Câmara de Fortaleza celebra a profissão de Arquitetura e Urbanismo

26/02/2024 - Andre Barbosa Pinheiro

Em Sessão Solene, o Legislativo Municipal homenageou profissionais da categoria, por iniciativa da vereadora, Adriana Gerônimo – Mandata Coletiva Nossa Cara (PSOL)

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) realizou na noite desta segunda-feira, 26, no Plenário Fausto Arruda, uma solenidade em homenagem a profissão de Arquitetura e Urbanismo. Na ocasião, representantes da categoria receberam certificados de reconhecimento pelo empenho e dedicação, em prol da sociedade fortalezense. A Sessão Solene foi presidida pela propositora da homenagem, vereadora, Adriana Gerônimo – Mandata Coletiva Nossa Cara (PSOL), em nome do Presidente da Casa, vereador Gardel Rolim (PDT).

Propositora da Solenidade, vereadora, Adriana Gerônimo, falou sobre o perfil dos homenageados da noite e destacou os trabalhos que vêm sendo realizados na Câmara de Fortaleza para a melhoria das moradias, por meio da assessoria técnica da arquitetura e urbanismo. “Os profissionais da arquitetura e do urbanismo, para além de fazer os grandes projetos arquitetônicos referentes às casas, eles também podem ser planejadores urbanos. Essas pessoas que estão sendo homenageadas hoje, dedicam suas vidas ao planejamento de cidades mais justas, mais acessíveis. Temos produzido projetos, tanto de indicação, como também, tentando alterar as leis urbanísticas da nossa cidade, para garantir que todos os prédios públicos tenham as regras de acessibilidade e, também, temos projetos na área da assessoria técnica, para que ela se torne, de fato, uma política pública efetiva, com recurso próprio, e a gente conseguir reduzir desigualdades e o deficit habitacional, referente a moradia inadequada.”

Representando os homenageados da noite, a Conselheira estadual do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU-CE) Cristiellen Ribeiro, falou do reconhecimento recebido pela CMFor e sobre como uma obra pública a influenciou na escolha da carreira. “É uma honra e uma responsabilidade imensa. Sou do grande Pirambu e a obra do Vila do Mar trouxe dignidade pra nós e então, resolvi ser arquiteta e urbanista, a partir daquele momento que aquela obra trouxe qualidade de vida para a minha família. Então eu movi toda a minha vida e estudos para ingressar na faculdade de arquitetura e nunca mais parei.”

Além da propositora da homenagem, vereadora, Adriana Gerônimo e da representante dos homenageados da noite, a conselheira do CAU, Cristiellen Ribeiro, estiveram ainda, a professora da Universidade Federal do Ceará, Clarissa Figueiredo Sampaio Freitas. A arquiteta Cláudia Sales de Alcântara; a arquiteta Joisa Maria Barroso Loureiro; o arquiteto Matheus Dias Aguiar e a arquiteta Sara Vieira Rosa.

Arquitetura e Urbanismo

Arquitetura e Urbanismo se dedica à concepção e criação de espaços habitáveis e funcionais, considerando aspectos estéticos, sociais, culturais, econômicos, ambientais e tecnológicos.

A Arquitetura é a ciência de projetar e construir edifícios, levando em consideração a funcionalidade, a estética, a segurança e a durabilidade das construções. Os arquitetos projetam edifícios que atendam às necessidades dos usuários, além de buscar soluções criativas e inovadoras para integrar as edificações ao ambiente em que estão inseridas.

Já o Urbanismo se dedica ao planejamento e à organização dos espaços urbanos, buscando melhorar a qualidade de vida da população, a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento econômico. Os urbanistas trabalham em conjunto com arquitetos, engenheiros, geógrafos e outros profissionais para planejar e executar projetos urbanos que atendam às necessidades e expectativas dos habitantes das cidades.

Foto: André Lima