População da Sapiranga recebe 6ª edição do projeto Meu bairro, Nossa Câmara
if (has_excerpt()): ?>O evento incluiu a oferta de serviços e a participação ativa da população na discussão das demandas do bairro.

Aconteceu neste sábado, 11, a sexta edição do projeto “Meu bairro, Nossa Câmara” na Praça Senhor do Bonfim, localizada na avenida Evilásio Almeida de Miranda, situada no bairro Sapiranga. Localizado na Regional 7, o encontro tem desempenhado papel importante na promoção de uma relação mais próxima entre a população local e a Câmara Municipal de Fortaleza.
Ao oferecer uma oferta de serviços e condução de uma escuta ativa por meio da Ouvidoria, a comunidade teve a oportunidade de exercer plenamente sua cidadania. Durante o evento, foram apresentadas as principais demandas do bairro, proporcionando um canal direto para que os cidadãos expressassem suas preocupações e contribuíssem para o aprimoramento da qualidade de vida na região.
Ao percorrer as seis edições do projeto “Meu Bairro, Nossa Câmara”, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Gardel Rolim (PDT), ressaltou que o sentimento é positivo, sendo marcado pela sensação de dever cumprido. “Pensamos em aproximar a Câmara Municipal do cidadão para poder ouvi-los, trazer além dos vereadores os servidores para esse contato direto com os fortalezenses. Percebemos em mais uma edição que a população aderiu ao nosso projeto. Só nessas seis edições conseguimos ouvir mais de 10 mil pessoas”, atentou o parlamentar.
O parlamentar ressalta ainda que a sensação é de estar no caminho certo, e também de responsabilidade por se comprometer visitar as 12 Regionais de Fortaleza. “Vamos concluir essa primeira etapa e pensar como poderemos continuar melhorando esse projeto. A missão é percorrer as 12 regionais com o desejo de continuar fazendo pois isso tem engrandecido o nosso trabalho, nosso dia a dia e tem motivado os vereadores a trabalhar por Fortaleza tornando-a mais justa e mais fraterna” disse.
O prefeito de Fortaleza, José Sarto Nogueira, reforçou a integração entre os poderes executivos e legislativo nesse pacto de integrar as atividades municipais com os anseios da população local e do entorno. “Importante essa integração dos vereadores com as pessoas dos bairros visitados. Aqui recebemos queixas, agradecimentos, soubemos dos problemas e, a cereja do bolo, simultaneamente prestamos serviço. As vezes a pessoa trabalha a semana toda e tem essa oportunidade de buscar atendimento mais próximo da sua casa”, contou o prefeito.
O sucesso do projeto, evidenciado pela participação de mais de 10 mil pessoas, reflete a adesão da população nas edições anteriores. Dona Auriana Souza, 54 anos, doméstica, moradora antiga do bairro Sapiranga, foi uma das participantes do evento. “Estou achando maravilhoso. Acho até que deveria acontecer mais vezes aqui no bairro. Fui atendida no CRAS , peguei uma muda de plantar e agora vou fazer uma limpeza de pele e pretendo fazer a minha sobrancelha. Vou sair daqui lindíssima”, ressaltou.
Outra que veio prestigiar o evento foi a doméstica Maria José Moreira, 59, com sua muda de plantas ela veio em busca de mais serviços. “Estou querendo me vacinar contra a covid e gripe. Além disso vim trazer o cachorrinho da minha filha para a vacina contra a raiva”, comentou Maria.
Além de todos os serviços já proporcionados pela Casa do Povo, a Procuradoria da Mulher esteve presente ao evento divulgando a nova atividade que a Câmara possibilita às mulheres no Legislativo.
O evento contou com a participação do presidente da Câmara Municipal, Gardel Rolim (PDT) e dos vereadores Paulo Martins (PDT), Claudia Gomes (PMDB), Professor Enilson (Cidadania), Carlos Mesquita (PDT), Iraguassú Filho (PDT) (e Luciano Girão (Progressista).
Veja quais serviços foram ofertados na Sapiranga:
- Ouvidoria da CMFor
Escuta ativa da população, com a formalização de sugestões que serão encaminhadas aos parlamentares. - Emissão de documentos
Título de eleitor, Bilhete Único, CPF, carteira de trabalho, cartão do idoso e Bilhetinho. - Atendimento
Consulta do IPTU, SPC, infrações de trânsito, Cadastro Único, atendimento para dúvidas trabalhistas, oficinas, orientações sobre o MEI e Feira de Negócios para pequenos empreendedores. - Saúde
Vacinação, teste de glicemia, aferição de pressão e esclarecimento de dúvidas sobre o câncer de próstata (Novembro Azul) - Educação
EPFOR: contribuir para qualificação, aperfeiçoamento e treinamento dos vereadores, servidores, assessores e cidadão em geral, a fim de engrandecer as atividades institucionais do Poder Legislativo e aproximar a sociedade do Parlamento. E a Biblioteca José de Alencar para consultas de publicações do Legislativo Municipal, oferta de cursos gratuitos da Escola do Parlamento (EPFor) e palestras, minicursos da Faculdade CDL e orientações da Escola de Trânsito. - Cultura e lazer
Oficinas de dança, músicas, apresentações de teatro, oficinas de grafite e atividade recreativas para crianças. - Cuidados para o seu pet
Testagem para calazar, vacinação antirrábica e atendimento veterinário. - Procuradoria da Mulher
Orientações e agendamento de atendimento às mulheres vítimas de qualquer tipo de violência, discriminação e direitos à igualdade de gênero. - Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica
O EDHAL ofertará orientação jurídica para demandas individuais, espontâneas e coletivas, além de acompanhar os casos, mediante agendamento.
Foto: Mateus Dantas