Câmara de Fortaleza celebra o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino
if (has_excerpt()): ?>Em Sessão Solene, o Legislativo Municipal homenageou mulheres empreendedoras, por iniciativa do Vereador Juscelino Pinheiro

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) realizou na tarde desta segunda-feira, 20, no Plenário Fausto Arruda, uma solenidade em homenagem ao Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, celebrado anualmente, em 19 de novembro. Na ocasião, empreendedoras que representam a força das mulheres na economia, receberam certificados de reconhecimento pelo empenho e dedicação, em seus empreendimentos, que movimentam a economia, em Fortaleza. A Sessão Solene foi presidida pelo propositor da solenidade, Vereador Juscelino Pinheiro, em nome do Presidente da Casa, Vereador Gardel Rolim (PDT).
Além do propositor da homenagem, dentre os presentes, estiveram ainda, a vice-presidente da Rede Memorial Fortaleza, Maria de Lourdes Oliveira da Silva; coordenadora da Feira Mulheres Empreendedoras – CRJ, Maria Regilene Dias Teixeira; gestora da Anali Supermercados, Maria Irlandia Pinheiro e a empreendedora social no Movimento Saúde Mental, Natália de Sousa Martins.
Propositor da solenidade, o Vereador Juscelino Pinheiro falou da oportunidade de homenagear as mulheres empreendedoras e destacou a necessidade de mais incentivo aos empreendimentos de iniciativa feminina. “Dia dezenove de novembro é uma data internacional, que comemora o Dia Internacional da Mulheres empreendedoras. É uma época de se homenagear essas pessoas que tanto trabalham, que têm uma luta e que vêm crescendo no nosso País. Segundo pesquisas, o Brasil possui dez milhões de mulheres empreendedoras. Desse número, trinta e seis por cento dessas empreendedoras estão no Ceará. É uma oportunidade da Câmara dos Vereadores de homenagear essas mulheres e ver que, mesmo já com muitas conquistas, ainda tem muita coisa a se conquistar. Ser empreendedor no Brasil, não é fácil, tem algum incentivo, mas, precisamos de mais”, ressaltou o Vereador.
Representando as homenageadas da tarde, a empreendedora social no Movimento Saúde Mental, Natália de Sousa Martins enfatizou a importância do reconhecimento ao empreendedorismo feminino, pela Câmara Municipal e da data para o fortalecimento da luta feminina no empreendedorismo. “Fico muito grata por essa oportunidade de estar aqui, na Câmara Municipal, sendo reconhecida, principalmente, por um homem, o Vereador Juscelino Pinheiro, que está levantando essa bandeira do empreendedorismo feminino e, homenageando tantas mulheres. Mulheres da periferia, que estão ali empreendendo, levando para as suas casas esse sustento. O empreendedorismo feminino é algo pra se multiplicar, pra valorizar, pra contratar. Muitas mulheres que hoje, têm os seus empreendimentos, conseguem ajudar outras mulheres e, esse, é o grande ganho, mulheres que apoiam mulheres. Então, ter esse Dia do Empreendedorismo Feminino, fortalece, ainda mais, essa luta que é de todas nós”, afirmou a empreendedora.
Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino
Em 19 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. A data, comemorada em 144 países, foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2014 como marco para valorização das mulheres protagonistas no campo empresarial.
Foto: Mateus Dantas