EDHAL e MP atendem comunidades dos residenciais Cidade Jardim I e José Euclides

10/03/2023 - Anna Regadas

Como encaminhamento, o Ministério Público se comprometeu a receber as questões individuais e pontuais. Já as situações de violações aos direitos humanos serão acolhidas em conjunto com o Escritório Dom Aluísio.

O Escritório de Direitos Humanos Dom Aloísio Lorscheider (EDHAL), da Câmara Municipal de Fortaleza e o Centro de Apoio Operacional da Cidadania do Ministério Público Estadual (CAO Cidadania) receberam na tarde de ontem, 9, representantes das comunidades dos residenciais José Euclides Ferreira Gomes, do bairro Jangurussu e Cidade Jardim 1, do bairro José Walter.

O atendimento aconteceu na sede do CAO Cidadania e contou com a mediação da promotora de Justiça, Dra. Giovana Araújo e do coordenador do EDHAL, Cláudio Silva junto aos representantes de associações e movimentos dos residenciais.

Dentre as principais demandas apresentadas pelos moradores destacam-se a solicitação de ordenamento e gestão dos residenciais até a garantia de direitos sociais como o acesso à saúde, à assistência social e às escolas públicas da região para as crianças e adolescentes que moram nos conjuntos habitacionais.

Como encaminhamento da reunião, o Ministério Público por meio do CAO Cidadania se comprometeu a receber as questões individuais e pontuais. Já as situações de violações aos direitos humanos serão acolhidas em conjunto com o Escritório Dom Aluísio. “Além disso foi proposto uma audiência pública com os órgãos de Habitação e que tratam de outros serviços como educação e saúde tanto em nível municipal, Prefeitura de Fortaleza como também Governo do Estado e Federal”, explicou o coordenador Cláudio.

Segundo Cláudio Silva, também será construída uma agenda de trabalho para garantir os direitos básicos fundamentais e sociais aos moradores dos residenciais de baixa renda, em situação de vulnerabilidade.