EPFOR está com inscrições abertas para palestra “Surdos e Poder Público: políticas e direitos linguísticos para pessoas surdas”

18/09/2023 - Andre Barbosa Pinheiro

O evento acontece terça-feira 26, via Google Meet, em virtude do Dia Nacional do Surdo, celebrado na mesma data.

A Escola do Parlamento da Câmara Municipal de Fortaleza (EPFor) realiza na terça-feira, 26, das 18 às 20h, a palestra “Surdos e Poder Público: políticas e direitos linguísticos para pessoas surdas”. A aula será ministrada pela professora, doutora e pesquisadora surda da (UFC, UFSC e UECE), Kátia Lucy Pinheiro, na modalidade on-line, por meio da plataforma digital, Google Meet.

Dentro da temática, a palestrante abordará como as políticas públicas devem ser pensadas de forma efetiva para a pessoa surda, bem como a necessidade de adaptações e atenção específica, além de discutir as condições objetivas de plenitude da cidadania dos surdos brasileiros, assim como elas são para quem não tem deficit de audição, no Brasil. O objetivo é tratar daquilo que se pode e se deve fazer além da afirmação da linguagem dos surdos.

O servidor e responsável pelo ciclo de palestras da EPFOR, Sávio Mota, falou sobre a proposta das aulas ofertadas pelo Ciclo de Palestras da Escola e das estratégias adotadas como atrativo às aulas.

“O Ciclo de Palestras nasceu sob a perspectiva de uma Escola do Parlamento aberta ao público, já que a CMFor é a ‘Casa do Povo’. Desde antes da pandemia, mas, sobretudo, a partir das mudanças que ela acelerou, a modalidade online teve grande adesão junto à maioria da população e adotamos esse modelo para incentivar os debates que movimentam nossa democracia e animam o parlamento, além de buscar ser o mais informativo possível. Por terem regularidade semanal, a ideia é, a cada temporada, trazer à luz uma ampla variedade de temas com relevo e interesse públicos, seja por um olhar mais técnico ou acadêmico, seja pelo viés das demandas sociais e do dia a dia de todos”. Disse Sávio Mota.

Perfil da Palestrante

Profª. Dra. adjunto IV, da UFC – Universidade Federal do Ceará de Libras, Libras V, Políticas linguísticas, estágios em Libras como L1 e L2, tradução e interpretação e dentre outros. Colaboradora do Inventário da Língua Brasileira de Sinais da Região de Fortaleza – Ceará. Doutora de PGET – Pós-Graduação em Estudos da Tradução da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina (2020). A mesma instituição, foco inclui as Políticas Linguísticas. Integro o Grupo de Pesquisa do CNPQ, Corpus de Libras, sob a coordenação de Ronice Müller de Quadros. Fui professora da Universidade Federal do Piauí. Sou Interprete e tradutor de L. portuguesa para Libras e de duas línguas de sinais. Sou coordenadora de grupo de trabalho de tradutor e intérprete surdo e guia-intérprete surdo de línguas da Febrapils. Representante do Movimento Surdo no Ceará e movimento de mulheres surdas e surdacegas. Instragam: @thekalupinheiro

Palestra: “Surdos e Poder Público: políticas e direitos linguísticos para pessoas surdas”

Ministrante: Kátia Lucy Pinheiro

Data: 26/09/2023 (terça-feira)

Horário: das 18h às 20h

Duração: 2 horas

Inscrições aqui

Mais informações em: epfor.cmfor.ce.gov.br

Foto: Evilázio Bezerra