Câmara de Fortaleza celebra os 10 anos da Rede CUCA

23/02/2024 - Andre Barbosa Pinheiro

Em Sessão Solene, o Legislativo Municipal homenageou representantes da rede de proteção social e oportunidades, por iniciativa do vereador, Júlio Brizzi (PDT)

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) realizou na noite desta sexta-feira, 23, no Plenário Fausto Arruda, uma solenidade em homenagem aos 10 anos da rede de proteção social e oportunidades – Rede CUCA. Na ocasião, representantes da Rede receberam certificados de reconhecimento pelo empenho e dedicação, em prol da juventude fortalezense. A Sessão Solene foi presidida pelo propositor da homenagem, vereador, Júlio Brizzi (PDT), em nome do Presidente em exercício da Casa, vereador Paulo Martins (PDT).

Propositor da Solenidade, o vereador, Júlio Brizzi, destacou o acolhimento da Rede Cuca aos jovens da periferia de nossa Cidade e ressaltou a necessidade de investimento, imediato, nos jovens. “A Rede CUCA é um grande Programa para a periferia de Fortaleza. Hoje a Rede se tornou um equipamento maior com o cuca do José Walter, o cuca do Pici e as ações de acolhimento do jovem da periferia, vagas de cursos de qualificação. Hoje a gente faz uma homenagem à Rede Cuca, homenageando os jovens atendidos pela Rede, nas suas diversas áreas, jovens que frequentam a Rede CUCA e a têm como uma segunda casa. O jovem não é o futuro, ele é o presente. A gente tem que investir no jovem, agora.”

Representando os homenageados da noite, a fotógrafa formada pela Rede CUCA, Beatriz Souza falou da sua trajetória dentro do CUCA e ressaltou a relevância da Rede para os jovens da periferia e do apoio da CMFor à Rede. “Entrei no Cuca com a vontade de aprender fotografia e levar para dentro da minha favela e pra dentro de outras favelas. Fiz vários cursos dentro da área de fotografia. Cresci tanto no profissional como no pessoal. Hoje, trabalho na área da fotografia com a oportunidade que tive com o CUCA. Estar representando todos os jovens é muito importante. A gente tem que continuar e a gente sabe que a Câmara vai estar sempre nos apoiando.”

Além do propositor da homenagem, vereador Júlio Brizzi e da representante dos homenageados da noite, a fotógrafa, Bia Souza, estiveram ainda, o atleta de Judô, Luiz Geovani; a atleta de Crossfit, Maria Júlia; o atleta de Jiu-Jitsu, Wellesom Max Cardoso; a representante da cena Ballroom, Dandara Lima e o dançarino, Lucas Vaz.

Rede CUCA

A Rede CUCA é uma política pública de proteção social e oportunidades para jovens executada pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Juventude. Iniciada em 2009, a Rede conta com cinco Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (CUCA), localizados nos bairros Barra do Ceará, Mondubim, Jangurussu, José Walter e Pici.

A Rede CUCA se consolidou como a maior política pública de juventude do Brasil, fazendo de Fortaleza a capital brasileira que mais investe na juventude.

Foto: André Lima