“Meu bairro, nossa Câmara”: Ouvidoria promove escuta ativa da população

16/09/2023 - Anna Regadas

Além da escuta ativa e qualificada, a Ouvidoria realizou pesquisa com a comunidade do Grande Bom Jardim.

Estar mais perto da população, compreender as suas demandas, ouvir as suas reivindicações, sugestões. Esse é o objetivo da Ouvidoria da Câmara Municipal de Fortaleza, que tem visitado os bairros da Capital no projeto “Meu bairro, nossa Câmara”, facilitando o acesso dos cidadãos na busca por seus direitos e exercício da sua cidadania. Neste sábado, 16, foi a vez da Regional 5 e do bairro Bom Jardim receber a 4º edição do projeto.

O presidente Gardel Rolim (PDT) destacou a importância da aproximação da Câmara com a população. “É com muita alegria que chegamos à Regional 5, especificamente no bairro Bom Jardim. E a gente vem com o mesmo intuito, estar perto do cidadão, poder ouví-los, entender quais são os anseios, as críticas, reclamações e sugestões. A ideia é a gente compilar toda essa escuta especializada para poder traduzir isso em benefício para a população de Fortaleza”, ressaltou.

Ao procurar a Ouvidoria, a senhora Maria Brito Silva, 72 anos, solicitou a instalação de assentos cobertos nas paradas de ônibus do bairro, em especial na avenida Oscar Araripe. “Não posso ficar muito tempo em pé, tenho osteoporose e hérnia de disco. E a gente fica esperando cerca de 40 minutos, no sol quente, o ônibus. Então é muito bom estarem aqui hoje”, afirmou a aposentada, destacando que espera ser atendida na sua demanda.

Elizandra Araújo, servidora da Ouvidoria explicou um pouco do trabalho que foi realizado durante o evento. “Nós realizamos uma pesquisa, com perguntas relacionadas à Câmara, ao trabalho que é feito pelos vereadores e ai explicamos como funciona. As pessoas puderam fazer reclamações ou sugestões, até mesmo em relação ao evento, pois aí no próximo já vai estar melhor. E também recebemos demandas em relação à melhorias no bairro, principalmente na área da saúde, que serão enviadas aos vereadores”, relatou.

O serviço de Ouvidoria da Câmara de Fortaleza, utilizou tablets para a realização de pesquisas e painéis interativos com jogos e apresentações sobre a cidade. Tanto a pesquisa, como as demandas acolhidas durante o evento serão compiladas em um relatório completo, e encaminhadas aos parlamentares. 

Quem aproveitou o momento também para fazer solicitações em benefício da comunidade foi o professor e morador do bairro Paulo Maia. “Nós precisamos de melhorias. precisamos melhorar a saúde, os pavimentos que estão a desejar, algumas ruas, que precisam de melhorias”, apontou.

Os vereadores Didi Mangueira (PDT), Kátia Rodrigues (Cidadania) e Marcelo Lemos (União Brasil) também destacaram a importância da escuta ativa e qualificada da população por meio da Ouvidoria e do contato direto com os vereadores:

“É poder encurtar essa distância entre o Poder Legislativo e comunidade, a periferia. Então a Ouvidoria, a Câmara estar aqui hoje ouvindo as pessoas, prestando um serviço é muito importante, pois a gente vai poder responder depois”, afirmou Didi Mangueira.

“A importância que tem a Ouvidoria, pois ela escuta o cidadão e traz para a gente a responsabilidade de entender e acolher a demanda de cada um. É um trabalho que fazem com muita excelência. E você vê aqui a comunidade toda presente, participando, dialogando com os vereadores”, destacou Kátia

“A Ouvidoria é quem vai ouvir a comunidade e levar para os vereadores. Um projeto de lei pode ser criado aqui hoje com as demandas apresentadas pela população à Ouvidoria. Então essa é a importância de estarmos aqui hoje, com 100% da presença da comunidade do Bom Jardim. É a Casa do Povo, perto do povo”, ressaltou Marcelo Lemos.

16-09-2023 Meu bairro, nossa câmara - Bom jardim (Érika Fonseca) (24)

Foto: Érika Fonseca