Câmara de Fortaleza celebra 44 anos do Partido dos Trabalhadores (PT)

22/02/2024 - Andre Barbosa Pinheiro

Em Sessão Solene, o Legislativo Municipal homenageou representantes do Partido, por iniciativa da vereadora, Adriana Almeida

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) realizou na noite desta quinta-feira, 22, no Plenário Fausto Arruda, uma solenidade em homenagem aos 44 anos do Partido dos Trabalhadores (PT). Na ocasião, representantes do Partido receberam certificados de reconhecimento pelo empenho e dedicação, em prol do povo brasileiro, em especial, a classe trabalhadora. A Sessão Solene foi presidida pela propositora da homenagem, vereadora, Adriana Almeida (PT), em nome do Presidente em exercício da Casa, vereador Paulo Martins (PDT).

Propositora da Solenidade, vereadora, Adriana Almeida, destacou a grandeza do Partido no continente e o histórico de lutas em prol da classe operária e dos menos favorecidos. “Somos o maior partido de esquerda da América Latina e isso é um peso muito grande. Mas maior que esse peso é o peso das lutas e das bandeiras que nós representamos. O PT tem 44 anos de história de lutas a favor da classe trabalhadora, de todas as pessoas que precisam de uma voz ativa. É uma honra realizar essa sessão solene.”

A parlamentar falou, ainda, da expectativa para o Partido, nos próximos anos. “Eu espero que a gente possa ter muitas conquistas. A gente vem apostando nas conquistas dos trabalhadores e das trabalhadoras. Que a gente tenha vida-longa, nesse Partido, que agente possa chegar aos cem anos com a cara do PT, com a cara da juventude que é o PT, fortalecendo a luta dos trabalhadores e das trabalhadoras do nosso País.”

Representante dos homenageados da noite, a deputada federal Luizianne Lins (PT) falou sobre a origem do PT e enfatizou a criação do Partido como relevante para a classe trabalhadora do Brasil. “Foi uma conquista muito importante da classe trabalhadora brasileira, a construção do PT, principalmente, naquele momento de 1980, onde havia, claramente, a necessidade de uma organização de trabalhadores e trabalhadoras para poder enfrentar a conjuntura e buscar conquistas para exatamente a classe trabalhadora do Brasil.”

Membros do PT presentes à Solenidade no Plenário Fausto Arruda

Além da propositora da homenagem, ver ª. Adriana Almeida e da deputada federal, Luizianne Lins, estiveram, ainda, a deputada estadual, Larissa Gaspar (PT); o deputado federal José Airton Cirilo (PT); o presidente do PT Municipal, deputado estadual Guilherme Sampaio; o vereador Dr. Vicente (PT); O presidente estadual do PT-CE, Antônio Alves Filho (Conin); a secretária de estado da diversidade, Mitchelle Benevides Meira; a secretária de cultura do Estado do Ceará, Luiza Cela e o secretário executivo de Equidade, Direitos Humanos, Educação Complementar e Protagonismo Estudantil, Helder Nogueira Andrade.

PT – 44 anos do Partido

O PT surgiu como agente promotor de mudanças na vida de trabalhadores da cidade e do campo, militantes de esquerda, intelectuais e artistas. Foi oficializado partido político em 10 de fevereiro de 1980, pelo Tribunal Superior de Justiça Eleitoral.

Foto: André Lima