Aracapé recebe nona edição do “Meu bairro, nossa Câmara”

09/03/2024 - Ana Clara Cabral

A Câmara Municipal, em parceria com diversos órgãos, ofertou uma série de serviços essenciais aos cidadãos da Regional 10.

O projeto “Meu bairro, nossa Câmara” chegou à regional 10 sábado (9), em sua nona edição. O evento aconteceu no Microparque do Bairro Aracapé, onde os moradores encontraram prestação de diversos serviços essenciais, como a emissão de documentos e a realização de exames preventivos de saúde. Na ocasião, os vereadores puderam ouvir as principais demandas da população.

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Gardel Rolim ressaltou a importância do projeto no Aracapé: “é um bairro considerado da periferia, mas é um bairro que foi muito bem olhado, muito bem cuidado, é um bairro que foi transformado nos últimos anos por ações duplos de público e essas ações são um consórcio entre a Prefeitura e a Câmara Municipal”.

Ele acrescenta: “vir hoje aqui na nona edição do “Meu Bairro, Nossa Câmara”, é também muito gratificante. A gente consegue perceber o sucesso do evento pela quantidade de parceiros e pela quantidade de cidadãos que vêm até aqui. A gente tem certeza que está no caminho certo”.

O Secretário da Regional 10, Ubiratan Teixeira, falou mais sobre a região de baixo IDH. Segundo ele, são 253 mil habitantes. No local que antigamente existia um lixão, hoje o habita o Microparque, ampliando as possibilidades de lazer para as famílias e trazendo qualidade de vida para os moradores. “Eu agradeço o nosso presidente Gardel Rolim (PDT) por compreender essas necessidades que nós temos na periferia de aproximar os órgãos, os setores, os atendimentos”.

A moradora do bairro, Luisa Andrade, destacou a relevância dos serviços mais perto da população. Ela foi em busca de atendimento para seu pet e disse aproveitar a ocasião para fazer o cartão de passe livre para sua filha autista. “Vou procurar também o Escritório de Direitos Humanos, porque minha filha sofre muito preconceito”.

O evento contou com a participação dos vereadores: Ana Aracapé(PL), Kátia Rodrigues (Cidadania), Prof. Enilson (Cidadania), Diógenes Madeira (PRD), Moura Taxista (PSB), Iraguassu Filho, Tia Francisca, Pedro Matos (PL), Paulo Martins, Ronivaldo (PSD), Jorge Pinheiro (PSDB), além do presidente Gardel Rolim (PDT).

Atendimentos ofertados no evento:

• Ouvidoria da CMFor
  • Promove a escuta ativa da população, sobre suas demandas e seus anseios para a cidade e recolhe sugestões que poderão se tornar projetos de lei que serão protocolados e apreciados pelos vereadores.
  • Atendimento jurídico
  • Acolhimento de denúncias de casos de violação de direitos humanos, orientações jurídicas gratuitas e atendimento para mulheres vítimas de qualquer tipo de violência e discriminação com equipe do Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Dom Aloísio Lorscheider (Edhal), da Procuradoria Especial da Mulher e da Defensoria Pública do Estado.
  • Emissão de documentos
  • Carteira de estudante, Título de eleitor, Bilhete Único, carteira de trabalho, cartão do idoso, Bilhetinho e credencial para estacionamento de idosos e deficientes físicos.
  • Serviços
  • Consulta de IPTU, SPC, infrações de trânsito, Cadastro Único, atendimento para dúvidas trabalhistas, oficinas, orientações sobre o MEI, Feira de Negócios para pequenos empreendedores e atendimento da Enel e da Cagece.
  • Saúde
  • Multivacinação, teste rápido para HIV, sífilis, hepatite B e C, aferição de pressão, saúde bucal, orientações sobre arboviroses e combate ao mosquito aedes aeygpti, além de acompanhamento do bolsa família.
  • Educação
  • Biblioteca para consultas de publicações do Legislativo Municipal, oferta de cursos gratuitos e palestras da Escola do Parlamento, minicursos da Faculdade CDL e orientações da Escola de Trânsito.
  • Cultura e lazer
  • Oficinas de dança, músicas, apresentações de teatro, oficinas de grafite, atividades recreativas para crianças e campeonato de futebol.
  • Cuidados para o seu pet
  • Testagem para calazar, vacinação antirrábica e atendimento veterinário.
  • Parceiros: PMF, TRT, TRE, Sebrae, Fecomércio (Sesc/Senac), Cagece, Enel, Superintendência do Ministério do Trabalho, Coaph, OAB, Defensoria Pública, FCDL e CDL.

Foto: André Lima