Câmara outorga a Medalha Edson Queiroz ao empresário Philomeno Neto

06/02/2024 - Andre Barbosa Pinheiro

O outorgado, foi reconhecido pelo protagonismo no desenvolvimento econômico de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza homenageou, na noite desta terça-feira, 6, no Plenário Fausto Arruda, o empresário Francisco Philomeno Neto, com a entrega da Medalha do Mérito Industrial Edson Queiroz, por seus desempenho e dedicação no empreendedorismo em prol do desenvolvimento industrial e comercial e pelas ações na promoção dos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, na sociedade de Fortaleza. A Sessão Solene foi presidida pelo propositor da honraria, vereador professor Enílson (Cidadania) e pelo 1º vice-presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Paulo Martins (PDT), a convite do propositor, na sequência da solenidade, em nome do Presidente da Casa, vereador Gardel Rolim.

Além do propositor, do presidente da Sessão Solene e do homenageado da noite, dentre os presentes estiveram o deputado estadual, Felipe Mota (União); o vereador Erivaldo Xavier – Cônsul do Povo (PSDB); o vice-presidente da Fecomércio-CE, Cid Alves e o promotor de justiça Dr. Ricardo Rocha.

Philomeno Neto ladeado pelas autoridades da Sessão Solene

O propositor da Comenda, vereador Professor Enílson explicou a escolha de Philomeno Neto para receber a honraria e destacou as oportunidades geradas aos pequenos empreendedores por meio de seu protagonismo como empresário. “Hoje, o Philomeno representa uma categoria, um segmento de sucesso, em Fortaleza, que está abrindo portas para o pequeno empreendedor. Não é só o empreendimento da família do Philomeno, da geração passada que já empreendia, mas, hoje, o Philomento representa uma categoria que está dando oportunidade para os pequenos empreendedores e, isso reflete diretamente na economia de Fortaleza. A Câmara Municipal tem esse dever de reconhecer”, afirmou o Vereador.

Já o agraciado da noite, o empresário Philomeno Neto, falou do reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e os resultados alcançados. Além disso, o empresário destacou o foco no setor de confecção como meio de desenvolver a Cidade. “É um reconhecimento que a gente valoriza muito. Empreender não é muito fácil. Costumo dizer que a perseverança e o trabalho honesto, digno, acaba chegando ao resultado. O Centro Fashion é onde era a fábrica do meu avô e a gente teve essa iniciativa que casou com a questão da confecção e a gente ficou feliz com o resultado que deu e com toda a melhoria no entorno, pelo respeito a Jacarecanga. A gente tem muito a fazer. Acabei ficando focado nesse setor, a gente já vê outros empreendimentos nascendo, justamente para desenvolver Fortaleza que tem essa vocação da confecção”, ressaltou o homenageado.

Perfil do homenageado

Philomeno Neto é responsável por empreendimentos e obras bem-sucedidas e conectadas com as necessidades do mercado imobiliário. No setor de confecções, participou ativamente da criação e consolidação do Centro Fashion, empreendimento que fortaleceu o mercado de moda popular e ao mesmo tempo deu um novo olhar sobre o bairro Jacarecanga, região onde se situava a casa da família Philomeno Gomes, seus antepassados.

Atualmente, Philomeno Neto trabalha também em novos projetos de empreendimentos que ficarão prontos em breve por meio de parceria com empresários do ramo da moda, serviços, entre outros.

A Medalha

A Medalha Edson Queiroz é a honraria destinada a agraciar pessoa física ou jurídica que, em Fortaleza, se tenha destacado pelo empreendedorismo em prol do desenvolvimento industrial e comercial e pelas ações na promoção dos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.

Foto: André Lima