Câmara de Fortaleza celebra o Dia do Escoteiro e do Escotismo

21/02/2024 - Andre Barbosa Pinheiro

Em Sessão Solene, o Legislativo Municipal homenageou representantes da categoria, por iniciativa do vereador, Jorge Pinheiro

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) realizou na noite desta quarta-feira, 21, no Plenário Fausto Arruda, uma solenidade em homenagem ao Dia do Escoteiro e do Escotismo, celebrado anualmente, no Brasil, em 23 de abril e, em Fortaleza, em 22 de Fevereiro. Na ocasião, representantes de instituições ligadas ao escotismo receberam certificados de reconhecimento pelo empenho e dedicação, em prol da sociedade fortalezense. A Sessão Solene foi presidida pelo propositor da homenagem, vereador Jorge Pinheiro (PSDB), em nome do Presidente exercício da Casa, vereador Paulo Martins (PDT).

Propositor da Solenidade, o vereador Jorge Pinheiro, ressaltou a contribuição dos escoteiros na formação de uma sociedade com valores. “O movimento de escoteiro contribui, de maneira muito efetiva, para a construção de um homem integral. Quando estamos falando de pessoas com valores, nós estamos falando, também, de bons cidadãos. Precisamos parabenizar e promover ações e movimentos como esse. O escoteiro tem a prática, a intenção e o propósito de praticar, pelo menos, uma boa ação por dia. Então, valores como esse são extremamente necessários na nossa sociedade.”

Ver. Jorge Pinheiro (PSDB) discursa aos escoteiros no Plenário

Representando os homenageados da noite, a coordenadora do Distrito Metropolitano, Sandra Valda Nogueira Santos, falou da gratidão pelo reconhecimento proposto pela CMFor e enfatizou o propósito dos escoteiros. “É importante ser reconhecido pelo Poder Público. Somos um movimento de educação, não formal. É um movimento que trabalha o ser humano como um todo, nas suas potencialidades físicas, no seu caráter. Essa homenagem vem pra mostrar que a gente existe. Estamos em vários pontos da Cidade. A gente acredita que pode ajudar a construir um mundo melhor.”

Além do propositor da homenagem e da representante dos homenageados o presidente da Região Escoteira do Ceará, dentre os presentes, estiveram ainda, o presidente da Região Escoteira do Ceará, Reginaldo Vasconcelos Beviláqua; o diretor Regional de Relações Institucionais, Mauro Regis Ramalho da Cunha; o capelão escoteiro e oficial da Marinha do Brasil, padre Agostinho Justino dos Santos e a coordenadora do Lar Fabiano de Cristo Casa de Virgínia Smith, Regina Coele Bezerra Moreira.

Dia Municipal do Escoteiro

A data, celerada em 22 de fevereiro, em Fortaleza, foi criada através de uma proposta de autoria do vereador Jorge Pinheiro com o objetivo de prestar as devidas homenagens aos grupos de escoteiros, da Região Escoteira Seção Ceará, e da União dos Escoteiros do Brasil (UEB).

O Dia Mundial do Escoteiro

Conhecido simplesmente como Dia do Escoteiro, ou Dia do Escotismo é comemorando em todo o mundo no dia 23 de abril. O movimento foi fundado pelo britânico Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, com o objetivo de tornar meninos cidadãos exemplares. O escoteiros tem diversos lemas, como “Estar sempre alerta para ajudar o próximo e praticar diariamente uma boa ação”.

Foto: André Lima