Câmara, Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza e Assembleia assinam termo de cessão do Lord Hotel

13/12/2019 - Adriana Albuquerque

Nesta sexta-feira, 13, foi assinado o termo de cessão de uso que garante a transferência da Câmara Municipal de Fortaleza para o edifício que abrigou o antigo Lord Hotel, localizado no Centro. A concessão do imóvel ao Legislativo Municipal já havia sido autorizada pela Assembleia Legislativa do Ceará no dia 21 de novembro, quando foi […]

Nesta sexta-feira, 13, foi assinado o termo de cessão de uso que garante a transferência da Câmara Municipal de Fortaleza para o edifício que abrigou o antigo Lord Hotel, localizado no Centro. A concessão do imóvel ao Legislativo Municipal já havia sido autorizada pela Assembleia Legislativa do Ceará no dia 21 de novembro, quando foi aprovado o projeto de lei nº 96/2019.

O presidente da Casa, Antônio Henrique (PDT) destacou a parceria do Governo do Estado e da Prefeitura de Fortaleza na viabilização do projeto, tornando possível a mudança do Legislativo para o Centro. “Gostaria de agradecer ao governador Camilo Santana e ao prefeito Roberto Cláudio de poder transformar o Centro em um lugar de convivência para a população. E estamos cada vez mais motivado de levar a Câmara para mais perto do povo”, salientou.

Antônio Henrique reforçou o apoio dos parlamentares na efetivação do projeto e que a gestão vem trabalhando de forma conjunta para tornar possível a transferência para o Centro.

“O processo ainda favorece um moderno pensar sobre revitalização do território central da Cidade, estimulando a ocupação regular e sustentável da região, preservando o acesso aos serviços de transporte público e integrando a outros modais, a exemplo do metroviário”, ressaltou o presidente da Assembleia Legislativa, José Sarto.

A assinatura do termo pelo governador Camilo Santana oficializa a cessão de uso e encerra mais uma etapa para a transferência do Legislativo Municipal para o Centro de Fortaleza. O imóvel foi cedido pelo prazo de 25 anos, com possibilidade de renovação.

“O processo democrático exige diálogo, ouvir as pessoas, ouvir quem mais precisa. E, esse gesto de ir para o Centro é muito importante, pois vai permitir e facilitar tudo isso. Estamos unindo a revitalização do Centro, um projeto arrojado com a ida da CMF para o Centro”, governador Camilo Santana.

“Uma decisão que valoriza a democracia, a transparência e a relação entre a câmara e a cidade. Irá custar um grande trabalho pela frente. Decisão atende a expectativa da Cidade. Os espaços públicos estão retornando ao centro de fortaleza”, prefeito Roberto Cláudio.

O momento contou com a presença dos vereadores Adail Júnior (PDT), Raimundo Filho (PRTB), Esio Feitosa (PDT), Renan Colares (PDT), Paulo Martins (PRTB), Dr. Porto (PRTB), Casimiro Neto (MDB), Cláudia Gomes (PTC) e Carlos Dutra (PSDB).

O projeto arquitetônico da nova sede também foi aprovado, no dia 5 de dezembro, pelo Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico e Cultural (Comphic). O aval é necessário para que sejam iniciadas as obras no local, uma vez que o prédio encontra-se em processo de tombamento.

A transferência da Câmara Municipal para o antigo Lord Hotel é debatida pelos vereadores desde 2015, quando foi lançada a proposta de instalação da nova sede. Foi na gestão de Antônio Henrique (PDT) que o projeto conseguiu avançar, a partir de articulação do presidente com o Governo do Estado, a Assembleia Legislativa e entidades como a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza.

Fotos: Érika Fonseca