Prefeito José Sarto apresenta balanço do governo na Solenidade de abertura da Câmara Municipal

01/02/2024 - Ana Clara Cabral

A solenidade de abertura dos trabalhos da Câmara Municipal aconteceu na manhã desta quinta-feira (1º) com presença dos parlamentares da Casa, além de gestores e secretários do Município. Na ocasião, o prefeito José Sarto apresentou o balanço de governo, pontuando as principais ações realizadas durante seu mandato em diversas áreas como Educação, Saúde, Infraestrutura, Economia […]

A solenidade de abertura dos trabalhos da Câmara Municipal aconteceu na manhã desta quinta-feira (1º) com presença dos parlamentares da Casa, além de gestores e secretários do Município. Na ocasião, o prefeito José Sarto apresentou o balanço de governo, pontuando as principais ações realizadas durante seu mandato em diversas áreas como Educação, Saúde, Infraestrutura, Economia e Juventude.

“Fortaleza é a quarta capital do país. A maior capital do nordeste. A cidade que mais capacita mão de obra, que mais gera emprego, que tem a melhor qualidade da educação, que mais investe em juventude. São muitos desafios, tem muita coisa para melhorar, mas estamos caminhando sempre em frente. Estamos desenvolvendo nossa cidade, principalmente para quem mais precisa”, declarou.

Antes de apresentar números, o prefeito afirmou: “os resultados não são à toa. Tudo isso é fruto de muito planejamento, muita responsabilidade, muito compromisso. É nisso que eu acredito”.

Confira os destaques das ações pontuadas pelo prefeito José Sarto:

Educação

Conforme disse o prefeito no discurso, 29 novos centros de educação infantil já foram entregues na gestão. Já foram entregues também 13 novas escolas, sendo 10 de tempo integral. “Com esses equipamentos, estamos oferecendo ensino da melhor qualidade pras crianças e adolescentes que estão nos bairros onde as pessoas mais precisam”.

O gestor do Executivo aproveitou o espaço na tribuna para tranquilizar a categoria dos professores. “O piso está assegurado. É nossa obrigação. Eu tenho esse dever e jamais faltaria com esse compromisso. O sindicato sabe disso. E os professores conhecem meu estilo. Eu honro todos os meus compromissos, porque eu só assumo compromissos que posso cumprir. Com sensibilidade, mas também com responsabilidade. Estamos trabalhando numa proposta que vá além e atenda aos anseios dos nossos professores e professoras”, garantiu.

Saúde

Foi entregue o Gonzaguinha do José Walter e a promessa é que ainda neste ano sejam entregues o novo Gonzaguinha e o Frotinha de Messejana. Ainda, está sendo executado um pacote de investimentos na Atenção Básica de Fortaleza de R$ 130 milhões de reais. Também serão entregues 16 novos postos de saúde, 14 já estão em construção. Serão reformadas 96 unidades. 13 já estão prontas e 41 em obras. 9 postos de saúde serão construídos do zero, estando 6 em execução. Também foram convocados profissionais para reforçar as equipes com um chamamento de 91 médicos para a Atenção Primária de Saúde e a posse de 121 profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPs).

Infraestrutura

“O Proinfra é mais uma demonstração do trabalho que temos feito na periferia, que não tem a mesma visibilidade das obras que estão próximas às grandes avenidas, mas são tão importantes ou mais, pois estamos levando vida nova para as pessoas que mais precisam, onde elas mais precisam.

Desde o início da gestão, 735 ruas já foram beneficiadas em comunidades com baixo índice de desenvolvimento humano, nos bairros São Bento, Siqueira, Canindezinho, Jangurussu, Pedras e Ancuri. Essas 735 ruas representam mais de 112 mil famílias que agora estão morando com mais dignidade, acessibilidade e qualidade de vida.

Juventude

Foi inaugurado o Cuca Pici e está sendo construído um novo Cuca no Grande Mucuripe. Mais de 800 mil jovens já foram atendidos por programas e projetos de esporte, capacitação, lazer e cidadania realizados pela prefeitura de Fortaleza.

De acordo com o prefeito, desde que foi iniciado o Passe Livre Estudantil, mais de 3 milhões de passagens gratuitas já foram concedidas. Ao todo, foram 3.023.065. “Isso é um marco da nossa cidade. Uma conquista. É incentivo à educação, é enfrentamento à evasão escolar. Acima de tudo, é inclusão social”.

Economia

O Fortaleza Capacita já formou mais de 60 mil pessoas com cursos gerenciais, em convênio com o Sebrae Ceará. O Fortaleza Mais Futuro contabiliza mais de 9 mil pessoas beneficiadas com cursos profissionalizantes em parceria com Senai e Senac. O Nossas Guerreiras já beneficiou 9.037 mulheres empreendedoras com crédito orientado de até R$ 3 mil. Com o Meu Bairro Empreendedor, a Prefeitura está fortalecendo a economia dos bairros e requalificando vias que têm forte vocação para o comércio.

Habitação

A Prefeitura realiza atualmente o maior programa de regularização fundiária da história de Fortaleza, o Reurbfor. Já foram entregues mais de 2.800 papéis da casa, preferencialmente em nome da mulher da família.

Concursos Públicos

O Município nomeou mais de 2.500 novos servidores aprovados em concursos. Na Educação, 1.821 já foram nomeados e são parte do quadro funcional. Na secretaria de Finanças, foram 50 vagas para auditores e analistas fazendários. 40 já foram nomeados. Para o instituto doutor José Frota, já foram convocados 471 profissionais de concursos passados. Para a saúde mental, 121 profissionais já foram nomeados. Também foram nomeados 28 profissionais para a Controladoria Geral do Município, Habitafor e Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão.

Ainda há concurso em andamento. É o caso do concurso da Guarda Municipal, com mil vagas. Também da AMC, que oferta 128 vagas. Além desses, os concursos que estão por vir: já foi lançado o edital da Saúde, com 2.241 vagas. E em breve, será lançado o edital do Instituto de Planejamento de Fortaleza, o Iplanfor, com 60 vagas.

Conclusões finais

Por fim, o prefeito José Sarto declarou: “há muito para avançar. Fortaleza ainda tem muitos problemas, mas estamos trabalhando para resolver e para superar. Nosso governo tem compromisso. Nosso governo tem palavra. Eu apresentei um conjunto de ideias para os fortalezenses. Assumi compromissos com a cidade e estou cumprindo. Já alcançamos 75% das metas do nosso plano de governo. Vamos aumentar ainda mais o ritmo de trabalho para chegar a 100% das metas do nosso plano de governo e vamos ultrapassar porque fortaleza precisa e porque Fortaleza merece. Contem com isso.

Foto: JL Rosa