Padronização e autodisciplina foram temas do 3º módulo do treinamento 5S

23/02/2024 - Rochelle Nogueira

O último dia do treinamento acontece no dia 1º de março, de 15h às 17h.

Prosseguindo com o treinamento sobre a “Metodologia 5S: transformando vidas diariamente”, destinado aos funcionários da Casa, a Câmara Municipal de Fortaleza, junto com a Escola do Parlamento -EPFOR, realizou nesta sexta-feira (23) o terceiro módulo da capacitação que visa aprimorar o ambiente de trabalho e modificar a rotina por meio de uma abordagem fundamentada na organização, limpeza e padronização.

O instrutor Carlos Marcus discutiu no terceiro módulo e como essa metodologia pode se converter em padrões de excelência para os profissionais da área de manutenção. “Já abordamos os três primeiros módulos e hoje estamos focando nos dois últimos, que são a padronização e a autodisciplina. Nosso objetivo é fortalecer a ideia de mudança comportamental, incentivando a motivação e internalizando essa transformação, mas é crucial que haja comprometimento e estruturação baseada em hábitos”, destacou.

O coordenador do setor de manutenção, Wilson Barreto, reiterou que o propósito deste momento é alterar a mentalidade dos colaboradores. “Nosso objetivo é, como sempre mencionamos, tentar mudar o pensamento das pessoas, fazê-las compreender o que é comprometimento, rompendo com a mentalidade de ‘sempre foi assim’. Queremos que as pessoas estejam mais comprometidas e envolvidas, e optamos pela metodologia 5S exatamente por ela incentivar essa vontade de mudança”, comentou Wilson.

Djacir Oliveira, colaborador da Copa do Plenário, expressou sua satisfação com o curso. “Este curso é fantástico. Já ouvimos falar várias vezes sobre o método 5S. Agora, ele chegou à Câmara e nos deu a oportunidade de participar. Sempre digo às pessoas que não se trata apenas de aplicá-lo na Câmara ou em nosso trabalho, mas sim de dedicar-se a organizar, reciclar, reutilizar e reduzir. É uma lição para o cotidiano, algo prático, seja em casa, no trabalho ou no futuro das empresas. Estou gostando muito, especialmente da ênfase no que já sei e Nas dicas que estou aprendendo para melhorar o dia a dia”, finalizou Djacir.

Fotos: Mateus Dantas