Seletiva de projetos artísticos investe R$ 210 mil na promoção da cultura cearense

21/05/2020 - Ana Clara Cabral

Ação do Governo fomenta a Cultura, incentivando classe artística, e movimenta a economia do estado

Artistas podem participar de mais um projeto no setor cultural do Ceará chamado “Arte em Rede – Convocatória para Seleção de Projetos Artísticos em Formato Digital”. Uma consultoria pública está aberta até sexta-feira (22) para envio de comentários e sugestões através do e-mail arteemredece@gmail.com. Depois, as inscrições poderão ser feitas, durante 26 de maio a 5 de junho.

O desafio, criado para pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), Rede de Equipamentos Culturais e o Instituto Dragão do Mar, tem como objetivo selecionar conteúdos para integrar as programações artísticas de 5 equipamentos culturais do Governo:

• Casa de Saberes Cego Aderaldo;
  • Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura;
  • Cineteatro São Luiz;
  • Porto Dragão;
  • Theatro José de Alencar.

Veja quais projetos se enquadram nos requisitos:

• Arte digital;
  • Artes integradas (projetos que contemplem mais de uma linguagem artística, incluindo moda e design);
  • Artes visuais e fotografia;
  • Audiovisual;
  • Circo;
  • Cultura popular;
  • Dança;
  • Humor;
  • Literatura,
  • livro e leitura;
  • Música;
  • Patrimônio material e imaterial;
  • Performance;
  • Teatro;
  • Produção, Gestão Cultural e apoio técnico;

Os trabalhos deverão ser propostas para compartilhamento digital, podendo ser obras artísticas revisitadas a partir de conteúdos já produzidos anteriormente ao período de quarentena, trabalhos elaborados no período de isolamento e propostas de criação de conteúdo a serem realizadas ou em processo.

De acordo com a Secult, que investirá R$ 210.000,00 para beneficiar mais de 100 projetos artísticos e culturais, a prioridade é “promover e movimentar a criação, difusão e economia artística e cultural do Estado, no contexto de medidas de distanciamento social necessárias neste período de pandemia do Coronavírus, incentivando a sustentabilidade do fazer artístico através de iniciativas que contemplem os artistas, grupos, coletivos, companhias e demais profissionais e empreendimentos culturais cearenses”.

Para participar da consultoria pública, envie e-mail com sugestões para arteemredece@gmail.com até sexta-feira (22). Para conferir o edital do “Arte em Rede – Convocatória para Seleção de Projetos Artísticos em Formato Digital”, clique aqui.

Foto: Mateus Dantas