CMFor concede Medalha do Mérito Jurídico ao advogado Rômulo Weber

07/03/2024 - Rochelle Nogueira

Durante a solenidade também foi entregue o Título de Cidadã à dra. Daniele Pimentel e dra. Christiane do Vale Leitão. A sessão solene é de autoria do vereador Luciano Girão (PP).

A Câmara Municipal de Fortaleza promoveu na noite desta quinta-feira, 7, no Plenário Fausto Arruda, uma sessão solene concedendo o Título de Cidadãs de Fortaleza às doutoras Daniele Pimentel de Oliveira e Christiane do Vale Leitão, além de conferir a Medalha do Mérito Jurídico Municipal José de Albuquerque Rocha ao doutor Rômulo Weber Teixeira de Andrade.  Os projetos de decreto legislativos nº 83/2023,   84/2023,  requerimento nº 4394/2023 foram propostos pelo vereador Dr. Luciano Girão (PP).

O vereador fala de sua alegria em reunir na Casa Legislativa vários expoentes do mundo jurídico respeitados em Fortaleza. “Hoje damos o Título de Cidadãs de Fortaleza à dra. Danielle Pimentel e dra. Cristiane Leitão, também entregamos a Medalha Jurídica Municipal ao doutor Rômulo. É com imenso prazer que a gente consegue reunir aqui esses monstros sagrados do direito”, disse Dr. Luciano.

O vereador apresentou em seu discurso a motivação para a entrega das honrarias. Ele evidenciou o papel de Dr. Rômulo, homenageado com a Medalha do Mérito Jurídico Municipal, sobre sua vasta carreira ressaltando sua atuação há pelo menos 25 anos na advocacia e seu trabalho como professor universitário. Sobre as doutoras Cristiane Leitão e Daniele Pimentel ressaltou o importante papel de ambas no mundo jurídico e a trajetória na cidade de Fortaleza.

“É importante a homenagem a essas personalidades, uma vez que a gente sabe que são pessoas competentíssimas, e essa é só uma forma de estímulo para eles se destacarem ainda mais na profissão”, disse.

Título de Cidadã de Fortaleza

Dra. Christiane do Vale Leitão expressou profunda gratidão ao ser homenageada com o Título de Cidadã de Fortaleza. Em suas palavras, ela enfatizou a importância da cidade em sua vida, destacando como seu verdadeiro lar, onde dedicou sua carreira e militância na advocacia, especialmente na luta pelos direitos das mulheres. “Primeiro é uma honra receber esse título, esse que é meu estado de coração. Nasci no Rio de Janeiro, mas Fortaleza é a cidade onde dedico meu trabalho. É uma honraria muito grande na semana da mulher, receber o Título de Cidadã de Fortaleza”, frisou.

Com uma trajetória marcada por 25 anos de dedicação à cidade de Fortaleza, Dra. Daniele Pimentel compartilhou sua jornada desde que chegou à capital cearense. “Eu que nasci no Piauí, mas sou filha, neta, bisneta e tataraneta de cearenses”, afirmou emocionada. Ela destacou a acolhida que recebeu ao chegar em Fortaleza e como a cidade se tornou seu lar, onde construiu sua família e sua carreira profissional. “Para mim é emocionante, é uma noite especial e com um significado que vai para além da questão material. estou muito grata ao vereador Luciano Girão por ter feito essa homenagem. É uma honra ser cidadã dessa cidade que eu amo”, complementou.

Medalha do Mérito Jurídico Municipal José de Albuquerque Rocha

O Dr. Rômulo Weber Teixeira de Andrade expressou sua satisfação ao ser homenageado na Câmara Municipal de Fortaleza com a Medalha do Mérito Jurídico Municipal, uma propositura do vereador Dr. Luciano Girão e aprovada pelo Plenário da Casa Legislativa. Dr. Rômulo destacou sua trajetória de quase 25 anos no exercício da advocacia, além de sua experiência como professor universitário, principalmente na Universidade de Fortaleza. Com um compromisso enraizado na busca por uma sociedade mais justa e igualitária, ele enfatizou seu empenho em formar profissionais capazes de contribuir para a ciência jurídica e o sistema de justiça, visando a implementação da justiça e o bem-estar social.

Agradecendo à honra concedida, o Dr. Rômulo ressaltou a importância do reconhecimento recebido e seu compromisso contínuo em contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento da advocacia e da justiça em benefício da sociedade. “Acredito que possa estar dando o meu contributo à sociedade. Então, para mim é uma honra e vim aqui trazer o meu agradecimento pela medalha do mérito jurídico que me foi concedida”, concluiu.

Composição da Mesa

Compuseram a mesa o propositor da solenidade, vereador Dr. Luciano Girão (PP); vereador Pedro Matos (PL); Assessor para Assuntos Municipais, Arthur Bruno; Desembargadora, Iracema DoVale; Presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Desembargador Durval Maia; Secretária de Direitos Humanos do Estado do Ceará, Dra. Socorro França; Presidente da OAB-CE, Dr. Erinaldo Dantas; Dra. Daniele Pimentel de Oliveira, homenageada; Dra. Christiane do Vale Leitão, homenageada; Dr. Rômulo Weber Teixeira de Andrade, homenageado.

Minibiografia dos homenageados:

  • Dra. Daniele Pimentel de Oliveira, nasceu em Floriano, Piauí em 13/07/1978, filha de Maria Luiza Amorim Pimentel e Carlos Alberto de Oliveira, chegou a Fortaleza em 1998, sendo filha, neta e bisneta de cearenses, mãe do João e do Miguel.
    Advogada, formada pela Faculdade Estácio de Sá, pós-graduanda em Direito Processual, pela PUC MINAS, mediadora e conciliadora em Saúde pelo TJCE/ CNJ, presidente da Associação Católica Tenda de Cristo, atual 2ª Vice-presidente da Comissão de Saúde da OAB/CE, Secretária-geral Adjunta da Comissão da Mulher Advogada da OAB/CE.
  • Dra. Christiane do Vale Leitão, nascida no Rio de Janeiro em 30/08/1971, casada com Hélio Leitão Neto, advogado e ex-presidente da OAB-CE e atual conselheiro federal do CFOAB.
    Advogada, professora e ativista de Direitos Humanos, em especial na Luta pelos Direitos das Mulheres, trabalhando por Mais Mulheres na advocacia e nas representações políticas e no combate a violência doméstica e familiar em nosso estado. Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR, pós-Graduada em Direito Processual Penal pela Universidade de Fortaleza- UNIFOR, pós-graduada em Sociologia pela Universidade Estácio de Sá, Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Atualmente é Vice – presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará – 2022/2024 e Presidente da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará.
  • Dr. Rômulo Weber Teixeira de Andrade é graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza. – UNIFOR (1996-2000), período que integrou a gestão do Centro Acadêmico Pontes de Miranda na mesma Universidade. Advogado inscrito na OAB/CE sob o nº 14.415 (2001). Pós-graduação em Direito Empresarial (2002). Professor da Faculdade Metropolitana de Fortaleza – FAMETRO (2003 a 2005), oportunidade que contribuiu para a interiorização do ensino universitário no âmbito do estado do Ceará. Professor da Universidade de Fortaleza – UNIFOR (2005 a 2022).
Sessão Solene de titulo de cidadã a doutora Daniele Pimentel de Oliveira e a doutora Christiane do Vale Leitão, e da medalha de mérito jurídico municipal ao doutor Romulo Weber Texeira de Andrade (Foto JL Rosa/CMFor)

Fotos: JL Rosa