Programa Vida Nova é destaque na plenária desta quinta-feira, 8

08/02/2024 - Rochelle Nogueira

Os vereadores têm o tempo de até 10 minutos para debater assuntos pertinentes a população

Durante a sessão plenária realizada nesta quinta-feira, 8, pelo Grande Expediente, o vereador Didi Mangueira (PDT), pelo tempo da liderança do Executivo, destacou o lançamento do programa intitulado “Vida Nova”. O projeto apresentado na última sexta-feira, 2, pelo prefeito José Sarto (PDT), com investimentos na ordem de R$ 2 bilhões.

Didi Mangueira ressaltou que 90% das obras serão destinadas para a periferia. “O prefeito convidou todos os bairros da cidade para juntos com ele entregar o Programa Vida Nova. E, além de tudo que já está acontecendo nas periferias, como a entrega das Escolas de Tempo Integral, os Centros de Educação Infantil, Postos de Saúde, Areninhas, parques e microparques, ainda dará início a esse novo programa”, destacou o parlamentar.

O vereador Germano He-man (PMB) falou sobre a mensagem enviada pelo prefeito de Fortaleza, José Sarto Nogueira (PDT), e aprovada na Câmara Municipal de Fortaleza, concedendo o reajuste salarial aos professores de Fortaleza. “As crianças já voltaram para as salas de aulas. As famílias agradeceram o retorno”, disse. Ainda sobre educação, Germano ressaltou ainda a entrega da Escola Haroldo Braun Jorge Vieira, no bairro Vila União, que deve ocorrer após o Carnaval. “Só na Lagoa do Opaia já são três escolas entregues”, evidenciou.

Destacando os preparativos para o momento litúrgico da quaresma celebrada pela Igreja Católica, o vereador Jorge Pinheiro (PSDB) convidou a população para participar do Renascer, que inicia no dia 10 de fevereiro e termina na terça-feira, 13. “A Comunidade Católica Shalom promove há mais de 30 anos, no Ginásio Paulo Sarasate, o Renascer. Antes eram três dias de evento e agora passou a ser quatro dias iniciando no sábado com uma missa às 16h”, informou.

O vereador Julierme Sena (União Brasil) repercutiu no Grande Expediente sobre a violência urbana no Estado do Ceará. Segundo o parlamentar, o crime organizado está crescendo em decorrência de um sistema de segurança pública ineficaz e sem liderança. “Famílias sendo expulsas, carros incendiados, turistas assaltados e toque de recolher, prejudicando empresários, comunidade e a população cearense”, alertou.

Pelo tempo da liderança da oposição, o vereador Gabriel Aguiar (PSOL) falou sobre o despejo da rede de esgoto na orla de Fortaleza, com destaque para o caso da Praia de Iracema. Segundo ele, mesmo após declarações da Seuma e da Seinf informando que o problema foi solucionado, o problema ainda persiste.

Foto: Érika Fonseca