Câmara concede o Título de Cidadão e a Medalha Boticário Ferreira ao General Theophilo Gaspar

01/04/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou sessão solene, nesta segunda-feira (01), para a outorga da Medalha Boticário Ferreira e a entrega do Título de Cidadão de Fortaleza ao General Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira. As propostas são de autoria, respectivamente, do vereador Plácido Filho (PSDB) e do ex-vereador Pedro Matos. A sessão foi presidida […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou sessão solene, nesta segunda-feira (01), para a outorga da Medalha Boticário Ferreira e a entrega do Título de Cidadão de Fortaleza ao General Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira. As propostas são de autoria, respectivamente, do vereador Plácido Filho (PSDB) e do ex-vereador Pedro Matos. A sessão foi presidida pelo primeiro-secretário da Mesa Diretora, vereador Idalmir Feitosa (PR).

Mesa solene foi integrada pelo general de divisão Fernando José da Cunha Matos, comandante da 10ª Região Militar; Raimundo Gomes de Matos, Secretário Nacional de Inclusão Social e Produtividade Urbana; Deputada Fernanda Pessoa; Philipe Nottingham, Secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão; vereador Plácido Filho (PSDB), vereador Julierme Sena (PROS); vereador Sargento Reginauro (Sem Partido); vereador Márcio Martins (PROS), ex-vereador e propositor da Medalha, Pedro Matos.

Em seguida, a Banda de Música da Polícia Militar entoou o Hino Nacional, regida tenente Ednaldo da Silva Sousa. Em sua saudação ao homenageado, o vereador Plácido Filho destacou que o General tem muito presente em sua personalidade o servir. Disse que esse princípio deveria ser seguido por todo homem publico, mas é raro encontrar esse valor na sociedade e no meio político. “O general coloca a humildade naquilo que se propõe a fazer e essa é a diferença que ele transmite em tudo que faz”, pontuou.

O vereador ponderou que a segurança é um dos pilares que a sociedade elegeu como prioridade que deve ser assumida para todos os gestores. “Por isso, quando soubemos da escolha do seu nome para a Secretaria Nacional, vimos como um dos maiores acertos desse governo. Sei que o senhor deve estar muito feliz com essa homenagem, mas felicidade maior é a nossa em homenageá-lo. Essa casa do povo sempre estará aberta e nosso gabinete está sempre apostos para realizarmos parcerias em nome do povo”, frisou.

Em seguida o ex-vereador Pedro Matos fez também sua saudação. “Nos reunimos hoje para a outorga da Medalha Boticário Ferreira pelo mérito e destaque publico de um bravo filho dessa terra. Que sua acolhida seja pela amizade que os que fazem essa Casa tem para com as forças armadas. Reconhecer valores de vultosa expressão é papel dessa Casa. Como autor da proposição, indicamos a honraria pelo mérito. É uma honra saudar esse homem cuja família desde a época do império ajudou a construir nossa história. Filho de dona Maria de Lourdes e do general Manoel Theophilo, o senhor sempre será lembrado como exemplo, pelo mérito de suas conquistas”. ressaltou.

Matos lembrou ainda, que o General Theophilo, nas eleições de 2018 se candidatou para o Governo apresentando propostas inovadoras para acabar com o crime organizado, ficando em segundo lugar. “A Câmara se apequena diante de sua biografia. Desejamos sucesso nessa nova empreitada junto ao ministro Sérgio Moro de lutar por mais justiça em nosso país. Bota moral general,” concluiu Matos relembrando o slogan da campanha para governador do então candidato do PSDB.

Após receber o Título de Cidadão e a Medalha Boticário Ferreira, o General Theophilo fez seus agradecimentos. Ele destacou que em todo país o General Castelo Branco é referência e lamentou que no Ceará o mausoléu em sua honra esteja abandonado. Ela fez uma referência a sua esposa e a seus filhos. “Nesse momento, que sou homenageado quero lembrar de tantos que me auxiliaram nessa caminhada. Meus pais, irmãos, amigos quero ser grato a cada um pela amizade e companheirismo”.

Com relação a política o General fez referência a sua atuação a frente da Secretaria Nacional de Segurança. “Nenhuma intriga política vai me impedir de fazer algo por nosso Estado. Em janeiro quando ocorreram os atentados que eu poderia dizer terroristas, fui o primeiro a telefonar para o secretário de segurança do Estado e oferecer auxílio. Agora ficam dizendo que continuo em campanha. Nunca pensei nisso, nunca quis ser político profissional. Essa não é a política do governo Jair Bolsonaro, nossa política é de meritocracia, não é de apadrinhamento”, detalhou.

“Pela primeira vez, temos todo Brasil integrado no sistema Sinepsis, onde na página do Ministério da Justiça, as pessoas podem ter acesso a números sobre segurança em todo país. Dados oficiais e não do Mapa da Violência ou outro menos votado. Antes, os três maiores estados não forneciam dados, eram eles Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Mas agora com três militares a frente da segurança naquelas unidades da federação, a situação mudou. A frente da segurança no País, temos uma pessoa séria que está querendo mudar a situação do pais, mas seu pacote anticrime está encontrando oposição do parlamento, que tem seus interesses contrariados. Isso não pode ocorrer”, afirmou.

Destacou que o projeto Anticrime é baseado em três pilares: combate ao crime organizado, crimes violentos e crimes financeiros. “Outras mudanças virão. Teremos uma diretriz nacional de polícia comunitária, agora será lei e os Estados terão que seguir para poder receber os recursos. O Fundo Nacional de Segurança Pública agora tem critérios para ser liberado. Mas pegamos uma situação de caos. Peguei uma secretaria que tem R$ 3 bilhões de dívidas e que desde os Jogos Panamericanos que não prestava contas. Falta gestão, compromisso com o serviço público. Esse Governo veio para mudar e quebrar paradigmas. Não pode continuar aquela política da troca de cargos e de loteamento dos ministérios. Esse tempo passou, não adianta torcer contra, o Brasil vai dar certo. Brasil acima de tudo, Deus acima de todos!”