Audiência discute alteração do nome da Rua Leda Pereira para Engenheiro Ronaldo de Castro Barbosa

07/10/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realiza, nesta quarta-feira (9), uma audiência pública para discutir a modificação da denominação da Rua Leda Pereira para Rua Engenheiro Ronaldo de Castro Barbosa, no bairro Luciano Cavalcante. A proposta é de autoria do Presidente do Legislativo Municipal, Antônio Henrique (PDT). O evento será realizado no auditório vereador Ademar Arruda, […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realiza, nesta quarta-feira (9), uma audiência pública para discutir a modificação da denominação da Rua Leda Pereira para Rua Engenheiro Ronaldo de Castro Barbosa, no bairro Luciano Cavalcante. A proposta é de autoria do Presidente do Legislativo Municipal, Antônio Henrique (PDT). O evento será realizado no auditório vereador Ademar Arruda, a partir das 15 horas.

A denominação de logradouros (espaços públicos como ruas, avenidas, praças, passeios públicos) é uma das atribuições dos vereadores. Geralmente, estes locais recebem nomes de pessoas falecidas e que tiveram alguma importância histórica ou atuação importante na comunidade, em uma espécie de homenagem póstuma.

Conforme o artigo 32, inciso XVIII, da Lei Orgânica do Município, compete privativamente à Câmara Municipal denominar bairros, praças, vias e logradouros públicos, bem como sua modificação. Já o parágrafo único diz que o projeto de Decreto Legislativo que vise a alterar a denominação do bairro, praça, via e logradouros públicos deverá ser justificado, previamente, por audiência pública para manifestação da população.

O homenageado

Ronaldo de Castro Barbosa foi empresário e dono de uma das maiores empresas de construção civil do Ceará, a Colmeia. Faleceu em 6 de junho de 1995, aos 40 anos, em Fortaleza. Hoje o conglomerado empresarial, que surgiu na capital cearense em 1980, já entregou 140 projetos, sendo 119 residenciais com 12.502 unidades, 1.938.258,67 m² construídos. A Colmeia hoje chegou a outras praças como: Natal, no Rio Grande do Norte, Manaus, no Amazonas, e Campinas, em São Paulo.

Foto: Érika Fonseca