Procuradoria da Mulher da CMFor amplia ações de prevenção e combate à violência contra a mulher no Terminal Papicu

08/03/2024 - Ana Clara Cabral

As próximas ações acontecerão nos dias 13, 20 e 27 de março, nos terminais da Parangaba, Messejana e Antônio Bezerra, respectivamente.

A Câmara Municipal de Fortaleza, através da Procuradoria Especial da Mulher, promoveu a 1ª Comitiva em Defesa das Mulheres em março com ação educativa. Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a iniciativa teve início nesta sexta-feira (8), no Terminal Papicu, e segue até o final do mês. A campanha tem o objetivo de prevenir e combater a violência, a discriminação contra a mulher e a desigualdade de gênero.

Durante a ação, a Comitiva presenteou as mulheres que passaram pelo terminal com a entrega de flores, chocolates e uma cartilha educativa. O material informa sobre o serviço da Procuradoria da Mulher, sobre os tipos de violência, orientações de como identificar e apoiar as vítimas, além de incentivar a representatividade feminina na política.

Clique aqui para ver a cartilha.

A procuradora Aline Vilar, titular da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal, justificou a escolha do local para a realização do evento: “os terminais são onde a gente consegue encontrar o maior número de mulheres, de crianças, adolescentes, vítimas de violência, de muita vulnerabilidade. A gente vem até o povo. Essa é a ideia da comitiva: levar informação, chamar a população que precisa de atendimento para a Procuradoria e dar todo o suporte, além de entregar os materiais informativos.

Marcus Giovanni, coordenador do Escritório de Direitos Humanos Dom Aloísio Lorscheider, destacou: “é um dia para comemorar as conquistas que as mulheres tiveram ao longo do tempo, desde o começo do século 20 até os dias atuais. Também lembrar que a luta das mulheres é uma luta constante. Ainda há muita coisa a ser conquistada, principalmente com os altos índices de feminicídio que o nosso país ainda hoje tem. É um dia de luta por direitos iguais, contra a misoginia, a favor da vida e da igualdade de gênero”.

Segundo a décima edição da Pesquisa Estadual de Violência contra a Mulher (DataSenado/2024), 30% das brasileiras já sofreram algum tipo de violência doméstica ou familiar provocada por homem. “Em geral, esse patamar permanece o mesmo, considerando as margens de erro, em todo território nacional”. No Ceará, o índices de mulheres que declaram ter sofrido violência doméstica ou familiar provocada por homem é de 29%.

Passando pelo terminal, Marta Helena Castro foi acolhida pela Comitiva e deu seu depoimento: “eu fui uma das vítimas de violência contra a mulher. Há dois anos, antes de me separar, eu tive que entrar com medida protetiva contra ele e eu posso falar por experiência que toda mulher deveria fazer isso, não sentir medo, não achar que a lei não protege, que ela protege sim”.

Rosineide de Souza, que também já sofreu violência, acredita que a ação da Procuradoria Especial da Mulher no terminal favorece o combate à violência e a defesa dos direitos das mulheres: “o que eu passei eu não desejo para mulher nenhuma. Que ela vá procurar os direitos dela. Nós temos todo o apoio dos profissionais. Talvez, se eu não tivesse saído da relação a tempo, eu não estaria aqui hoje contando a minha história”.

Procuradoria Especial da Mulher da CMFor

Inaugurada em outubro do ano passado, a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Fortaleza tem os objetivos de acolher, analisar e encaminhar aos órgãos competentes as denúncias de violência e discriminação contra a mulher, além de contribuir com a implantação de políticas públicas municipais voltados para a promoção da igualdade entre homens e mulheres.

• Dia 13/03 (quarta-feira): Terminal da Parangaba;
  • Dia 20/03 (quarta-feira): Terminal de Messejana;
  • Dia 27/03 (quarta-feira): Terminal do Antônio Bezerra.

As ações acontecerão sempre pela manhã, de 7h às 11h.

Foto: JL Rosa