Espaços de convivência garantem acesso ao esporte e lazer na Regional 5
if (has_excerpt()): ?>Região conta com uma série de equipamento e entidades que tem fortalecido ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população.

Caminhar, bater uma bolinha e aproveitar o tempo livre para se divertir, essas são algumas das atividades rotineiras dos moradores da Regional 5. Reunindo 30 praças, sete areninhas, um parque urbano e um centro cultural, a região tem espaço garantido para cultura, esporte e lazer.
Um desses pontos de encontros é o Parque Urbano da Lagoa da Viúva, que reúne numa área de 40 mil/m², espaços de integração da comunidade com a natureza, promovendo a melhoria da qualidade de vida da população. A Lagoa da Viúva, também chamada de Açude da Viúva, está inserida na bacia do Rio Maranguapinho, possui um espelho d´água de aproximadamente 50.000m², além da presença de carnaúbas junto a foz do açude.
“A Lagoa da Viúva, é o maior parque urbano que se tem em Fortaleza. Um projeto feito na gestão do prefeito José Sarto, que atende esse território do Siqueira como uma variedades de espaços de lazer, curtição de pôr do sol, academia, pista de cooper. Nesse percurso de onze quilômetros temos muitos equipamentos de lazer”, destaca o secretário da Regional 5, Moacir Soares, também elencando os espaços gerados com a requalificação do Rio Maranguapinho, que atravessa cerca de 2km do território da pasta.
E quando o assunto é esporte e cultura, o trabalho do Instituto Educa Mais Esporte entra em cena. Fundado em
2018 por Maria Raquel de Souza, Edilene do Nascimento e Cleiviane Castro, três mulheres que tiveram suas vidas transformadas por meio da educação e esporte. O instituto iniciou atendendo 30 crianças do bairro Bonsucesso com a escolinha de futsal, e ao longo dos anos ampliou as ações para projetos culturais, educacionais, geração de emprego e
renda e qualificação profissional.
As atividades são oferecidas para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, além de jovens e mulheres das comunidades da região. Quem participa das ações tem acesso à aulas de futsal, futebol, muaythai, kickboxing, karatê, vôlei e flauta, fortalecimento do vínculo e
acompanhamento familiar, qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho, desenvolvimento comunitário e educação socioemocional.
Outro destaque desse território é o Centro Cultural do Bom Jardim, que atende a população do Canindezinho, Granja Lisboa, Bom Jardim, Granja Portugal e Siqueira. Construído em 2006, o espaço considerado um marco nas políticas culturais cearenses, sendo o primeiro equipamento cultural público descentralizado do corredor turístico e cultural de Fortaleza. O CCBJ recebe mais de 50 mil pessoas por ano e realiza mais de 100 mil atendimentos.
O secretário da Regional 5, Moacir Soares, também falou sobre projetos em andamento na área, com a reforma do Estádio Municipal do Bom Jardim. Com investimento de R$ 5,2 milhões, a construção terá duração de oito meses e deve ser entregue no primeiro semestre de 2024.
O estádio será transformado em polo esportivo, com urbanização completa e instalação de diversos equipamentos de esporte e lazer em todo o seu entorno. O projeto prevê a substituição da grama por gramado sintético no campo do estádio, construção de vestiário, arquibancadas, alambrados e nova iluminação. Ao lado do equipamento, será construída uma Areninha, área para treinamento de artes marciais, calçadão no entorno, arborização, academia de ginástica, mesas de xadrez, dama, calçadão para caminhadas, playground e academia ao ar livre.
E um desses espaços de lazer e diversão da região irá receber o projeto ‘Meu bairro, nossa Câmara” no próximo dia 16 de setembro. Com a proposta de ouvir e dialogar com a população sobre as demandas locais, a Câmara Municipal de Fortaleza vai estar na Praça Santa Cecília, no bairro Bom Jardim, das 8h às 13h.
Essa ação da CMFor conta com o aparato de vários serviços proporcionados pela Casa, como por exemplo a Ouvidoria, Central da Cidadania Vereador José Iraguassú Teixeira, Biblioteca José de Alencar, atividades educativas, culturais e atendimentos de órgãos da Prefeitura de Fortaleza, Detran-CE, Tribunais Regionais do Trabalho e Eleitoral. Já foram beneficiados os bairros da Regional 1, 3 e 4.
Foto: ZeRosa