Vereadores participam de Fórum sobre Segurança Pública

07/06/2024 - Anna Regadas

O momento, promovido pela Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), por meio da Escola do Parlamento (EPFOR), contou a participação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, e o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Joel Ilan.

O Fórum Municipal de Segurança Pública colocou em pauta as politicas públicas voltadas para o tema. Vereadores destacaram a importância da temática e como o assunto tem uma relação com o dia a dia do fortalezense. O evento foi promovido pela Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), por meio da Escola do Parlamento (EPFOR), contou a participação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, e o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Joel Ilan.

Destacando os índices de violência no Estado, a vereadora Adriana Nossa Cara (PSOL) falou sobre o tema: “Um debate fundamental, um debate que inclusive vai ser o tema das eleições desse ano. Fortaleza e o Ceará estão no ranking dos estados e cidades mais violentas. Então a gente precisa aprofundar o debate, fazer um debate sério e técnico, esse debate muitas vezes é distorcido pois não estamos só falando de polícia mas um problema de ausência de políticas públicas. Então a gente precisa debater e expor as delicadezas, os risco e encontrar as soluções”.

Heitor Holanda (Avante) destacou o protagonismo da Câmara Municipal ao promover a discussão de um tema tão importante como a segurança pública. “A segurança é uma preocupação central para os cidadãos e a participação ativa da Câmara Municipal nessa discussão é crucial para o desenvolvimento de políticas públicas na área”, afirmou.

O vereador Luciano Girão (PDT) destacou a iniciativa da Câmara tendo em vista uma temática relacionada ao dia a dia do cidadão. “Participamos do Fórum de Segurança e trouxemos ministros para um debate, dentre eles o ministro Flávio Dino, que expôs um tema bem atual e que reflete bem a nossa realidade. Um tema que está em foco, que é discutido pelo Governo do Estado e pela Prefeitura e que na realidade é de responsabilidade de todos”.

O vereador Bruno Mesquita (PSD) parabenizou a Câmara Municipal de Fortaleza pela iniciativa pautando assuntos de interesse da cidade. “É importante a Câmara está participando de todas as pautas da cidade e a segurança é mais uma das pautas que a Câmara está abraçando. Quero parabenizar o presidente Gardel por este Fórum e dizer da importância do tema”.

Evidenciando a responsabilidade do Estado em ações ostensiva, o vereador Iraguassú Filho (PDT) falou da necessidade de integração. “A gente precisa fazer esse debate mais aprofundado da segurança pública é uma demanda que a população vai cobrar. A Câmara é local de debates da cidade e a realização desse Fórum de Segurança Pública é fundamental para que possamos buscar caminhos e indicar soluções entendendo que a responsabilidade institucional do Estado. Não basta o município realizar as suas ações, ampliar a Guarda Municipal, realizar requalificação de praça, melhorar iluminação limpeza urbana se não tiver a ação ostensiva”.

O vereador Adail Júnior (PDT) falou do momento que a cidade enfrenta e como o debate proposto pelo Legislativo reforça a atuação dos vereadores. “O parlamento municipal hoje envolve uma preocupação muito grande sobre a Guarda Municipal. Acho que o ministro foi muito feliz quando ele toca no assunto e aborda e assegura que a Guarda Municipal é a polícia de bairro, é a polícia da porta de colégio, é a polícia da praça e dos postos. A gente só tem que parabenizar o presidente Gardel trazendo esse debate para o Parlamento Municipal para que nós políticos possamos encarar essa responsabilidade que também é nossa”.

O vereador Paulo Martins (PDT) ressaltou as temáticas tratadas pelos palestrantes e como a Segurança Pública é um tema que deve ser amplamente debatida. “Esperamos que dai saiam ideais e iniciativas legislativas para que venham a atenuar esse momento difícil que temos vivido nos últimos meses em Fortaleza”.

O vereador Jorge Pinheiro (PSDB) falou sobre a participação da Câmara em debate importantes para a cidade. “Assim como sempre tratamos de saúde, educação como pautas muitos importantes para a cidade é também um gargalo a segurança pública. Principalmente num momento como esse em que amargamos o título de uma das cidades mais violentas do Brasil”, apontou.

Para o vereador Germano He-man (Mobiliza) o momento fortalece a atuação da Guarda Municipal na política de segurança da cidade. “Esse Fórum é muito importante para a cidade. Fortaleza hoje com uma tendência da violência, a Guarda Municipal aderir esse espaço tirar ela dos muros e colocar nas ruas é muito significativo para a população”.

“Parabenizar a instituição Câmara Municipal, o tema da segurança pública não é qualquer tema, sendo um dos temas mais pautados e necessário. Tivemos dois grandes debatedores, como os ministros Fláivio Dino e Joel Ilan não poderia ser uma manhã melhor. A Câmara colabora ao bem dessa cidade”, destacou o vereador Ronivaldo Maia (PSD).

O vereador licenciado Renan Colares (PDT) falou da necessidade de debater essa temática e que a população espera ações voltadas para a área. “Um momento muito importante para a nossa cidade. A Câmara Municipal proporciona um momento engrandecedor para a cidade. As palestras apresentadas aqui são enaltecidas pela população”.

Foto: Érika Fonseca