Brigadistas da CMFor participam de curso de segurança e primeiros socorros

16/02/2024 - Rochelle Nogueira

A capacitação para os integrantes da Brigada de Incêndio 2024 têm carga horária de 20h

A Câmara Municipal de Fortaleza promoveu nesta sexta-feira, 16, curso de formação para novos integrantes e remanescentes da turma de Brigada de Incêndio que atuarão em 2024. A capacitação ocorreu pela manhã, no auditório do prédio anexo da CMFor, e se prolongará até o complemento da carga horária total de 20h.

O curso de formação de Brigada de Incêndio tem como objetivo fornecer noções da utilização adequada de equipamentos como extintores, hidrantes, prevenção e extinção de pequenos focos de incêndio, abandono de área e técnicas de primeiros socorros.

Especificamente o treinamento desta sexta reportou sobre as classes de incêndio com foco em aparas de papel madeira, líquidos inflamáveis, equipamentos elétricos, metais combustíveis, óleo e gordura. Segundo Fabiana Oliveira, técnica de segurança do trabalho, o curso de formação é um mecanismo de segurança principalmente para o resguardo das pessoas e do ambiente de trabalho por qualquer sinistro.

“O treinamento dessas pessoas as tornam aptas a agir em caso de emergência, seja dando direcionamento para as rotas de fuga, seja para utilizar os equipamentos que a casa tem, como extintores de incêndio, mangueiras e hidrantes ou mesmo para acionar o Corpo de Bombeiros e assim poder dar informações precisas e técnicas da ocorrência”, disse Fabiana.

A técnica ainda complementou que a metodologia de capacitação conta com um calendário de reuniões quinzenais para a formação da nova turma. “Apesar de serem, a priori, voltados para a formação de Brigadistas, nós sempre estamos convidando algumas pessoas para participar trazendo assuntos relevantes sobre a temática”, concluiu.

Fotos: Érika Fonseca.