Câmara entrega o Título de Cidadão de Fortaleza ao vereador Raimundo Filho

03/12/2018 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta segunda-feira (3) Sessão Solene para a entrega do Título de Cidadão de Fortaleza ao vereador Raimundo Filho (PRTB), em atendimento ao projeto de decreto legislativo 027/2018 de autoria do vereador Marcelo Lemos (PSL) e co-autoria do vereador Salmito Filho (PDT), aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa. A […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta segunda-feira (3) Sessão Solene para a entrega do Título de Cidadão de Fortaleza ao vereador Raimundo Filho (PRTB), em atendimento ao projeto de decreto legislativo 027/2018 de autoria do vereador Marcelo Lemos (PSL) e co-autoria do vereador Salmito Filho (PDT), aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa. A sessão foi conduzida pelo presidente da CMFor, vereador Salmito Filho (PDT) e a mesa dos trabalhos contou com a presença das seguintes autoridades: Eron Moreira, secretário municipal dos Diretos Humanos e Desenvolvimento Social, no ato representando o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; Coronel Benício, representando a 10ª Região Militar; Kilsem Aquino, prefeito de Uruoca; vereador Evilaques Araújo, presidente da Câmara Municipal de Uruoca; vereador Antônio Henrique (PDT), presidente eleito da Câmara e vereador Marcelo Lemos (PSL), propositor da sessão.

Em sua saudação, Marcelo Lemos disse que antes mesmo de conhecer o homenageado já ouvia falar do cidadão Raimundo Filho e de seu trabalho pelo Planalto Pici e região. “Tinha uma pessoa chamada André Barbosa, que está aqui presente, que falava muito bem de você. Essa homenagem é mais do que justa. Você já é cidadão de Fortaleza de fato e agora se torna de direito. E sua responsabilidade vai aumentar cada vez mais, Agora pela manhã foi escolhido como segundo vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara, motivo de muito orgulho para nós”, ressaltou.

“O filho de seu Raimundo e dona Terezinha saiu de Uruoca, estudou quase toda vida em escola pública e conseguiu se formar em Psicologia, Ele chegou aqui na Câmara de forma mansa e vem nos ensinar a fazer política séria. Tenho aqui nessa casa aprendido muito com a sua serenidade, sua postura e a forma como trata as pessoas. Você sabe que tem um combate grande contra drogas, só por isso já seria merecedor do título de cidadão. Muito me emociona, uma pessoa que não nasceu em berço de ouro, mas conseguiu vencer, ser homenageada. Raimundo é um cidadão humilde e trabalhador, Quero parabenizar a Câmara por ter aprovado por unanimidade essa homenagem, Uruoca emprestou Raimundo Filho, para agora ser cidadão de Fortaleza”, asseverou.

Em seguida, o presidente Salmito Filho também prestou homenagens ao laureado da noite. “Ele, por seu trabalho em prol dessa cidade já é cidadão de fato de nossa terra. Não posso deixar de dizer que conheço o nosso homenageado há um pouco mais de dois anos. Agente conhece a pessoa, mais do que na aparência, ou pelos jornais, é na convivência, quando se apresentam as falhas, as limitações e as virtudes. Só que algumas pessoas apresentam virtudes extraordinárias, Raimundo é uma dessas pessoas que tem simplicidade, humildade, espírito público, discrição e o trabalho”, destacou.

Salmito pontuou que o homenageado tem sua carreira profissional como servidor federal, e pelo seu talento, passou a prestar também seus serviços para alguns bairros da cidade. “Ele reúne o bom caráter, isso parece algo démodê, mas não é, é algo transformador na vida de um indivíduo e quem convive com ele. É muito importante essas virtudes para quem se dedica a causa pública. Raimundo, por seu trabalho já merecia ser reconhecido como cidadão, mas sobretudo pelo bom caráter, por respeitar a relação com seus colegas, estabelecendo relações que podem ser honradas e dizendo o que pode e o que não pode ser feito. Assim construímos a nossa caminhada de cidadãos. Mas o povo de Fortaleza reconheceu antes seu trabalho o elegendo vereador. Continue assim, a cidade precisa de gente boa e de bom caráter. Seu futuro será muito promissor na política para servir cada vez mais a população de Fortaleza”, salientou.

Após receber o título de cidadão honorário de Fortaleza, o vereador Raimundo Filho fez seus agradecimentos. “Existem dias que você não pode esquecer. E esse dia 3 de dezembro não poderei esquecer nunca. Me sinto muito honrado. É a homenagem mais importante que já recebi. Quero agradecer a minha família, meus colegas de trabalho, meus vizinhos e amigos. Cumpre-me por dever de justiça usar dessa tribuna para externar minha gratidão e meus agradecimentos aos meus nobres colegas Marcelo Lemos e Salmito Filho, pelo encaminhamento do decreto que me concedeu o título de cidadão. Atitude é um ato de desprendimento de profundo afeto. Nada mais importante que o reconhecimento. Não pela vaidade, mas pela afirmação coletiva que nossas ações, mostrando que nossos trabalhos tiveram consequência na vida das pessoas”, ressaltou.

Para que Fortaleza chegue ao município que aspiramos ele defendeu a ampliação de políticas voltadas para integração social, nas áreas de educação saúde e segurança. “Sempre tenho procurado ao máximo, no exercício de minha função, buscar sempre a melhoria de vida da população dessa cidade. Todos os senhores sabem do meu esforço e dedicação, como também vejo em todos que fazem essa Casa. Quero agradecer aos vereadores por sempre aprovarem os projetos de minha autoria que visam o desenvolvimento e melhoria desse município. Desde que iniciei o mandato nessa casa”.

Raimundo lembrou a infância em Uruoca, município e região norte do Estado. “Lá estão minhas raízes, onde me alfabetizei e fiz muitas amizades. Saí de lá quando tinha oito anos, de idade. No dia 8 de dezembro de 1976 aconteceu meu primeiro contato com essa cidade, linda e acolhedora. Chegamos toda família de mala e cuia, Chegamos de trem na Praça da Estação, viagem foi longa e cansativa. Todos ansiosos, com um pouco de medo, mas cheios de orgulho, porque agora iriamos residir em Fortalezam, tentando uma forma de viver melhor”.

“Existia no nosso imaginário que estaríamos melhores e teríamos condições de prosperar e crescer. O objetivo dos nossos país era nos dar melhores condições de estudo. Via sempre minha mãe rogando por Nossa Senhora do Livramento que abençoasse essa nossa escolha e graças a Deus fomos atendidos, Hoje já se passaram 42 anos morando no mesmo local, no Demócrito Rocha. Fomos verdadeiramente abençoados, bem acolhidos por meus irmãos.”

“Fortaleza só meu deu alegria. Sempre estudei em escola pública, aos 16 trabalhei em casa de peças automotivas. Aos 18 anos entrei na extinta SUCAM, hoje FUNASA. Trabalhei como agente de saúde, depois fui para a ANVISA onde assumir cargos de direção e sai para ser vereador de Fortaleza. Como servidor sempre busquei lutar pelos trabalhadores. Fui do movimento sindical, fui diretor de saúde do sindicato nacional de agências reguladoras, sempre gostei da militância política, em 2012 decidi submeter meu nome para vereador, tirei 1870 votos, então encontrei o André Barbosa e fizemos planos para quatro anos depois. Fiz amizades, construí algum trabalho dentro do meu bairro, e ali as pessoas reconheceram. Em 2016 fui novamente candidato e o povo foi generoso e me deu essa oportunidade de representá-los, com muito orgulho”.

 

“E hoje ter sido eleito como segundo vice-presidente dessa tão conceituada casa do povo de Fortaleza. Me sinto honrado de estar aqui hoje. O presidente Salmito foi uma pessoa que eu passei a ter como referência de um bom político. Eu o apoiei para deputado. Eu já tinha a vontade de continuar na política, mas após conhecer o Salmito essa vontade aumentou. Tenho muito que agradecer a Deus, os vereadores do PRTB, Dr. Porto, Paulo Martins e Priscila Costa, aos dirigentes do Partido Social Liberal, o presidente eleito Antônio Henrique; aos meus assessores e o povo de Fortaleza. Eu jamais irei decepcioná-los. Que Deus continue a me inspirar nessa tarefa de servir a todos e a cada um. Agradeço ao Marcelo Lemos e Salmito Filho por essa iniciativa”, finalizou.

PERFIL

Raimundo da Cunha Filho, nascido em 8 de setembro de 1968, casado, três filhos.  Natural de Uruoca, filho de Raimundo Nonato Cunha e Terezinha de Jesus Almeida Cunha, e tem 8 irmãos. Veio junto com toda a família para Fortaleza em 1972, onde estudou em escolas públicas por quase toda a vida educacional, com formação academia em Psicologia e especialização em prevenção de dependência química pela Universidade de Fortaleza. Servidor do quadro específico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), desde sua criação, tendo exercido as funções de responsável pelo posto portuário de Fortaleza.

Coordenador substituto e coordenador da coordenação de vigilância sanitária de Portos, Aeroportos, Fronteiras e recintos alfandegários do Ceará. Atualmente exerce suas funções de Fiscalização no Aeroporto Internacional de Fortaleza. Foi diretor de saúde do Sindicato Nacional das Agências Nacionais de Regulação (SINAGENCIAS), suplente de vereador pelo PCdoB, na legislatura passada com 1.872 votos e vereador eleito pelo PRTB, na atual legislatura, com 5.079 votos, de onde obteve votação em 119 bairros de Fortaleza, Seu maior trabalho é nos bairros Demócrito Rocha, Bela Vista, Pan Americano, Pici e Couto Fernandes e possui trabalhos realizados em outros bairros da cidade. É formado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (1991-1997), pôs graduação em Prevenção de Dependência Química (Unifor) entre 2001 e 2003.