Ouvidoria recebe demandas da população do bairro Sapiranga

11/11/2023 - Andre Barbosa Pinheiro

Na ocasião foram recebidas demandas e sugestões dos moradores locais, com o objetivo de serem contempladas pelos vereadores do Legislativo Municipal.

O Serviço de ouvidoria da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) atuou na sexta edição do projeto “Meu bairro, nossa Câmara”, realizado neste sábado, 11, na Praça Senhor do Bonfim, na avenida Evilásio Almeida de Miranda, no bairro Sapiranga (Regional 7). Na ocasião foram recebidas demandas e sugestões dos moradores locais, com o objetivo de serem contempladas pelos vereadores do Legislativo Municipal. 

A moradora da Sapiranga, dona Flávia Benevides, há bastante tempo vem tentando resolver uma demanda do imóvel de sua mãe e que encontrou na Ouvidoria da Câmara, uma esperança para sua solicitação.

“Minha mãe tem oitenta anos de idade e é aposentada do IPM. De acordo com a lei de direitos dos servidores públicos, ela teria direito à isenção do IPTU e ela sequer sabia que o imposto estava sendo cobrado. Como ela tem uma deficiência visual grave, o deslocamento dela é mais complicado. Então eu estou aqui, falando por ela, em busca de ajuda. Fiquei sabendo que aqui, há o serviço de ouvidoria e vou levar essa demanda, na esperança de que seja solucionada. Com certeza é uma forma de ajudar a população”, afirmou a moradora. 

Quem também teve sua solicitação registrada, foi a dona Evimarli Barbosa.  Mãe de três filhos, a moradora do bairro apontou que buracos nas vias da Sapiranga, têm prejudicado a circulação não só dos carros, mas também, dos transeuntes, além de causar acidentes, inclusive, a um de seus filhos, como relatou.

“Eu vim sugerir o reparo de diversos pontos das ruas do nosso bairro, que estão cheias de buracos. A gente precisa que as ruas sejam consertadas, que esses buracos sejam tapados, pois eles estão prejudicando muito os moradores da Sapiranga. Tem havido muitos acidentes, não só com os carros, motos, mas também com quem anda nas ruas, seja a pé ou até de bicicleta, como foi o meu caso com meu filho. Graças a Deus não aconteceu o pior. Então, eu vim pedir melhorias nas nossas ruas, com asfalto e tapa buraco”, ressaltou a Evimarli. 

O servidor Matheus Araújo, que atua no atendimento da Ouvidoria da Câmara Municipal de Fortaleza, falou do objetivo da Ouvidoria na praça e como o serviço é ofertado à população.

“A Ouvidoria da Câmara tenta viabilizar o atendimento ao cidadão, das mais diversas formas. Nós também direcionamos algumas demandas ao Escritório de Direitos Humanos. Os nossos atendimentos são feitos de forma presencial e online. No Meu bairro, nossa Câmara, além do atendimento no balcão, nós contamos com o apoio de agentes, que circulam pela praça, registrando as demandas dos cidadãos. Nós registramos as demandas no sistema próprio da Ouvidoria, onde geramos um relatório interno, que é fornecido aos demais departamentos pertinentes, a fim de que todas as demandas possam ser contempladas”, explicou o servidor. 

Além do atendimento realizado nas comunidades das Regionais de Fortaleza, a Ouvidoria da Câmara Municipal de Fortaleza, segue com os seus serviços na própria Casa Legislativa, visando fortalecer o relacionamento entre o Legislativo Municipal e o Cidadão. É uma atuação estratégica para solucionar de forma célere e eficaz, as demandas da população.  

Foto: Mateus Dantas