Vacina da Gripe: qual o novo grupo prioritário

16/04/2020 - Ana Clara Cabral

Entenda quem faz parte do atual grupo prioritário e onde se vacinar

Nova etapa de vacinação

Começou hoje (16) a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Gripe (H1N1, H2N3 e Influenza B) em Fortaleza. Até dia 8 de maio, poderá tomar a vacina o seguinte grupo: profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais civis e militares, aeronáutica, marinha, exército, bombeiros, defesa civil, guarda municipal), doentes crônicos, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, portuários e população indígena.

O vereador Sargento Reginauro (PROS), bombeiro militar há 24 anos, chamou atenção do novo grupo prioritário, principalmente dos profissionais de segurança, para que se imunize.

“Precisamos fazer todo esforço possível para não sobrecarregar o sistema público de saúde com outras doenças que não a Covid-19. As unidades de saúde já estão em um momento delicado, é necessário que todos se conscientizem e façam sua parte”, destacou.

Ouça o recado do vereador Sargento Reginauro para os agentes de segurança

A vacinação deve ocorrer nos locais de trabalho dos profissionais do grupo prioritário, além de postos de saúde e escolas selecionadas. No caso dos motoristas, é preciso levar a seguinte documentação: carteira de trabalho, crachá ou CNH C, E ou D.

Saiba onde vacinar:

1. Todos os postos de saúde da cidade de Fortaleza. Confira aqui a localização, por regional, dos 113 postos de saúde da cidade.
  2. Escolas Selecionadas: veja aqui quais são, de acordo com sua regional.
  3. Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec)
    Rua Padre Pedro de Alencar, 2230 – Messejana
  4. Delegacias civis:
    Complexo de Delegacias Especializadas (Code)
    Rua Professor Guilhon, 606 – Aeroporto – ao lado do Quartel do Comando Geral da PM e atrás da sede da Polícia Federal

Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP)
    Rua Juvenal de Carvalho, 1125 – Fátima – em frente ao hospital Antônio Prudente

Delegacia de Defesa da Mulher (DDM)Casa da Mulher Brasileira
    Rua Tabuleiro do Norte, sn – Couto Fernandes – próximo ao Auto Shopping José Bastos

Departamento de Assistência Médica e Psicossocial (Damps)
    Rua do Rosário, 199 – Centro

Atenção: a vacina contra a gripe não tem eficácia contra a Covid-19, mas auxilia os profissionais de saúde no diagnóstico para o novo coronavírus.

Foto: Érika Fonseca