Vereadores repudiam ataque contra delegação do time do Fortaleza em Recife

22/02/2024 - Adriana Albuquerque

Parlamentares pediram providências e uma apuração dos atos pela Confederação Brasileira de Futebol e do Governo do Estado de Pernambuco.

Na plenária desta quinta-feira, 22, parlamentares utilizaram a tribuna para declarar apoio à delegação do time Fortaleza Esporte Clube, que sofreu um ataque após o empate no jogo contra o Sport pela Copa do Nordeste, no Recife. Os vereadores Lúcio Bruno (PDT), Professora Adriana Almeida (PT) e Léo Couto (PSB) repudiaram os atos, pedindo providência em relação a violência sofrida pelos atletas.

“Isso deve ser apurado com todo rigor. Essa não é a primeira vez que acontece isso no Pernambuco, no Recife, isso já aconteceu com os torcedores do Ceará, que saíram em comitiva de ônibus e foram depredados. A delegação do time do Fortaleza saiu do estádio sem nenhuma escolta para . A Federação Cearense tem que pedir explicações a CBF, isso não pode ficar dessa forma, além de ser o time do Fortaleza eles são atletas profissionais. Tem que se tomar uma providência com esses terroristas que jogaram bombas e pedra contra jogadores, atletas profissionais do esporte”, declarou Lúcio Bruno.

“Quero me solidarizar com o presidente do Fortaleza, Marcelo Paes, com todos os torcedores e familiares dos jogadores, Fico aqui pensando, bombas foram jogadas dentro do ônibus do Fortaleza, e o vereador Lúcio usou o termo terrorismo, e bombas e o termo terrorismo tem tudo haver. Quem usa bombas não são torcedores, então tem que ser apurado e temos que ter alguma explicação do ocorrido de ontem da Confederação Brasileira e do Governo do Estado do Pernambuco”, atentou Léo Couto. O parlamentar falou ainda dos dados do Programa Ceará Sem Fome.

“Venho prestar solidariedade ao time do Fortaleza, é inaceitável que a gente ainda tenha esses momentos no futebol. A gente sabe que o futebol é vida, futebol deve estar voltado para conservar a vida, valorizar a vida. O futebol é uma marca do nosso país do nosso, do nosso estado e do nosso município. Os nossos times cearenses tem se destacado a nível nacional e todos os times e direção técnica merece respeito aonde estiverem. Não podemos tolerar esse tipo de violência no esporte em geral e esse tipo de violência deve ser repudiada”, destacou Professora Adriana Almeida.

A vereadora fez ainda um convite ao colegas parlamentares para a homenagem da Câmara aos 44 anos do Partido dos Trabalhadores. O vereador Dr. Vicente (PT) destacou a importância do momento para o partido e a trajetória da legenda nas conquista populares e na garantia de direitos, como educação, saúde e moradia.

O vereador Ronivaldo (PSD) falou sobre os problemas enfrentados na cidade no período chuvoso, fruto das intervenções no meio ambiente e da construção de canais. O parlamentar falou da necessidade de intensificação das limpezas dos canais e bocas de lobos pela Prefeitura de Fortaleza para evitar transtornos à população.

Fazendo uma homenagem in memorian ao trabalho realizado pelo vereador Iraguassú Teixeira na cidade, o vereador Iraguassú Filho (PDT) falou sobre o exemplo e trajetória do seu pai na vida política. “Queria aqui fazer o registro de três anos de muita saudade, de muita dor, mas acima de tudo de saber que o painho fez o melhor e muito deixou de legado para a cidade de Fortaleza”.

O vereador Moura Taxista (PSB) falou sobre o projeto de sua autoria que instituiu o dia 27 de agosto como Dia Municipal do Movimentador de Mercadoria, destacando a atuação do Sintramoce – Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias e de Cargas Secas e Molhadas e Produtos Em Geral do Estado do Ceará – CE. O parlamentar ressaltou a importância da categoria para os processos de diários em aeroportos e outros locais de atuação.

O vereador Pedro Matos (PL) utilizou a tribuna para evidenciar as obras que estão acontecendo em Fortaleza, e que as entrega realizadas pelo prefeito José Sarto (PDT) na cidade. Destacando o cronograma de obras na Vila Pery e na Serrinha, o parlamentar falou da expectativa com as intervenções e o apoio das comunidades nas conquistas.

A vereadora Adriana Nossa Cara (PSOL) destacou os índices de vulnerabilidade climática elaborados pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina. A parlamentar apresentou um mapa que aponta pontos com risco de alagamentos e impactos na estrutura diante de condições precárias de moradia. Adriana Nossa Cara pediu uma ação efetivas e constantes da Prefeitura de Fortaleza para as áreas descritas.

O vereador Gabriel Aguiar apresentou uma denuncia da Rede de Cozinha Comunitárias do Bom Jardim em relação ao edital lançado pela Prefeitura de Fortaleza com a burocratização do processo. O parlamentar falou do pioneirismo da instituição e que ficou de fora do edital.

Foto: Érika Fonseca