Doação de sangue: Hemoce marca presença no Renascer

09/02/2024 - Rochelle Nogueira

No evento, os doadores poderão se cadastrar para doação de medula óssea

O Hemoce, Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, ligado à Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), estará presente no evento Renascer, nos próximos dias 11 a 13 de fevereiro, das 9h às 17h, oferecendo um ponto de coleta de sangue temporário. Durante o evento, os voluntários terão a oportunidade de realizar doações e se cadastrar também para doação de medula óssea. O local do evento será o Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza, com entrada pela Rua Jaguaretama.

A participação do Hemoce no Renascer, um evento organizado pela Comunidade Católica Shalom há mais de duas décadas, é uma tradição que já dura mais de 20 anos. Desde que iniciou essa parceria em 2023, o centro já coletou 4.551 bolsas de sangue e registrou 621 novos cadastros para doação de medula óssea na Capital cearense. Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores do Hemoce, expressa gratidão pela oportunidade de participar mais uma vez do evento, destacando sua importância como um espaço de solidariedade. Ela convida todos os participantes do evento a visitarem o estande do Hemoce e contribuírem para salvar vidas.

Além do evento em Fortaleza, no dia 12 de fevereiro, durante o Renascer em Juazeiro do Norte, o Hemoce também estará presente para receber doações de sangue e realizar cadastros para doação de medula óssea, das 9h às 17h, na E.E.M Alaíde Silva Santos.

O que é necessário para doar?

É necessário estar em boa saúde, bem alimentado, pesar mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Menores de idade devem estar acompanhados de pais ou responsável legal, com o devido termo de consentimento assinado. Este documento pode ser obtido no site do Hemoce ou no estande do evento.

Funcionamento durante o carnaval

Durante o período de Carnaval, o horário de funcionamento do Hemoce será diferenciado. Em Fortaleza, a sede funcionará no sábado (10), das 7h às 16h, enquanto o posto de coleta da Praça das Flores estará aberto das 7h às 13h e das 14h às 16h. Nos dias 11, 12 e 13, apenas o posto de coleta temporário no Renascer estará em operação, das 9h às 17h. Na quarta-feira (14), a sede voltará a funcionar das 12h às 17h30 e o posto da Praça das Flores, das 12h às 16h.

No interior do Ceará, apenas o Hemocentro Regional de Sobral funcionará no sábado (10), das 8h ao meio-dia. Na terça-feira de Carnaval (13), o posto temporário no Renascer de Juazeiro do Norte estará recebendo doações das 9h às 17h. Na quarta-feira (14), os Hemocentros Regionais de Crato, Quixadá, Sobral e Iguatu, além do Hemonúcleo de Juazeiro do Norte, retomarão suas atividades a partir das 13h.