Câmara lança 2ª edição do programa “político, eu!?!” nesta terça-feira (27)

26/02/2024 - Adriana Albuquerque

O projeto desenvolve temas ligados à política e à cidadania junto aos alunos e professores, com material veiculados no Jornal O Povo, lives e a realização de atividades nas escolas.

Com ações voltadas para o fortalecimento da participação dos cidadãos na política, a Câmara Municipal de Fortaleza, em parceria com a Fundação Demócrito Rocha, lança nesta terça-feira, 27, a segunda edição do programa político, eu!?, durante a sessão plenária, no espaço destinado ao Grande Expediente. O projeto desenvolve temas ligados à política e à cidadania junto aos alunos e professores, com material veiculado no Jornal O Povo, lives e a realização de atividades nas escolas.

A iniciativa contempla a realização do curso de extensão “Educação Política para Cidadania”, em sua segunda turma, voltado para a formação de docentes, jovens e sociedade em geral. O programa conta ainda com o concurso “A Escola Vai à Câmara”, que levará alunos de 12 escolas de ensino fundamental de Fortaleza até a Câmara Municipal de Fortaleza para viver a experiência de serem vereadores por um dia, além da elaboração e veiculação de podcasts, lives, webdocs, programas de TV e Gibi sobre política e cidadania.

Ao falar sobre a primeira edição do projeto, a coordenadora geral Valéria Xavier destaca o papel de fortalecer a democracia. “Um projeto de extrema importância para a sociedade, porque a gente tem uma série de produtos, lives e podcasts, que vai para a sociedade como um todo, para sensibilizar a sociedade sobre a importância mesmo desse debate. A democracia é um espaço aonde é fundamental a participação de todos, então sensibilizar a população para a importância da sua participação no estado democrático é fortalecer a democracia”.

Com cerca de 8 mil inscritos, a primeira edição do político, eu!? possibilitou uma troca de experiência entre o Parlamento e a sociedade, como destaca a coordenadora geral do projeto na FDR, Valéria Xavier. A iniciativa possibilitou ainda a participação de 180 alunos nas oficinas e 150 estudantes nas visitas guiadas. “Esse é um projeto que está na sua segunda edição. No ano passado, em 2023, nós executamos a primeira edição do projeto com um enorme sucesso. Nós tivemos quase 8 mil inscritos no curso de extensão Educação Política para a Cidadania. Foi um número que surpreendeu a todos, o que mostra que realmente o tema é um tema relevante, um curso que é direcionado para a sociedade como um todo, mas especialmente para professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio, que têm como objetivo trabalhar esse tema e a relevância do tema junto aos alunos”, ressaltou Valéria Xavier.

O projeto, como ressalta a coordenadora, nasce dessa lacuna de formação política para a sociedade. “A gente não pode deixar de falar desse espaço de exercício, mesmo que seja um exercício ainda não formal de cidadania, que a gente propicia através do projeto para 50 jovens de 12 escolas de vivenciar esse espaço relevante e importante de debate público e de exercício de democracia que é a Câmara Municipal”.

O concurso que vai escolher as escolas contempladas pela ação é muito fácil, basta inscrever sua escola, por meio do formulário digital que consta no site da Fundação Demócrito Rocha, submetendo um projeto de lei desenvolvido pelos alunos da escola, com a orientação de um “professor-consultor” escolhido pela própria escola ou pelos alunos. As 12 escolas que apresentarem os melhores projetos de lei serão selecionadas para integrar essa ação.

Inscrições para o concurso

Mais informações:
Veja o regulamento e leia o material de apoio.
Se ainda tiver dúvidas, envie e-mail para politicoeu@fdr.org.br

Com informações de Rochelle Nogueira

Foto: Arquivo/CMFor