Transparência: vereadores destacam importância da prestação de contas pelo Executivo

02/06/2020 - Rochelle Nogueira

Parlamentares participaram de reunião virtual com o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), na apresentação do balanço das ações no combate à Covid-19

A Frente Parlamentar de Acompanhamento das Ações contra o Coronavírus da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) esteve reunida com o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), vice-prefeito, Moroni Torgan (DEM), em reunião virtual na manhã desta terça-feira (11), para a apresentação do balanço das ações à frente da Prefeitura no combate à Covid-19.

Com a presença expressiva dos parlamentares na reunião, eles puderam acompanhar os índices apresentados pelo gestor na contenção da epidemia na cidade. A Frente, instituída pela Câmara Municipal de Fortaleza, tem como objetivo monitorar as medidas emergenciais implementadas pelo Poder Executivo para conter o avanço do novo coronavírus na Capital.

O presidente do CMFor, vereador Antônio Henrique (PDT), ressaltou o papel relevante da Frente Parlamentar como elo importante entre o poder Legislativo e Executivo para as tomadas de decisões no combate ao novo coronavírus.

16.12.2019

“Agradecemos o prefeito ter aceito nosso convite. Nesse primeiro momento essa reunião seria com os secretários, mas o prefeito quis ser o primeiro a apresentar um balanço sobre a atuação da Prefeitura de Fortaleza”, relatou o parlamentar informando que demais secretários do Município também apresentarão relatórios sobre a atuação da pasta no período da pandemia.

>>>Prefeito Roberto Cláudio apresenta balanço de ações no enfrentamento à Covid-19 em Fortaleza

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, apresentou uma análise do momento vivido pela cidade de Fortaleza e disse que é preciso ter clareza nas ações para que o trabalho seja cada vez mais efetivo e competente no combate à Covid-19.  “Esse é um momento muito importante para a cidade e a parceria entre os poderes é fundamental”.

Entre os dados divulgados pelo prefeito, estão: resultados de testes para Covid, atuação dos Postos de Saúde, Upas, isolamento social, tendência da doença, declínio da curva de infectados e óbitos.

O presidente Antônio Henrique destacou que a apresentação reforçou a transparência do trabalho que a Prefeitura vem realizando na cidade. “Parabenizo a Prefeitura pela atuação durante esse tempo de pandemia. Nesse mesmo sentido, a Câmara Municipal de Fortaleza vem fazendo o seu papel de legislador e de fiscalizador do atos do Executivo. Estamos trabalhando nas ações que precisam ser executadas, acompanhado, algumas vezes presencialmente, como no início da construção do Hospital de Campanha no PV, fiscalizando a entrega dos kits de alimentação nas escolas e a entrega das cestas da campanha Supera Fortaleza. O prefeito apresentou números e o resultado de tudo isso só aconteceu devido aos Poderes estarem cumprindo com suas obrigações”, disse.

05.02.2020

O vereador Dr. Eron (PDT), parabenizou o prefeito e o vice pelo trabalho humanitário nesse momento. “Sou da área da saúde e atuo no Hospital Luís Costa, digo que tudo que o prefeito falou é a pura verdade e nós já nos encontramos no declínio da curva de contaminação”, disse.

17.09.2019

O vereador Ronivaldo (PT) fez menção a participação concreta da Câmara Municipal de Fortaleza no processo de declínio dos números de casos de Covid na Cidade. “A sensação que nos invade, do que o senhor expôs, é de dever cumprido. O resultado visto é que a cidade avançou e nós estamos nele. Não há até o momento medicação melhor que o isolamento social. O que nos une é o zelo com o fortalezense colaborando para a redução dessa curva. Quero aproveitar para parabenizar o governador Camilo Santana, pois a coragem na decisão correta tem um preço alto. Alerto também que a transição é dura, mas vamos manter todos os cuidados”, evidenciou. Ronivaldo aproveitou o momento e solicitou que o gestor aprecie os projetos de indicação de autoria dos vereadores.

20.11.2019

O vereador Dr. Porto (PDT), presidente da Comissão de Saúde da CMFor, relatou que teve acesso prévio ao relatório que o prefeito expôs. “ Tive a honra de fazer parte de um evento e vi juntamente com um colega parte de sua apresentação. A gente havia comentado a coragem de homens como o senhor e o governador na ânsia de salvar vidas”, disse.

O prefeito Roberto Cláudio em suas considerações finais colocou à disposição, secretários para o processo de participação com a Frente Parlamentar na prestação de contas das atividades desenvolvidas nesse momento. “Colocamos à disposição os secretários como Joana Maciel, SMS, Samuel Dias, Secretaria de Governo, da Ação social e Direitos humanos, Desenvolvimento Econômico e órgãos de fiscalização (Agefis, Guarda Municipal, Amc), Educação. Quero agradecer a Câmara Municipal de Fortaleza, pois tudo que fizemos foi por lei. Tivemos que aprovar legislações e a CMFor abraçou a ideia”, relatou.

Roberto Cláudio falou com gratidão das ações dos vereadores dentro de suas comunidades no sentido de ajudar os cidadãos diante do momento. “Gratidão aos senhores pelo trabalho na ponta. Sei muitos de vocês estão se virando em mil para ajudar as pessoas, muitas vezes fazendo com recursos próprios, rodando nas comunidades. O papel de vocês é fundamental nesse momento. O vírus vai continuar circulando até o final do ano e a gente quer que a vida volte progressivamente ao normal”.

As reuniões da Frente Parlamentar no Enfrentamento ao coronavírus ocorrerão semanalmente com a presença de secretários da gestão pública para apresentação das ações no enfrentamento ao novo coronavírus.

Foto: Evilázio Bezerra