Vacina contra HPV: conheça os benefícios e o público alvo

07/02/2024 - Rochelle Nogueira

A vacina contra o HPV está disponível nos postos de saúde de Fortaleza para crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos, e públicos específicos

Vacinação contra Covid - Foto: André Lima

A vacinação contra o HPV é uma ferramenta poderosa na prevenção de infecções virais e doenças relacionadas ao HPV. O vírus que é comprovadamente ligado ao surgimento de câncer no colo do útero e atinge tanto mulheres quanto homens e pode ser combatido com a imunização.

Na rede de saúde, a vacina está disponível para crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos, grupos com condições clínicas especiais (vivendo com HIV/AIDS, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos) até os 45 anos; e mulheres em situação de violência sexual em qualquer idade. A vacinação acontece gratuitamente nos postos de saúde da cidade.

Sobre o HPV

O Papilomavírus Humano (HPV) é uma das infecções sexualmente transmissíveis mais comuns em todo o mundo, afetando milhões de pessoas anualmente. No entanto, apesar da prevalência do HPV, muitos desconhecem a importância da vacinação como uma medida importante de prevenção e redução da taxa de mortalidade pela doença.

Por que vacinar contra o HPV?

  1. Proteção Efetiva: As vacinas contra o HPV têm se mostrado altamente eficazes na prevenção de infecções causadas pelas cepas virais mais comuns associadas ao câncer cervical e outras condições relacionadas ao HPV.
  2. Benefícios a Longo Prazo: A vacinação contra o HPV não apenas protege os indivíduos vacinados, mas também contribui para a proteção da comunidade, reduzindo a disseminação do vírus e diminuindo a incidência de doenças relacionadas ao HPV.
  3. Segurança Comprovada: As vacinas contra o HPV foram submetidas a rigorosos testes clínicos e são consideradas seguras e bem toleradas. Os potenciais benefícios da vacinação superam amplamente os riscos associados a ela.

Onde se vacinar?

>> Nos postos de saúde de Fortaleza, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30;
>> Também aos fins de semana das 8h30 às 16h30, nos Postos de Saúde Mattos Dourado (Edson Queiroz) e Irmã Hercília (São João do Tauape).

Com informações da Prefeitura Municipal de Fortaleza
Foto: André Lima