Câmara outorga a Medalha Boticário Ferreira ao advogado Rafael Sá

07/12/2023 - Andre Barbosa Pinheiro

O outorgado, foi reconhecido pelos serviços prestados à advocacia de Fortaleza e à Agência Reguladora do Estado do Ceará (ARCE)

A Câmara Municipal de Fortaleza outorgou, na noite desta quinta-feira, 7, no Plenário Fausto Arruda, o advogado e conselheiro da ARCE, Francisco Rafael Duarte Sá, com a Medalha Boticário Ferreira, maior Comenda oferecida pelo Legislativo Municipal, por seus desempenho e dedicação nas suas atividades em prol da sociedade de Fortaleza. A Sessão Solene foi presidida pelo Vereador propositor da homenagem, vereador Raimundo Filho, em nome do Presidente da Casa, Vereador Gardel Rolim (PDT).  

Além do propositor e do homenageado, dentre os presentes, também compuseram a mesa, o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio; a secretária de Estado dos Direitos Humanos, Socorro França; o Deputado Federal Eduardo Bismarck; a Deputada Estadual Lia Gomes; o Deputado Estadual Marcos Sobreira; o presidente da Agência Reguladora do Estado do Ceará (ARCE), Hélio Winston Leitão e o ex-prefeito de Aquiraz e Eusébio, Edson Sá. 

Propositor da honraria, o vereador Raimundo Filho falou do impacto social da atuação do homenageado, no serviço público. “É um homem que tem dedicado sua vida ao serviço público e ao desenvolvimento permanente da sociedade cearense. Temos o privilégio de agraciar esse grande cidadão, com a Medalha boticário Ferreira, a mais alta honraria da câmara Municipal de Fortaleza. Serviu como secretário geral da Comissão de estudos Constitucionais da Ordem dos Advogados do Brasil. Foi secretário de Planejamento e de administração do Município de Aquiraz. Atualmente é conselheiro do Conselho Diretor da Agência Reguladora do Estado do Ceará (ARCE). A Câmara Municipal de Fortaleza reconhece sua sabedoria, atitudes e trabalho de grande impacto social”, disse o Vereador. 

Outorgado da noite, o advogado Rafael Sá enfatizou o reconhecimento, como uma lembrança de suas responsabilidades no cumprimento de sua missão e do seu propósito. “Recebo esta homenagem, com muita humildade. Consciente de que esta Medalha carrega a responsabilidade de me manter vigilante em dar o meu melhor, prestando um serviço de excelência, na sociedade, seja na advocacia, na ARCE, ou, onde eu estiver. Encerro essas palavras, com o compromisso de permanecer entusiasmando e continuar trabalhando para um Ceará, uma Fortaleza e uma região metropolitana mais justa e próspera. Essa Medalha é um lembrete da missão e do propósito que tenho pela frente e da responsabilidade que carrego”, ressaltou o homenageado. 

O Homenageado 

Filho do ex-prefeito do Eusébio e de Aquiraz, Edson Sá, e de Eneuda Moura Duarte, o advogado e empresário Rafael Sá nasceu em Fortaleza, no dia 04 de outubro de 1982. Casou-se em 2009 com Liana Távora Campos Sá, com quem tem dois filhos: Rafael, de 10 anos e Sara, de 7 anos.  

Ele é graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza (2006) e pós-graduado no Curso de Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Vale do Acaraú. Advogado militante desde 2006. Além disso, é sócio fundador do Escritório jurídico, ARN — Advocacia e Consultoria no período de 2006/2013. Foi Secretário-Geral da Comissão de Estudos Constitucionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE) nos anos de 2007 a 2012, Secretário de Planejamento do Município de Aquiraz no período de 2009 a 2012 e Secretário de Administração do Município de Aquiraz no ano de 2017 até abril/2019.  

Atualmente é um dos fundadores do escritório ALCIMOR, SILVEIRA, FIGUEIREDO, SÁ ADVOGADOS, com sedes nas cidades de Fortaleza, São Paulo e Brasília e Conselheiro do Conselho Diretor da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce).