Câmara concede o Título de Cidadão de Fortaleza a Gustavo Henrique Alves Martins

31/05/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal fez a entrega do Título de Cidadão de Fortaleza ao senhor Gustavo Henrique Alves Martins, nesta sexta-feira (31), no Plenário Fausto Arruda. A comenda foi proposta através do Decreto Legislativo 867/2018, de autoria do então vereador Pedro Matos, por iniciativa do vereador Plácido Filho (PSDB). A sessão foi presidida pelo vereador Renan […]

A Câmara Municipal fez a entrega do Título de Cidadão de Fortaleza ao senhor Gustavo Henrique Alves Martins, nesta sexta-feira (31), no Plenário Fausto Arruda. A comenda foi proposta através do Decreto Legislativo 867/2018, de autoria do então vereador Pedro Matos, por iniciativa do vereador Plácido Filho (PSDB). A sessão foi presidida pelo vereador Renan Colares (PDT), no ato representando o presidente da CMFor, Antônio Henrique (PDT).

A mesa solene foi composta por pelo capitão de fragata José Roberto, subcomandante da Companhia dos Portos, representando o Capitão dos Portos do Ceará, o capitão de Mar e Guerra, Madson Cardoso Santana; o superintendente Regional do Trabalho no Ceará, Fábio Zech; o auditor do Superior Tribunal de Justiça Desportiva de Futsal, Cauê Fonteles; o presidente da Praticagem no Ceará, Bruno Fonseca e o ex-vereador Pedro Matos.

Em sua saudação ao homenageado e aos presentes, o ex-vereador Pedro Matos, destacou que o Título de Cidadão de Fortaleza é concedido, após avaliação do homenageado por rígidos critérios pela Câmara Municipal. “Gustavo Henrique Alves Martins, carioca por certidão, hoje é reconhecido filho de Fortaleza por extensão, pelos seus feitos no Ceará, Brasil e muito além-mar. Ele se destaca por sua honestidade, humildade e eficiência de dirigir e comandar o Conselho Nacional de Práticos com alta performance, diálogo e transparência que são marcas de toda gestão por onde ele passa. Diante dos desafios e articulações no congresso nacional, sempre foi o reto cidadão na condução da estratégia certeira”, frisou.

Matos observou que a grande maioria da população não conhece a profissão do prático e afirmou que a categoria teve origem no Brasil, a partir da chegada da Família Real Portuguesa, no início do século XIX. “Essa profissão tem grande importância para o País, pois 95% do comércio exterior se dá por via marítima. O prático tem a missão de reduzir o risco de acidentes nos portos, sendo essencial para trazer economia para o país e evitar a perda de vidas. A profissão de prático é nobre, traz uma grande satisfação profissional e tranquilidade financeira”, ressaltou.

“Não poderia deixar de destacar a figura de Francisco José do Nascimento, o Chico da Matilde, conhecido como Dragão do Mar, o maior herói da libertação dos escravos, que foi indicado prático e impediu a ida de escravos do Ceará para outros Estados. Somos gratos por você lutar para colocar o Dragão do Mar no Livro dos Heróis da Pátria. Hoje, o cidadão carioca agora pode ser chamado de cidadão de Fortaleza, o forte ficou mais forte e Fortaleza se agiganta com seu novo filho. O senhor receba essa honra, através dessa Câmara e receba o nosso cordial abraço. Nós vereadores nos sentimos bastante honrados de entregar esse título e desejamos que seus territórios se ampliem para facilitar sua profícua profissão,” concluiu.

Em seu discurso, Gustavo Henrique Alves Martins agradeceu a sua família, a Marinha do Brasil e aos práticos do Brasil. “Em verdade, receber o título é algo que me faz despertar um maior censo de responsabilidade, acentua mais ainda minha opção de vida. Ser conterrâneo de José de Alencar, do pescador Jacaré, do abolicionista Silva Jataí e do músico Alberto Nepomuceno, é algo que traz muita responsabilidade, assusta mesmo. O fortalezense, aliás, o Ceará todo, ensina o país a viver, com alegria e leveza, a exemplo de Chico Anísio, Falcão, Tom Cavalcante, entre outros expositores da alegria e da arte brasileira. A beleza dessa terra são bem retratadas na música terral de Ednardo”, frisou.

“Recebo o presente título não como homenagem pessoal, mas como esforço dos trabalhos da navegação desenvolvidas pelos práticos do Brasil e principalmente pelos cearenses. Esse título é coletivo e pertence a todos os práticos que atuam na garantia do tráfego dos portos. E aqui rendo minhas homenagens ao Dragão do Mar, cearense nascido em Aracati, que tornou-se pratico do Porto do Mucuripe e líder da Abolição, pois gritou que no Porto do Ceará não desembarcariam mais escravos. Foi esse pioneirismo que motivou José do Patrocínio a dar o nome de Terra da Luz ao Ceará”, concluiu.

Perfil

Diretor-presidente do Conselho Nacional de Praticagem (CONAPRA) – Praticagem do Brasil, bacharel em Ciências Navais pela Escola Naval – Marinha do Brasil. Aperfeiçoado em Aviação Naval, Mestre e Diretor em Pesquisa Operacional pela Naval Postgraduate School em Monterey, Califórnia (USA).

O Conselho Nacional do qual é presidente é uma associação profissional sem fins lucrativos, que reúne todos os práticos brasileiros. Tem por finalidade representar a classe junto a todas as autoridades governamentais e entidades do meio marítimo. Gustavo vem realizando um grande trabalho em busca de inserir Dragão do Mar, que foi um dos primeiros práticos cearenses no Livro dos Heróis da Pátria. No estado do Ceará contamos em torno de 20 práticos competentes e responsáveis por garantir a segurança, navegação e comércio internacional através do porto do Mucuripe.

Fotos: André Lima