Incentivo à leitura e resgate cultural fortalecem atividades educativas em bairros da Regional 9

19/02/2024 - Rochelle Nogueira

A região recebe a oitava edição do projeto “Meu bairro, nossa Câmara”. O encontro está marcado para o dia 24 fevereiro , às 8h na Areninha Sítio São João, no bairro Conjunto Palmeiras.

Reunindo sete bairros importantes da cidade, a Regional 9 se destaque pela diversidade de atividades e espaços de incentivo ao esporte, lazer e cultura. Na área cultural o bairro do Barroso conta com a atuação da Biblioteca Viva. É nessa biblioteca comunitária que crianças e adolescentes tem um encontro com o universo da leitura.

Inaugurada durante a pandemia, o espaço criou em parceria com agentes de outras bibliotecas, a publicação “A Biblioteca de Dia”. No Conjunto Palmeiras, o Ponto de Cultura Cia Bate Palmas tem também feito a diferença. Com a realização de atividades culturais através de apresentações públicas, shows, cortejos, confecção de instrumentos, atividades arte-educativas e músicas temáticas, o grupo promove a economia solidária, o incentivo a cultura popular e afro-brasileira. Desde 2007 o espaço é um importante núcleo para a cultura local.

Na área de esporte e lazer, os bairros da Regional 9 contam com 14 Areninhas. Elas são importantes equipamentos de inclusão social. Elas estão localizadas em:

• Areninha Barroso – Jardim Violeta
    Rua Benedito Lacerda, 144 – Barroso
  • Areninha Barroso
    Rua Daura com Maria Perdigão, S/N – Barroso
  • Areninha Beira Rio – Conjunto Palmeiras
    Rua Alcides Gerardo, S/N – Conjunto Palmeiras
  • Areninha Pedras
    Rua Antônio Conrado, S/N – Pedras
  • Areninha Santa Filomena
    Rua Luciano Alves, S/N – Recanto das Flores – Jangurussu
  • Areninha Santa Maria
    Rua Capitão Porfírio com Rua Maria Quintino, S/N – Parque Santa Maria
  • Areninha Sítio São João
    Rua Catolé com Rua 44, S/N – Conjunto Palmeiras
  • Areninha Campo do Lions
    Rua Domingos Alves Ribeiro, S/N com Travessa Lions – Jangurussu
  • Areninha dos Cajueiros
    Rua Professor Paulo Freire, 50, com Rua Nunes Feijó – Jangurussu
  • Areninha Jangurussu (Campo do Estrela)
    Rua José Pinto, 414 com Rua Maronildo de Queiroz – Jangurussu
  • Areninha Santa Rita
    Rua B, n° 80, Conjunto Santa Rita – Barroso
  • Areninha Maria Tomásia
    Av Cora Coralina, S/N – Jangurussu
  • Areninha Tamandaré
    Rua Caroá, S/N – Jangurussu
  • Areninha Tomaz Coelho
    Avenida Jornalista Tomaz Coelho, S/N – Jangurussu

Segunda a coordenadora do Projeto Atleta Cidadão, Andrea Coelho, o projeto está presente nas 12 regionais de Fortaleza atendendo em média 8.440 pessoas, dentro da faixa etária de 8 a 29 anos. “Na Regional 9, temos 13 núcleos implantados e em pleno funcionamento”, disse. Andrea ressaltou a realização mensalmente de Copas por categorias com os núcleos participantes, além de torneios lúdicos e eventos com FutMesa.

Meu bairro, nossa Câmara

Com o objetivo de aproximar o Legislativo da população, a Câmara Municipal de Fortaleza segue com o projeto Meu bairro, nossa Câmara” e visita a Regional 9. A região recebe a oitava edição do projeto “Meu bairro, nossa Câmara”. O encontro está marcado para o dia 24 fevereiro , às 8h na areninha Sítio São João, no bairro Conjunto Palmeiras.

Foto: Arquivo pessoal/ Biblioteca Viva