Câmara homenageia Guarda Municipal de Fortaleza por seus 64 anos
if (has_excerpt()): ?>Em Sessão Solene, a Casa Legislativa prestou homenagem aos representantes da Instituição.

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) homenageou a Guarda Municipal de Fortaleza por seus 64 anos. A Solenidade aconteceu na noite desta segunda-feira, 18, no Plenário Fausto Arruda. Na ocasião, representantes da Instituição foram homenageados com certificados de reconhecimento pelos serviços prestados à população fortalezense. A Sessão Solene foi presidida pelo propositor da honraria, Vereador Professor Enílson (Cidadania), em nome do Presidente da Casa, Vereador Gardel Rolim (PDT). Além do parlamentar já citado, dentre os presentes, estiveram, ainda, o Vereador Wellington Sabóia (PMB), o Secretário Municipal de Segurança (SESEC), Coronel Holanda, o diretor-geral da Guarda Municipal de Fortaleza, Inspetor Marcílio Távora, o Coordenador das Inspetorias Cidadãs (COINSP), Inspetor Macêdo, a presidente do Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Débora Marques e o Subinspetor Lobão, da Guarda Municipal de Fortaleza, representando os homenageados.
O propositor da honraria, Vereador Professor Enílson (Cidadania) falou das diversas áreas de atuação da Guarda Municipal de Fortaleza e os destaque alcançados pela Instituição, em especial, no cenário atual, na Capital Cearense. “O que antes era tido apenas como uma segurança patrimonial, hoje ela exerce, em várias áreas de segurança pública, seja escolar, seja ambiental, seja CDC, hoje a Guarda é completa. Vem crescendo ainda mais. Vão receber daqui a pouco, mais mil servidores e só quem vai ganhar é o cidadão de Fortaleza. A Guarda vem se destacando em várias áreas, não só na escolar, que está fazendo com maestria, mas nós tivemos agora, também, um trabalho com as mulheres, com a Maria da Penha, onde também vem se destacando. Também o GTAM e o GOE que vêm batendo recorde de prisões, recuperam carros roubados, nas abordagens pessoais, tirando de circulação, armas”, disse o Propositor da homenagem.
O Secretário Municipal de Segurança (SESEC), Coronel Holanda destacou o aumento do efetivo da Guarda como fator que eleva a Instituição para a segunda colocação no País e comemorou o reconhecimento recebido, ressaltando a proximidade e atuação da Guarda junto ao cidadão fortalezense. “São sessenta e quatro anos de serviços prestados à população de Fortaleza e, cada vez mais, a Guarda assume esse papel de relevância dentro da segurança da nossa Cidade. Não à toa, hoje, com esse concurso que o prefeito Sarto autorizou, fará da Guarda Municipal de Fortaleza a segunda maior Guarda Municipal do Brasil. A Guarda Municipal comemora seus sessenta e quatro anos, cada vez mais, presente na nossa Cidade, quer seja nas praças, nas viaturas, motocicletas, bicicletas, no calçadão, no entorno das nossas lagoas, nos polos de lazer da nossa Cidade. A ideia é essa, que a Guarda Municipal esteja mais próxima e atuante, em nome da segurança da Nossa Cidade”, ressaltou o Titular da Pasta da Segurança Municipal.
Já o diretor-geral da Guarda Municipal de Fortaleza, Inspetor Marcílio Távora falou da contribuição da Guarda para a segurança pública de Fortaleza nos sessenta e quatro anos de atuação, não apenas do patrimônio da Cidade, mas também, das pessoas, nas diversas áreas de atuação da instituição. “A Guarda Municipal vem trabalhando, ao longo dos anos, para consolidar seu nome e a contribuição que vem dando para a segurança pública do nosso Município. Além do trabalho da segurança dos equipamentos municipais, temos também, equipes específicas para atuar nos terminais de transporte coletivo da Cidade, serviços municipais, principalmente, a fiscalização à proteção ambiental, à segurança ambiental da nossa Cidade, segurança do trânsito, salvamento aquático, segurança escolar, no campo, com a segurança e proteção comunitária, a nova política Maria da Penha de segurança Às mulheres, moto patrulhamento nas células de proteção comunitárias e o grupo de operações especiais”, destacou o Inspetor Távora.
História da Guarda Municipal de Fortaleza
A Guarda Municipal de Fortaleza foi criada em 10 de julho de 1959, na gestão do prefeito Manuel Cordeiro Neto, com a missão de proteger o patrimônio público e os fortalezenses.
À época, 150 servidores formavam o efetivo. Atualmente, são 2.161 agentes, sendo 209 inspetores, 659 subinspetores e 1.293 guardas. A Guarda Municipal consolida o seu papel de proteger os cidadãos, com inspetorias cidadãs e especializadas, por meio de estratégicas educativas, preventivas e ostensivas desenvolvidas nos parques, praças, prédios públicos, praias, terminais de ônibus e eventos.
Foto: André Lima