Nona edição do projeto “Meu bairro, nossa Câmara” chega à Regional 10

04/03/2024 - Ana Clara Cabral

Com 11 bairros, a Regional 10 receberá mais uma edição do “Meu bairro, nossa Câmara”. O evento acontecerá no dia 9 de março, das 8h às 13h, na Rua Poliana, S/N (entre a Avenida C e a Rua Tenente Osvaldo Lima – Microparque do bairro Aracapé). Ao todo, já foram realizadas 8 edições da ação que leva os serviços da Câmara Municipal para mais perto da população.

Fazem parte da Regional 10, os bairros Maraponga, Jardim Cearense, Manoel Sátiro, Parque São José, Mondubim, Novo Mondubim, Conjunto Esperança, Parque Santa Rosa, Canindezinho, Parque Presidente Vargas e Aracapé. Estes três últimos, em fronteira com o município de Maracanaú.

O território dispõe de serviços de saúde, comércios, praças públicas e equipamentos de lazer, como Areninhas, além de uma potência do meio ambiente: o Parque Urbano da Lagoa do Mondubim, com cerca de 257 mil m² e a lagoa de mais de 280 mil m³.

Aracapé

O bairro Aracapé, que receberá o projeto, antes fazia parte do Mondubim. A separação aconteceu com a alteração nas divisões dos bairros e aumento das Regionais. O local possui área de 2,18 km².

Presidente Vargas, Parque Santa Rosa, Conjunto Esperança, Mondubim e Planalto Ayrton Senna são bairros limítrofes. São avenidas principais: Edson Magalhães; Dr. Mendel Steinbruch; Godofredo Maciel; e Maria Gomes de Sá.

A população do bairro é assistida pelo posto de saúde João Elísio Holanda; além dos Centros de Educação Infantil João Hildo de Carvalho Furtado; João Hildo de Carvalho Furtado Unid II; Escola Municipal João Hildo de Carvalho Furtado; das Creches Parceiras Pequenos Brilhantes e Pequenos Heróis; e do Centro de Educação Infantil Maria Félix Rodrigues, que possui atendimento para crianças do berçário ao Infantil 3, beneficiando cerca de 188 crianças, de 6 meses a 3 anos de idade.

Três linhas de ônibus contemplam os moradores da região: Aracapé/Parangaba I; Aracapé /Parangaba II; e Aracapé/Conjunto Esperança/Siqueira; além da Linha Sul do metrô.

Meu bairro, nossa Câmara

Com o objetivo de levar a Câmara Municipal para perto da sociedade, ouvir e dialogar com a população sobre as demandas locais e os anseios das comunidades, o projeto “Meu bairro, nossa Câmara” tem percorrido as 12 Regionais de Fortaleza.

A ideia é estreitar a relação entre os vereadores e fortalezenses facilitando o acesso ao Poder Legislativo por meio da sua Ouvidoria e da oferta de serviços que são disponibilizados pela Central da Cidadania e por órgãos da Prefeitura de Fortaleza.

Os moradores da região terão acesso a uma série serviços como emissão de Carteira de Trabalho Virtual, Credencial do Idoso, abertura do Microempreendedor Individual, Emissão de Bilhete Único e Cartão do Idoso, aferição de pressão arterial, glicemia, vacinação, combate a dengue, Chikungunia e Zica, atividades para as crianças, atendimento veterinário, orientação sobre reciclagem, consultoria jurídica, aula de dança, entre outros.

Meu bairro, nossa Câmara no Aracapé

Data: 09/03
Horário: 08h às 13h
Local: Rua Poliana S/N (entre a Avenida C e a Rua Tenente Osvaldo Lima – Microparque do bairro Aracapé).

Foto: JL Rosa