Projeto “Meu bairro, nossa Câmara” chega à Regional 9: conheça as potencialidades da região

15/02/2024 - Anna Regadas

Quando se fala da Regional 9, algumas iniciativas ali desenvolvidas se destacam, a exemplo do Banco Palmas, o primeiro banco comunitário do País, que teve a criação de uma moeda própria que ficou reconhecido nacional e internacionalmente. A região recebe a oitava edição do projeto “Meu bairro, nossa Câmara”. O encontro está marcado para o […]

Quando se fala da Regional 9, algumas iniciativas ali desenvolvidas se destacam, a exemplo do Banco Palmas, o primeiro banco comunitário do País, que teve a criação de uma moeda própria que ficou reconhecido nacional e internacionalmente. A região recebe a oitava edição do projeto “Meu bairro, nossa Câmara”. O encontro está marcado para o dia 24 fevereiro , às 8h na areninha Sítio São João, no bairro Conjunto Palmeiras.

O momento será importante para aproximar a população do Poder Legislativo, e promover uma escuta qualificada das demandas da região por meio da Ouvidoria e do diálogo com os parlamentares. Os moradores também terão acesso a uma série de serviços essenciais ofertados pela Central da Cidadania e outros órgãos da Prefeitura de Fortaleza. Dentre eles, a emissão de documentos como Título de Eleitor, Bilhete Único, CPF, carteira de trabalho, cartão do idoso e Bilhetinho.

Sobre a Regional 9

Com uma população estimada em mais de 150 mil moradores, a Regional 9 está dividida em 3 territórios que reúnem 7 bairros. São eles: Ancuri, Barroso, Cajazeiras, Conjunto Palmeiras, Jangurussu, Parque Santa Maria e Pedras. Dentre os mais populosos estão o bairro Jangurussu, com mais de 50 mil habitantes, o Conjunto Palmeiras com mais de 36 mil e o Barroso com mais de 29 mil moradores.

Como opção de lazer e prática esportiva, a comunidade que reside na Regional 9 tem acesso à 12 areninhas. São elas:

• Areninha Barroso – Jardim Violeta
  • Areninha Barroso.
  • Areninha Beira Rio
  • Areninha Pedras
  • Areninha Santa Filomena
  • Areninha Santa Maria
  • Areninha Sítio São João
  • Mini Areninha Santa Rita
  • Mini Areninha Campo do Lions
  • Mini Areninha dos Cajueiros
  • Mini Areninha Jangurussu
  • Areninha Santa Rita

Os moradores também contam com praças e espaços de convivência que permitem a interação entre os moradores, a prática de atividades físicas, além de promover a geração de renda local por meio da venda de lanches, locação de serviços, entre outras.

A população da região também é assistida pelo Cuca Jangurussu. O equipamento possui uma infraestrutura com ginásio coberto, anfiteatro, teatro, pista de skate, piscina semi-olímpica, campo de futebol de areia, cine-teatro, salas de aula, estúdio de rádio e TV, laboratórios equipados para cursos de fotografia e espaço de artes cênicas.

A unidade oferta diversas atividades, desde práticas esportivas, cursos de artes (dança, teatro e música), cursos de formação (nas áreas de tecnologia, linguagens, ciência e educomunicação), além de oficinas e capacitações profissionalizantes, garantindo oportunidades para a juventude que reside na região.

Na área da educação, a Regional 9 conta com 26 escolas municipais, 2 escolas em tempo integral, 21 centros de educação infantil e 10 creches parceiras e uma unidade anexo. Já a rede municipal de saúde é composta por 12 unidades de atenção primária e uma Unidade de Pronto Atendimento, a UPA Jangurussu.

Na economia, além das lojas, bancos, serviços, bares e restaurantes, as feiras livres também movimentam o comércio local. Também tem como destaque a inovação do Banco Palmas, primeiro banco comunitário do País.

Meu Bairro, Nossa Câmara – 8ª edição
Quando: Sábado (24), das 8h às 13h