Câmara de Fortaleza marca presença na posse da nova procuradora de justiça do Ceará, Ana Maria Gonçalves Bastos de Alencar

23/02/2024 - Andre Barbosa Pinheiro

O Legislativo Municipal esteve representado pelo presidente em exercício da CMFor, ver. Paulo Martins

O presidente em exercício da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Paulo Martins (PDT), participou da Sessão Solene de Posse e Exercício da promotora de justiça, Ana Maria Gonçalves Bastos de Alencar, como procuradora de justiça. A solenidade aconteceu na manhã desta sexta-feira, 23, na Procuradoria-Geral de Justiça, no Cambeba. Os trabalhos foram comandados pelo procurador geral de justiça do Estado do Ceará, Haley de Carvalho Filho e pela corregedora-geral do Ministério Público do Estado do Ceará, Maria Neves Feitosa Campos.

Em sua participação na cerimônia de posse da nova Procuradora de Justiça, o presidente em exercício da CMFor, ver. Paulo Martins, ensejou o momento da posse da nova Procuradora de Justiça para destacar a relevância do Ministério Publico do Ceará, para a população de Fortaleza. “O dia de hoje premia a carreira da dra. Ana Bastos. São anos de dedicação ao Ministério Público e, hoje, ela está sendo empossada procuradora de justiça. Nós como vereadores, hoje, representando com muita honra a Câmara Municipal de Fortaleza, temos que prestigiar esse momento, a importância do Ministério Público na defesa da democracia, da ordem jurídica, de toda a sociedade Fortalezense.” 

Procuradora de Justiça empossada, Ana Maria Gonçalves Bastos de Alencar e o presidente em exercício da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Paulo Martins (PDT)

A empossada procuradora de justiça, Ana Maria Gonçalves Bastos de Alencar falou da satisfação de sua posse após seus trinta anos de MP. “Daqui a dois meses farei trinta anos de Ministério Público. Essa semana passou um filme na minha cabeça. Desde o começo à todas as comarcas por onde passei. Chegar aqui, hoje, e compor agora o colégio de procuradores, além de ser um privilégio, é uma honra e, me traz muita felicidade.” 

A Promotora de Justiça titular da 46ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, Ana Maria Gonçalves Bastos de Alencar foi promovida na forma prevista no art. 22, inciso I, do Regimento Interno do Colégio de Procuradores de Justiça à procuradora de justiça, pelo critério de merecimento, para a 53ª Procuradoria de Justiça.

Magistrados e outras autoridades na posse da procuradora Ana Maria Bastos de Alencar

Perfil da nova Procuradora

Ana Bastos ingressou no MPCE no dia 19 de abril de 1994 e assumiu a titularidade da Comarca de Reriutaba. No interior do Estado também foi titular das comarcas de Paracuru e Pacatuba. Em Fortaleza, foi titular da 20ª Promotoria de Justiça do Juizado Especial Cível e Criminal e das 1ª e 18ª Promotorias de Justiça da Família. Foi coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias Cíveis e do Consumidor, de 2009 a 2011, e auxiliou o Centro de Apoio Operacional das Organizações da Sociedade Civil, Cível e Consumidor, de 2012 a 2018.

Atualmente, a nova procuradora de Justiça Ana Maria Gonçalves Bastos é coordenadora do Núcleo Permanente para Gestão e Prioridade das Soluções de Tecnologia da Informação para Área Fim (NUSAF) do MPCE. Ela ainda integra o Comitê das Tabelas Unificadas no âmbito da instituição e a Comissão Interinstitucional Permanente para o Processo Eletrônico (COINT).

É especialista em Processo Penal pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará e em Direito de Família, Registro Público e Sucessão pela Universidade do Estado do Ceará.

Foto: Érika Fonseca