Câmara outorga Título de Cidadão de Fortaleza ao reitor da UFC, Custódio Almeida

19/02/2024 - Adriana Albuquerque

A homenagem foi proposta pelo vereador Júlio Brizzi (PDT).

Em solenidade na noite desta segunda-feira, 19, a Câmara Municipal de Fortaleza concedeu o Título de Cidadão de Fortaleza ao reitor da Universidade Federal do Ceará, Custódio Almeida. A homenagem, proposta pelo vereador Júlio Brizzi (PDT), celebra o trabalho do educador na expansão da universidade e no fortalecimento da educação na cidade e no Estado.

Júlio Brizzi parabenizando professor Custódio Almeida pela trajetória na UFC, resultando na sua escolha para dirigir a entidade até 2027. “É uma pessoa que o Estado do Ceará, não só Fortaleza, tem que reconhecer, já que ele é do Maranhão. E oficialmente a gente hoje, a Casa do Povo, o reconhece oficialmente como cidadão de Fortaleza, por mérito, pela sua história, pela trajetória e por todo o bem que fez ao nosso povo durante a sua estadia até aqui, que com certeza fará muito mais agora como reitor da UFC”.

O parlamentar ressalta que a homenagem faz referência ao trabalho desempenhado na educação do Ceará, e que tem se destacado em todo o país. “Com certeza é uma pessoa com inteligência acima do normal, com vocação pública, com espírito público, uma pessoa que tem muito a contribuir. Agora mesmo, como o Reitor, em pouco tempo já está estruturando projetos importantes como levar a Universidade para a Praia de Iracema, aqui em Fortaleza, um ganho espetacular para a nossa cidade. E eu tenho certeza que durante o mandato ele vai fazer muito mais”.

Ao receber a cidadania fortalezense, professor Custódio Almeida lembrou os momentos que moldaram a sua vida e como cada experiência tem parte em toda a trajetória na educação. Emocionado ao reviver as aventuras de infância e a sua chegada em Fortaleza no ano 1978, o educador falou dos desafios que o jovem menino enfrentou e como tudo que viveu resultou na sua jornada acadêmica e hoje ocupandoo cargo de reitor da Universidade que o acolheu.

“Em 1984, eu fui um estudante, na época o nome do curso era Processamento de Dados, é um curso que hoje são os cursos de computação. Estou com 40 anos que entrei na UFC, o movimento estudantil me arrastou para discussões filosóficas, engajamento em partido de estudante na época, isso me levou para a Filosofia. A Filosofia foi de fato um outro lugar de encontro, encontro daquilo que me faz ficar bem no mundo, me faz ser feliz. E hoje estou muitíssimo feliz”.

O momento contou com a presença do assessor especial para Assuntos Municipais, Artur Bruno; da secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Monteiro; da vice-reitora da Universidade Federal do Ceará, Diana Azevedo; do ex-reitor da UFC, professor René Barreira; do presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC), professora Irenísia Oliveira; e representando o Diretório Central dos Estudantes, Marina Lopes.

Professor Custódio Almeida

Décimo sexto reitor da UFC, o professor Custódio Almeida é graduado em Computação e em Filosofia. Mestre em Sociologia e Doutor em Filosofia. Foi Chefe do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia, Coordenador do Curso de Graduação em Filosofia, Diretor do Instituto de Cultura e Arte da UFC e Pró-Reitor de Graduação.

Custódio Almeida é docente da UFC desde 1993, atuando como coordenador do Curso de Filosofia, chefe do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia, diretor do ICA, pró-reitor de Graduação entre 2007 e 2015 e vice-reitor da UFC de 2015 a 2019.

Foto: ZeRosa Filho