Câmara concede a Medalha Boticário Ferreira ao médico Sulivan Mota

29/06/2017 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou Sessão Solene nesta quinta-feira (29) para a outorga da Medalha Boticário Ferreira ao médico Francisco Sulivan Bastos Mota. A homenagem teve como proponente a vereadora Larissa Gaspar (PPL), através do Requerimento 1308/2017, aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. Dr. Sulivan Mota, como é conhecido, é médico pediatra, Mestre em […]

Outorga da Medalha Boticário Ferreira.
Foto: André Lima

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou Sessão Solene nesta quinta-feira (29) para a outorga da Medalha Boticário Ferreira ao médico Francisco Sulivan Bastos Mota. A homenagem teve como proponente a vereadora Larissa Gaspar (PPL), através do Requerimento 1308/2017, aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. Dr. Sulivan Mota, como é conhecido, é médico pediatra, Mestre em Pediatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, fundador da Unidade Neonatal e do Ambulatório Integrado de Pediatria da Universidade Federal do Ceará (UFC) e atual presidente do Instituto da Primeira Infância (IPREDE).

A sessão foi presidida pela vereadora Larissa Gaspar, no ato representando o presidente da Câmara, vereador Salmito Filho (PDT). A mesa dos trabalhos foi formada pela professora Márcia Machado, pró-reitora de extensão da UFC, representando o magnífico reitor da UFC, Henry Campos; Doutor João Borges, presidente da Unimed Fortaleza; Glória Marinho, vice-presidente do IPREDE; Caroline Cajazeiras, gerente do Centro de Educação Profissional Sênior do Senac; Tales Sá Cavalcante, presidente da Organização Educacional Farias Brito.

Em sua saudação aos presentes, a vereadora indagou quem no Ceará não conhece o IPREDE? “Não poderia ser diferente, pois sua criação na década de 80, foi motivada pela alta desnutrição. No Ceará apenas 100 crianças de mil tinham condições de sobreviver. Então foi criado Instituto de Prevenção a Desnutrição do Ceará. A situação hoje no Ceará é bem melhor, mais ainda precisa melhorar. A taxa de mortalidade era inferior a 15%, no ano 2015. A redução mais significativa aconteceu no ano de 2012, quando o Brasil alcançou metas de cortar pela metade o número de pessoas passando fome. Mesmo assim, ainda existiam muitas crianças passando fome, com situação pior no Nordeste” observou.

Segundo ela, nos 30 anos de existência, várias mudanças ocorreram no IPREDE, pois passou a olhar para as mães das crianças. “Teve inicio a profissionalização e orientação dessas mães. Hoje o Instituto oferece cursos em diversas áreas, como; computação, estética, culinária e zeladoria. Muitas vezes elas chegam com baixa estima e vítimas de violência doméstica e as vezes isso repercute na sua vida social”.

Larissa ressaltou que essas mulheres, que antes tinham o IPREDE como solução para desnutrição de seus filhos, acabam encontrando espaço de ressignificação e resgate de sua história e cidadania. “A frente dessa instituição, que é a uma das mais importantes do país, está o Dr. Sulivan Mota. O que me fez conceder a medalha foi o reconhecimento desse trabalho que ele tem feito a frente do IPREDE e também esse olhar, além da criança. O atendimento principal é claro é para as crianças, mas a ampliação para resgatar a família dessa criança é algo inovador, pois trabalha o fortalecimento do vinculo afetivo, para que essas mulheres se reconheçam como pessoas com direitos”, pontuou.

“Graças a essa sua visão de olhar além, é que concedemos com muita honra essa medalha ao senhor. É a maior comenda da Casa, criada em 1981, para homenagear pessoas pelos relevantes serviços prestados a Fortaleza e recebeu o nome de Antônio Rodrigues Ferreira, o primeiro prefeito de Fortaleza. Dr. Sulivan é um homem dotado de extrema espiritualidade, quem chega perto dele além de reconhecer seu grande conhecimento, consegue paz. Essa energia positiva que emana do senhor tem grande influencia na vida as pessoas atendidas pela instituição. Muito obrigado pelo trabalho que o senhor vem fazendo aqui em nosso município”, concluiu.

Em seguida houve a apresentação do Quinteto Amadeus da Orquestra Filarmônica do Ceará, com o Maestro Glaydson Carvalho, que foi acompanhado pelo tenor Antônio Garcia Júnior, que entoou as arias “Ave-Maria de Schubert; Con te Partirô e Nessum Dorma, de Pussini”. Em seguida a vereadora Larissa Gaspar fez a entrega da Medalha Boticário Ferreira e o certificado ao homenageado.

Em seus agradecimentos, o dr. Sulivan Mota destacou sua felicidade pela presença de todos. “Me sinto feliz com a presença também de um tenor. Este ano o Garcia Júnior foi selecionado pelo Plácido Domingo como uma das 40 melhores vozes do mundo. Dias atrás, recebi um telefonema de uma mestra de música da Alemanha, dizendo-se maravilhada com a voz de Garcia Júnior, afirmando que após a morte de Pavarotti era a voz mais bonita do mundo”, frisou.

“Hoje é um dia que a felicidade invadiu meu ser, por ser grato, não é felicidade que nos faz agradecido é a gratidão que nos faz feliz, e deveria acrescentar, nos faz muito emocionados. Essa emoção alcança todos os que fazem o IPREDE. Temos a nítida compreensão de que além do currículo do homenageado, encontra-se o reconhecimento de ações e projetos desenvolvidos pelo IPREDE. Essa Casa que acolhe as famílias abaixo da linha de pobreza, através da inclusão social. Reconhecemos a fibra da vereadora Larissa Gaspar, e tenho certeza que a indicação dessa comenda não foi pelos meus títulos, e sim o IPREDE”.

“Com certeza é uma entidade que abriga, assiste, transforma aqueles que já nascem excluídos, os que estão em maior vulnerabilidade. Assim vereadora, a gratidão e a felicidade invadiu a todos que fazem o Instituto da Primeira Infância. O IPREDE é o maior programa de extensão em saúde, que participa da formação de profissionais que querem trabalhar com a primeira infância. Trabalhamos no momento com estudantes que ainda não chegaram a universidade, por ideia genial do professor Tales. Recebemos jovens na adolescência que pensam em seguir a carreira de médico. Eles já estão conhecendo a realidade de muitas pessoas que sofrem”.

“A Casa, que hoje é homenageada, está alicerçada em quatro pilares. O primeiro é o social, fundamentado em base sociológica. Não podíamos realizar ações pelo achismo, todas as nossas ações no IPREDE são realizadas através do desenvolvimento de tecnologia social; O segundo pilar é o ensino, que nos qualifica e nos faz ir além da fronteira. Fazendo com que nos articulemos com entidades de ensino de outros estados e países. Recebemos médicos residentes de interior do Estado e da Universidade de Cincinnati, a quarta colocada em pontuação nos Estados Unidos. Fechamos parceria com a Fundação Bill e Melina Gates, reconhecida como a mais exigente na formação de parceiros. Na área física do Instituto, acolhemos um Centro de Pesquisa, no estudo do apego mãe e criança, em parceria com a Universidade de Quebec (Canadá). Pela UFC acolhemos 30 alunos da Universidade de Harvard, em nível de mestrado e doutorado”, detalhou.

“O terceiro pilar é a arte e cultura. Facilitadora da elevação do ser humano. O quarto pilar é sustentabilidade, dentro do conceito do terceiro setor, que não pode ser mantido pelo poder público e nem pelo privado, mas que possa ser um canal plural. Nosso custo está estimado em R$10 milhões ano, e já produzimos 80% desses recursos, através das atividades formadas pelo próprio IPREDE, ou através de suas empresas sociais”.

Ele observa que o IPREDE transfere a responsabilidade social, a questão de efetividade pela lógica de direto, para sustentabilidade da vida. Questionou com que frequência as pessoas questionam que mundo estão deixando para seus filhos. Entende que o homem tem que favorecer a humanidade, tem que trabalhar pela moral e pela justiça, para que todos tenham seus direitos exigidos moralmente. Indagou por quanto tempo, ainda, as crianças desafortunadas pela loteria biológica terão que aguardar pela solidariedade, para ter a felicidade e a existência digna?

“Somos todos nós responsáveis pela quebra dos princípios éticos, quando não atentamos para o censo critico. Temos crianças ainda em trabalho infantil, vítimas de doenças sexuais, crianças sem teto, com cola, no tráfico e com droga. Só podemos ultrapassar essas mazelas, com a adoção de uma nova concepção ética e social. A responsabilidade de todos é o único caminho para a sobrevivência humana, Mas só poderemos ser a mudança do mundo se primeiro mudarmos nosso interior”, comentou.

Ele fez um preâmbulo sobre sua infância, quando visitava cadeias ao lado do pai, Valdetário Pinheiro Mota, que era juiz, quando passou a conhecer outra realidade que não era a sua. Depois, na Academia, foi a vez dos leprosários e em trabalhos sociais em Pacatuba, onde viu a necessidade de mais solidariedade no mundo. “Quero nesse momento agradecer a vereadora Larissa Gaspar e dizer que essa Casa está atenta ao que ocorre no terceiro setor. Na geração de novas tecnologias sociais e nas políticas públicas. Que nossos corações se aqueçam com um Deus que se faz criança, que não responde, mas está presente. Deus que podemos ver nascer a cada momento no outro que está na nossa frente. Muito obrigado!”

Perfil

O pediatra Dr. Francisco Sulivan Bastos Mota é professor de pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), formado por esta instituição em 1976. Mestre em Pediatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981); Presidente do Instituto da Primeira Infância- IPREDE; Fundador do NUTEP – Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce, que assiste a 750 crianças com necessidades especiais. Também presidiu a SAMEAC. entidade que dá suporte a Administração da Maternidade Escola, do Hospital Universitário da Universidade Federal do Ceará e do HEMOCE.

No Instituto da Primeira Infância- IPREDE, onde é atual Presidente, ampliou a ação de combate à desnutrição, criando a estimulação do desenvolvimento da criança e da transformação social de sua família. Além do enorme currículo, foi também fundador da Unidade Neonatal e do Ambulatório Integrado de Pediatria da UFC, fundador do Primeiro Banco de Leite do Norte e Nordeste. Teve também elevada participação no grupo que resgatou a figura do Agente de Saúde proporcionando sua institucionalização no Estado do Ceará.