Câmara homenageia jovens rimadores e artistas de freestyle de Fortaleza

11/06/2024 - Andre Barbosa Pinheiro

A iniciativa foi do vereador Júlio Brizzi (PT)

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) homenageou jovens rimadores e artistas de freestyle de Fortaleza, em solenidade realizada na noite desta segunda-feira, 10, no Plenário Fausto Arruda. Na ocasião, representantes da classe de artistas foram agraciados com certificados, pelas atividades realizadas em prol da cultura, na sociedade fortalezense. A Sessão Solene foi presidida pelo propositor da honraria, Júlio Brizzi (PT), em nome do presidente da Casa, vereador Gardel Rolim (PDT).

Propositor da homenagem, o vereador Júlio Brizzi ressaltou o debate sobre a rima dos jovens na Câmara e a relevância de se acolher e respeitar a cultura dos jovens, em Fortaleza. “A gente já discutiu aqui na casa várias vezes, por exemplo, os jovens que fazem rima nos ônibus de Fortaleza, mostrando sua arte, recebendo doações voluntárias pela sua arte, na cidade. Poder homenagear esses jovens é muito importante para a cidade de Fortaleza e para a nossa juventude. Muita gente relaciona esse tipo de arte com as coisas ruins que acontecem não só na periferia, mas também em toda a cidade. Esses jovens que também fazem arte, que são da rima, do hip-hop, das batalhas de MC que fazem a sua história, têm que ser respeitados, acolhidos, e essa é a mensagem que a Câmara Municipal dá hoje aqui, nessa sessão.”

Representando os homenageados da noite, o Rapper Thiago Matias (Martin), falou do reconhecimento concedido pela Câmara e das suas expectativas para o futuro, com o crescimento da cultura hip-hop. “É muito gratificante, pois é algo pelo qual temos lutado, ter espaço em relação a arte e a cultura, em nosso Estado. É algo que vem sendo construído gradativamente e crescendo com o tempo. A expectativa é levar a cultura aos espaços que ainda não foram conquistados, agregando a periferia a outros espaços culturais também. O hip-hop já me levou a lugares que eu jamais imaginei ir e me permitiu conversar com pessoas que eu também não imaginava em conversar.”

Vereador Júlio Brizzi (PT) e Rapper Martin

Além do propositor da Sessão Solene, vereador Júlio Brizzi, e do representante da classe de artistas homenageada da noite, o Rapper Thiago Matias , dentre os presentes, estiveram ainda, o organizador estadual de MC’s, Lucas Maurício Gomes; a poeta, MC e arte educadora, Inaian Karino Félix; os rimadores 085, João Deivison Silva Menezes (MC Deck); o organizador da Cururu Skate e rapper, Francisco Mateus da Silva Rodrigues (MC Peixe); o poeta, escritor, rapper e B.Boy, Carlos Eduardo Nascimento Paiva (Africano).

Integrantes da cultura hip-hop acompanharam a Solenidade no Plenário da Casa

Freestyle

Freestyle rap (literalmente rap livre) é um subgênero da música rap e freestyle. Se caracteriza principalmente por letras improvisadas do rapper, expressando o que sente sobre determinado assunto, mas mantendo um flow certo. As “batalhas de MCs” são uma das principais atrações do gênero. Dois rappers fazem freestyle, geralmente falando sobre problemas sociais e reflexivos competindo uns aos outros, e o público decide o vencedor.

Confira as fotos desta solenidade:

Homenagem aos Jovens rimadores e Artietas de Freestyle.(André

Foto: André Lima