães, para se candidatar a vereador de Fortaleza, sendo eleito com 7.563 votos pelo PMDB, devido ao trabalho desenvolvido na Comissão de Habitação. Em 2000, foi reeleito para o segundo mandato com 12.755 votos. Em 2004, 13.066 votos lhe deram o terceiro mandato, ainda pelo PMDB. Quatro anos depois, foi reeleito para o quarto mandato pelo PHS, sendo o segundo vereador mais votado do Estado, com 11.759 votos. Em agosto de 2011, anunciou seu retorno ao PMDB, partido pelo qual conquistou seu quinto mandato, com 12.061 votos, em 2012.

Na Câmara Municipal de Fortaleza, ocupou a presidência da Comissão de Legislação, Justiça e da Cidadania, do Conselho de Ética Parlamentar e da Comissão de Orçamento, Finanças, Controle e Fiscalização por duas vezes. Apresentou projetos como o que inclui no calendário oficial do Município a Marcha Pela Vida e Contra o Aborto; o que dispõe sobre o programa de desenvolvimento do turismo social e o que institui o circuito de turismo religioso na Capital. Quanto o debate do Legislativo absorve temas como Orçamento do Município, programas de habitação popular ou mesmo movimentos em defesa da vida de cunho religioso, a voz do vereador Walter Cavalcante é sempre procurada.

Foi eleito por seus pares para presidir a Câmara Municipal de Fortaleza no biênio 2013-2014, ao assumir compromisso com a máxima transparência nas ações do Poder Público, com modernização do Legislativo e com uma maior interação dos vereadores com a sociedade. Com praticamente todas as metas de gestão já atingidas ou em fase de conclusão, ainda no primeiro ano de mandato na presidência da Mesa Diretora, Walter Cavalcante reforçou o perfil acolhedor da CMFor, ao formar comissões para intermediar as demandas da sociedade civil organizada e da população em geral. Como presidente, firmou a parceria do Ministério Público pelo Termo de Ajustamento de Conduta – TAC, que permitiu a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores do Poder Legislativo. O plano viabilizou o processo de aposentadoria de 62 servidores.