Solenidade comemora 40 anos da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores

27/09/2023 - Rochelle Nogueira

A sessão solene é de autoria do vereador Dr. Vicente (PT)

Em alusão a Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – SOBRAMES, em alusão aos 40 anos de fundação da entidade no Estado do Ceará, a Câmara Municipal de Fortaleza realizou na tarde desta quarta-feira (27), no plenário Fausto Arruda, um encontro comemorativo. O evento é de autoria do vereador Dr. Vicente (PT) por meio do requerimento nº 4489/2023.

O vereador Dr. Vicente ressalta a importância da instituição que, como médicos, já tem grande representatividade para a sociedade e que agora colabora com a área educacional. “Estamos comemorando os 40 anos da Sobrames do estado do Ceará e esses médicos estão se unindo para fomentar a nossa literatura. Isso é a ciência junto com a cultura e isso é muito importante para o conhecimento de todos. Hoje temos aqui médicos que tem livros escritos, poesias, contos publicados e essa atividade tem colaborado também com a nossa sociedade”, relatou.

O presidente da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, Dr. Raimundo José Arruda Bastos, um dos homenageados na sessão solene, destacou que a entidade cultiva a empatia, o humanismo e a relação médico-paciente.

“Como presidente da Associação Brasileira de Médicos Escritores Regional do Ceará e atualmente ocupando a presidência da Sobrames Nacional, foi com muita alegria que recebemos essa homenagem solicitada pelo Dr. Vicente. A Sociedade Brasileira de Médicos Escritores é uma entidade que congrega médicos que são escritores poetas, escrevem livros literários, não científicos. Aqui no Ceará temos uma média de cento e dez médicos na nossa entidade e no Brasil temos mais de cinco mil médicos escritores. Além deles, congregamos estudantes escritores”, relatou.

Durante a sessão solene foi lançado uma antologia comemorativa em alusão aos 40 anos da instituição, intitulada Lampejos da Memória, o livro traz obras que marcaram a história da SOBRAMES ao longo das quatro décadas.

Homenageados

1. Emanuel de Carvalho Melo.
2. Raimundo José Arruda Bastos.
3. Marcelo Gurgel Carlos da Silva.
4. Francisco das Chagas Dias Monteiro (in memoriam), representado por seu filho, Dr. Manuel Carlos Monteiro.
5. Orlania Dutra de Oliveira Sobreira.
6. Walter Gomes de Miranda Filho.
7. Celina Côrte Pinheiro (in memoriam), representada por seu filho, Fernando Corte Pinheiro.
8. Dr. José Maria Chaves.

Composição da mesa:

Presidente e Propositor desta Sessão Solene, vereador Doutor Vicente;
Secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará, Dra. Sandra Maria Nunes Monteiro; presidente da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, Dr. Raimundo José Arruda Bastos; presidente da Academia Cearense de Médicos Escritores, Dr. Wellington Alves; Membro da Academia Cearense de Letras, Dr. Flávio Leitão; membro da Academia Cearense de Medicina, Dr. Marcelo Gurgel; membro da Academia Fortalezense de Letras, Dr. José Maria Chaves; membro da Associação Médica Cearense, Dr. Álvaro Nogueira Neto.

Sobre a Sobrames

Fundada em 1982, a SOBRAMES Ceará é uma organização que se destaca pelo seu trabalho de unir a medicina e a literatura. A SOBRAMES tem sido uma plataforma fundamental para médicos e profissionais da saúde que também nutrem paixões literárias, onde eles podem compartilhar suas experiências, conhecimentos e sentimentos.

Fortaleza, CE. 27.09.2023: Sessão Solene em homenagem à Sociedade Brasileira de Médicos Escritores - SOBRAMES, em alusão aos 40 anos de fundação da entidade no Estado do Ceará (Mateus Dantas/CMFOR)

Foto: Mateus Dantas