Projeto Meu Bairro, Nossa Câmara desembarca no Conjunto Palmeiras, neste sábado, 24

22/02/2024 - Câmara Municipal de Fortaleza

Ação promove a integração entre os vereadores e a população, além da oferta de serviços essenciais aos cidadãos. Iniciativa alcança sua 8ª edição e já realizou 13.619 atendimentos

O projeto Meu Bairro, Nossa Câmara, promovido pela Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), terá sua oitava edição realizada neste sábado, 24, na Regional 9, no bairro Conjunto Palmeiras. A estrutura física da ação será montada na Areninha Sítio São João, na rua Catolé, 2101. Na ocasião, os moradores terão acesso direto aos vereadores da Capital, que realizarão a escuta ativa da população, estreitando a relação entre o Legislativo e os cidadãos.

Serviços essenciais, como a emissão de documentos e a realização de exames preventivos de saúde, também serão ofertados, com o apoio de órgãos parceiros. O atendimento ocorrerá das 8h às 13h, levando à população daquela região, no formato itinerante, toda a estrutura de serviços que já é disponibilizada na sede da CMFor, no bairro Luciano Cavalcante, de segunda à sexta-feira.

Esta será a primeira edição do projeto, em 2024. No ano passado, foram realizados 13.619 atendimentos, contemplando moradores das regionais 1 (Barra do Ceará), 3 (Quintino Cunha), 4 (Vila União), 5 (Bom Jardim), 6 (Messejana), 7 (Sapiranga) e 8 (Serrinha). realizados.

Diante do sucesso do projeto, a Mesa Diretora da Casa apresentou o Projeto de Resolução nº 0014/2023, tornando o Meu Bairro, Nossa Câmara uma política permanente do Legislativo. A medida foi aprovada por unanimidade pelos vereadores, em dezembro último.

SERVIÇO:

Meu Bairro, Nossa Câmara – 9ª edição
Quando: Sábado, 24, das 8h às 13h
Onde: Areninha Sítio São João
Endereço: Rua Catolé, 2101

Atendimentos ofertados no MBNC :

Ouvidoria da CMFor
Promove a escuta ativa da população, sobre suas demandas e seus anseios para a cidade e recolhe sugestões que poderão se tornar projetos de lei que serão protocolados e apreciados pelos vereadores.

Atendimento jurídico
Acolhimento de denúncias de casos de violação de direitos humanos, orientações jurídicas gratuitas e atendimento para mulheres vítimas de qualquer tipo de violência e discriminação com equipe do Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Dom Aloísio Lorscheider (Edhal) e da Procuradoria Especial da Mulher.

Emissão de documentos
Carteira de estudante, Título de eleitor, Bilhete Único, carteira de trabalho, cartão do idoso, Bilhetinho e credencial para estacionamento de idosos e deficientes físicos.

Serviços
Consulta de IPTU, SPC, infrações de trânsito, Cadastro Único, atendimento para dúvidas trabalhistas, oficinas, orientações sobre o MEI, Feira de Negócios para pequenos empreendedores e atendimento da Enel e da Cagece.

Saúde
Multivacinação, teste rápido para HIV, sífilis, hepatite B e C, aferição de pressão, orientações sobre diabetes, câncer de mama e acompanhamento do bolsa família.

Educação
Biblioteca para consultas de publicações do Legislativo Municipal, oferta de cursos gratuitos e palestras da Escola do Parlamento, minicursos da Faculdade CDL e orientações da Escola de Trânsito.

Cultura e lazer
Oficinas de dança, músicas, apresentações de teatro, oficinas de grafite, atividades recreativas para crianças e campeonato de futebol.

Cuidados para o seu pet
Testagem para calazar, vacinação antirrábica e atendimento veterinário.

Parceiros: PMF, TRT, TRE, Sebrae, Fecomércio (Sesc/Senac), Cagece, Enel, Superintendência do Ministério do Trabalho, Coaph, OAB, Defensoria pública e FCDL e CDL

Texto: Thiago Paiva.

Foto: Arquivo/CMFor