Câmara entrega o título de cidadão ao advogado José Navarro

10/10/2018 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta quarta-feira (10), Sessão Solene para a entrega do título de Cidadão de Fortaleza ao advogado José Navarro. A homenagem foi proposta pelo projeto de Decreto Legislativo de autoria do vereador Benigno Júnior (PSD) e aprovado por unanimidade pelo plenário da Câmara. A solenidade foi presidida pelo vereador Benigno […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta quarta-feira (10), Sessão Solene para a entrega do título de Cidadão de Fortaleza ao advogado José Navarro. A homenagem foi proposta pelo projeto de Decreto Legislativo de autoria do vereador Benigno Júnior (PSD) e aprovado por unanimidade pelo plenário da Câmara. A solenidade foi presidida pelo vereador Benigno Júnior, no ato representando o presidente da Casa, vereador Salmito Filho (PDT). A mesa foi composta por Pedro Bruno Amorim, diretor de assuntos institucionais da OAB, representando o presidente Marcelo Mota; Francisco César Oliveira Marques, membro do Centro de Apoio e Defesa do Advogado da OAB; Sílvio de Paiva Ribeiro, grão-mestre da Maçonaria da Grande Loja Maçônica do Ceará; delegado Milton Castelo Filho, presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Ceará e Sérgio Luís Arruda Parente, juiz de direito.

O vereador Benigno Júnior destacou ser com imenso prazer que a Câmara abre suas portas para receber a família da advocatícia do Ceará, “para conceder o título cidadão ao amigo e advogado José Navarro, paulista de nascimento e cearense de coração. Esse título é reconhecimento da Câmara e da população e Fortaleza ao seu trabalho, não só na área de advocacia, mas na defesa dos direitos dos próprios advogados. Ao passo que reconhecemos sua trajetória, amplia também sua responsabilidade em trabalhar ainda mais por essa cidade,” afirmou.

Ressaltou que ao falar de José Navarro, lembra do Centro de Apoio e Defesa do Advogado do Fórum Clóvis Beviláqua, órgão da OAB que presta um relevante serviço aos profissionais. “Criado em 2010, na gestão do nosso altivo presidente da Ordem, hoje conselheiro CNJ, Valdetário Monteiro, o Centro, ao longo desses anos atendeu mais de 5 mil ocorrências diversas. Renovo a saudação à sua equipe, e meu agradecimento sincero a todos os presentes”, pontuou..

Em seguida falou o advogado César Azevedo, que sugeriu a realização da homenagem ao vereador Benigno Junior. “Fico lisonjeado ao falar nessa sessão e agradeço a esse edil que sempre tem atendido os nossos pedidos. Uma das mais significativas homenagens, foi quando denominou o logradouro público no bairro de Fátima, homenageando o Dr, Lauro Maciel Severiano, ex-presidente da Ordem. Hoje agradeço pela homenagem a José Navarro”.

“Conheci-o em 2013, ao integrar o Centro de Apoio da OAB aos advogados, sob sua coordenação, e durante esse tempo de convívio ratificamos uma amizade duradoura. Seu trabalho contribui para o aperfeiçoamento de órgãos do estado, atuando de forma criteriosa, sempre buscando o dialogo respeitoso e acima de tudo a ética. Conhecedor de seu caráter e o amor pela terra da luz, sugeri ao vereador Benigno Júnior essa homenagem, que de pronto propôs a concessão, aprovada por unanimidade pela casa e chancelada pelo presidente dessa casa, Salmito Filho. É o reconhecimento dessa casa a seu trabalho por essa terra. Parabéns, e um triplo abraço!”

Após receber o Título de Cidadão Honorário de Fortaleza, José Navarro, em seus agradecimentos, disse estar vivendo um dos dias mais felizes da sua vida. “O título muito me honra, mas me comove pela grande importância. Com a honraria, renovam as memorias, quando decidi que Fortaleza seria o meu lugar. Sem desmerecer São Paulo, cidade onde nasci, mas é em Fortaleza que me sinto em casa. É aqui que passei meus melhores momentos. Fico particularmente feliz por ter sido proposto pelo amigo Benigno Junior, que tem apoiado as propostas da classe do Direito”, revelou

Agradeceu a esposa Girlene, que conheceu em São Paulo, quando desenvolveram juntos um trabalho para o Estado. “Ela que sempre me incentivou e tem me tolerado por cerca de 30 anos. Foi por ela que vim para cá. Agradeço aos familiares que apoiaram nossa vinda, minha cunhada Célia Vera. Nasci em São Paulo na periferia, trabalhei desde os 14 anos, estudei em escola pública e graças aos meus pais trabalhadores rurais que foram procurar uma vida melhor na Capital, onde nasci em 1960, foi que iniciei nos estudos formais”.

Relatou que teve a alegria de ser pai de cinco filhos, quatro primeiro casamento e Felipe do segundo casamento. “Me mudei para Fortaleza em 1999, quando ainda cursava direito, conclui na Unifor. Desde quando recebi minha carteira passei a ter uma atuação efetiva. Inicialmente fui para a Comissão de Advogado em Início de Carreira. Em 2010 passei a coordenar o Centro de Defesa e Apoio ao Exercício da Advocacia, que presta atendimento ao advogado quando tem suas prerrogativas violadas. Com uma equipe pequena já fizemos 7.227 atendimentos a advogados de todo o Ceará, desde 2010”, enfatizou.

Disse ter orgulho de participar do Tribunal de Defesa das Prerrogativas, que analisa os casos de violação das prerrogativas dos profissionais e delibera as medidas a serem tomadas. “Tenho orgulho de integrar aos quadros da Maçonaria, Grande Loja Maçônica, ingressei em 2003. A instituição que me ajudou a aprimorar os meus princípios éticos e morais. Faço do fundo do meu coração um agradecimento a essa cidade amiga. Dessa cidade recolho as dadivas de exercer minha profissão com liberdade, obrigado a todos as pessoas que me auxiliaram a crescer como pessoa, e peço a Deus que eu continue a desfrutar o convívio de familiares e de tantos amigos que aqui formei nessa belíssima cidade. Muito obrigado!”, concluiu.

PERFIL

José Navarro, professor e advogado inscrito na OAB-CE sob o nº 15.980, nasceu em São Paulo (SP), no dia 26 de abril de 1960. Filho de Antônio Navarro e Verônica Grande Navarro. Tem duas irmãs. Teresa Navarro Arbex e a bancária Ana Maria Navarro. De seu primeiro casamento com Maria da Conceição Campanha, em 1981, de quem se divorciou, teve quatro filhos, Eduardo, Laura, Carlos, todos residentes em São Paulo e Henrique, falecido naquele estado.

Constituiu segundas núpcias, também em São Paulo, com a cearense Gerlane Veras, em 1988, com quem teve um único filho – Felipe Veras Navarro, administrador e servidor público federal.

Concluiu os estudos (antigo cientifico) em São Paulo, onde em 1984 passou a trabalhar na Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor, liderando no ano seguinte a Associação dos Trabalhadores locais. Foi um dos fundadores e presidiu o Sindicato dos Trabalhadores em Entidade de Assistência a Educação à Criança ao Adolescente e a Família do Estado de São Paulo (SITRAEMFA).

Em 1999 mudou-se juntamente com sua esposa para Fortaleza onde se radicou e teve sua atuação profissional na área de informática até o ano de 2003, quando se formou em direito empresarial  (UECE/FESAC) e Direito Processual (UNICRISTHUS). Inscreveu-se na OAB-CE em setembro de 2003 e passou a integrar a Comissão do Advogado em Início de Carreira e no ano seguinte a Comissão, que presidiu o triênio 2007/2009.

Em 2010, sob a presidencia do advogado Valdetário Andrade Monteiro implantou o Centro de Apoio e Defesa do Advogado, órgão da OAB-CE o qual coordena até a presente data e já prestou nesse período mais de 7 mil atendimentos.

Ao longo do tempo, vem atuando na defesa das prerrogativas profissionais e dignidade da advocacia, integrando o atual Tribunal de Defesa das prerrogativas profissionais e dignidade da advocacia da OAB-CE. Dedicou-se também à docência em cursos de graduação e na ESA em cursos preparatórios para exercício da advocacia nesse estado.