Regional 9: bairros concentram mais de 13 mil empresas e fortalecem economia local

16/02/2024 - Anna Regadas

Com mais de 13 mil empresas, a Regional 9 vem apresentando grande potencial econômico, sendo a aposta de lojistas para a abertura de novos negócios. O comércio tem sido responsável por movimentar a economia do local, bem como por gerar empregos e renda para a população.

O bairro Jangurussu lidera esse cenário com 5.472 empresas ativas, com predominância no setor de beleza, comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, bem como de mercadorias em geral prevalecendo produtos alimentícios. Em seguida, o bairro Barroso, com 2.258 empresas ativas, com o comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios sendo o responsável pelo maior número.

Logo na sequência, estão os bairros Cajazeiras com 1.707, Conjunto Palmeiras com 1.602, Parque Santa Maria com 1.192, Pedras com 1.008 e Ancuri com 509 empresas registradas.

No Conjunto Palmeiras, a comunidade, por meio da Associação dos Moradores do Conjunto Palmeiras (Asmoconp), criou um banco de crédito comunitário, o Banco Palmas, com o objetivo de aumentar a renda das pessoas por meio do desenvolvimento econômico local. Administrado pelos próprios moradores, o Banco Palmas é a primeira iniciativa do gênero no Brasil, utilizando moeda virtual e acesso ao microcrédito.

A importância de incentivo ao empreendedorismo e o papel de organizações sociais e do poder público no fortalecimento dos negócios locais tem contribuído para o crescimento econômico da região.

Nesse contexto, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) também vem atuando na região, implementando ações estratégicas de desenvolvimento econômico e fomentando a abertura de novos negócios. Além da promoção de feiras e eventos, oferta de crédito orientado, apoio à economia criativa e desenvolvimento inclusivo por meio dos programas: Fortaleza Capacita, Nossas Guerreiras, Meu Bairro Empreendedor e Costurando o Futuro.

Somente na Regional 9, o programa Fortaleza Capacita já contemplou 2.911 pessoas em áreas como marketing, finanças, planejamento e vendas. As inscrições para o programa continuam abertas pelo site.

Já o Programa Nossas Guerreiras, que fornece crédito orientado de até R$ 3 mil para mulheres de baixa renda, maiores de 18 anos, prioritariamente chefes de família e que desejem empreender já beneficiou 538 mulheres da Regional 9. O Programa também continua com inscrições abertas e o cadastro pode ser realizado pelo site.

Os pequenos empreendedores da região também contam com a estrutura do projeto Costurando o Futuro. O projeto segue a lógica de coworking, ou seja, um espaço compartilhado, colaborativo e gratuito, voltado para as atividades de corte e costura, produzido por pessoas em situação de vulnerabilidade social. O ateliê da Regional 9 fica localizado no Cuca Jangurussu disponibiliza máquinas profissionais do tipo: reta, overloque, galoneira, bordado e máquina de corte.

No Cuca Jangurussu, também fica uma unidade de atendimento do Sine Municipal de Fortaleza, aonde estão sendo disponibilizados os serviços de busca de vagas de emprego e habilitação para o seguro-desemprego. A Secretaria do Desenvolvimento Econômico também disponibiliza atendimento remoto pelo e-mail sinemunicipal@sde.fortaleza.ce.gov.br, pelo telefone (85) 3105-3712 e pelo WhatsApp (85) 9 8513-4385 (não recebe ligações).

Meu bairro, nossa Câmara na Regional 9

E falando em ações que movimentam a região, o projeto “Meu bairro, nossa Câmara” desembarca dia 24 de fevereiro na areninha Sítio São João (Rua Catolé, 2101, bairro Conjunto Palmeiras).

A Câmara Municipal de Fortaleza vai estar das 8h às 13h, com a Ouvidoria da Casa dialogando com a comunidade, além de prestar diversos serviços por meio da Central da Cidadania Vereador José Iraguassú Teixeira, Biblioteca José de Alencar, e uma programação educativa e cultural.

• Quando: 24.02.2024
  • Onde: Areninha Sítio São João (Rua Catolé, 2101, bairro Conjunto Palmeiras).
  • Horário: 8h às 13h

Foto: Mateus Dantas