Câmara inicia projeto “Meu bairro, nossa Câmara” na Regional 1

03/06/2023 - Rochelle Nogueira

A região da Barra do Ceará foi a primeira comunidade visitada pelo projeto que conta com uma programação voltada para atendimento de escuta das demandas e diversos serviços

É na beleza do encontro do rio com mar, no Marco Zero da Barra do Ceará, que a Câmara Municipal de Fortaleza realizou na manhã deste sábado (3), a primeira edição do projeto ‘Meu bairro, Nossa Câmara’. A ação tem como objetivo aproximar cada vez mais o Legislativo da população, ouvindo os anseios das comunidades e promovendo o acesso à cidadania.

Ângela Maria, moradora do Jardim Iracema, foi uma das primeiras a buscar atendimento na Central da Cidadania itinerante para obter a segunda via do RG e a carteira de estudante do neto. Para ela essa aproximação dos órgãos públicos é importante e espera que eventos como esse sejam realizados com mais frequência. “Estou gostando dessa ação e espero que ocorra mais vezes”, disse.

Tatiana Matias, auxiliar de cozinha e moradora do bairro Álvaro Weyne, também aproveitou a oportunidade para solicitar documentos na Central da Cidadania. Ela elogiou a iniciativa, afirmando que esse tipo de ação é acessível a todos que vivem na região e facilita o processo de obtenção de documentos, especialmente considerando as dificuldades para agendar atendimentos on-line. “Acho bom esse tipo de ação pois acaba sendo acessível a todos que moram no entorno. Até na internet está difícil agendar atendimento para retirada do RG e essa ação veio para facilitar”, declarou.

O “Meu Bairro, nossa Câmara” contou com toda uma programação voltada para os moradores da região, com emissão de documentos, atendimento da Ouvidoria da Casa, aulas de dança, zumba, distribuição de mudas de árvores, aferição de pressão arterial, entre outras atividades.

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Gardel Rolim (PDT), destacou que a ida da CMFor aos bairros é um desejo da Mesa Diretora desde o início de sua gestão. O projeto ‘Meu Bairro, Nossa Câmara’ foi desenvolvido em conjunto com os parlamentares e visitará as 12 Regionais da cidade.

“Desde o início dessa gestão da Mesa Diretora falamos em levar a Câmara para perto dos cidadãos fazendo uma espécie de Câmara itinerante. Evoluímos com essa ideia e chegamos ao projeto ‘Meu bairro, nossa Câmara’ que traz muitos serviços da Câmara Municipal como, por exemplo, a emissão de segunda via de documentos, atendimento com a Secretaria de Finanças, Procon, para perto da população. Trouxemos essa Central de serviços para perto da população, tivemos parcerias com outros órgãos como TRE, TRT, Fecomércio, CDL, SMS, SME, um grande esforço de várias instituições”, contou o presidente.

Gardel Rolim afirmou que a iniciativa visa ouvir os cidadãos, especialmente por meio da Ouvidoria da CMFor, para transformar as demandas em Projetos de Lei, Indicações, Requerimentos na Câmara Municipal. “A Ouvidoria da CMFor está preparada para escutar as queixas, as reclamações, as sugestões, as ideias, no sentido de transformar tudo isso que foi ouvido aqui em Projetos de Lei, Indicações e Requerimentos na Câmara Municipal”, disse.

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, também participou do evento e parabenizou a Câmara Municipal pela iniciativa de oferecer serviços aos cidadãos fortalezenses. O gestor expressou sua consideração pela Barra do Ceará, região onde já morou. “Conheço essa região como ninguém. Muito feliz que das 12 Regionais, o presidente Gardel tenha iniciado pela Regional 1. Quero parabenizar a Câmara por essa aproximação com a população e nós estamos aqui para receber críticas, sugestões. Essa aproximação é saudável tanto para os moradores como para vereadores que realizam essa atividade legitimamente”, destacou o prefeito Sarto.

Serviços ofertados na ação:

• Atendimento da Ouvidoria
  • Central da Cidadania com serviços de Emissão de documentos (Título de Eleitor, RG, CPF, Carteira de Trabalho, Carteira de Estudante, Cartão do Idoso e Bilhetinho.
  • Prestação de Serviço: Consultas de IPTU, SPC, infrações de trânsito, Cadastro único, MEI, atendimento para dúvidas trabalhistas, orientações para o consumidor e Feira de Negócios para pequenos empreendedores.
  • Saúde: vacinação, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, estética facial, auriculoterapia e orientação nutricional.
  • Educação: Biblioteca para consultas do Legislativo Municipal, ofertas de cursos gratuitos pela Escola do Parlamento, minicursos da Faculdade CDL e orientações da Escola de trânsito.
  • Cultura e lazer: dança, música, apresentações e atividades recreativas para crianças.
  • Vacinação animal, atendimento veterinário e testagem e calazar.

Estiveram presentes na ação, além do presidente Gardel Rolim (PDT), o vice-presidente, vereador Paulo Martins (PDT), os vereadores Carlos Mesquita (PDT), Tia Francisca (PL), Professor Enilson (Cidadania), Cláudia Gomes (PSDB), Kátia Rodrigues (Cidadania), Adail Júnior (PDT), Ana Aracapé (PL), Professora Adriana Almeida (PT), Bruno Mesquita (PL), Dr. Vicente (PT), Pedro Matos (PL), Moura taxista (PSB), Veríssimo Freitas (Republicanos) e Ronivaldo (sem partido), Estrela Barros (Rede).

Foto: Mateus Dantas