CMFor realiza campanha de conscientização e incentivo à educação ambiental

02/06/2023 - Câmara Municipal de Fortaleza

Entre os dias 5 e 9 de junho, a Casa promoverá a troca de garrafas pet por mudas. Em gesto simbólico, presidente Gardel Rolim plantará uma árvore no jardim do Legislativo

Fachada da Câmara Municipal de Fortaleza - Foto: Mateus Dantas

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) promoverá uma campanha de conscientização ambiental, a partir do próximo dia 5 de junho, quando é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para incentivar o descarte correto do lixo e a reciclagem, durante toda a semana, o Legislativo promoverá a troca de garrafas pet por mudas de plantas. Além disso, em um gesto simbólico que reforça a necessidade de arborização da nossa Cidade, o presidente Gardel Rolim (PDT) plantará uma muda de árvore no jardim da Casa.

“É preciso despertar nas pessoas o sentimento e a conscientização de que, cuidando bem do meio ambiente, estamos cuidando do futuro, garantindo um planeta melhor para as próximas gerações e, no caso de Fortaleza, uma cidade melhor para se viver”, destaca Gardel. A troca das garrafas pet por mudas é uma ação realizada em parceria com o Natal de Luz e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que ficará responsável pela destinação correta dos materiais recicláveis. o posto de troca será colocado na Praça Barros Pinho, em frente ao auditório da CMFor.

No último mês de março, a Prefeitura de Fortaleza realizou o maior plantio simultâneo de árvores do Brasil. Ao todo, 2.023 mudas de espécies nativas, medicinais e ornamentais foram plantadas na cidade, numa alusão ao Dia Internacional das Florestas e da Árvore, aprovado em 2012 pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), marcando a importância de preservar as florestas e recursos naturais, essenciais ao combate à mudança climática.

Na ocasião, o prefeito José Sarto, que plantou uma muda de Ipê Branco no Parque Rachel de Queiroz, destacou que o meio ambiente é uma das prioridades da gestão municipal, e que a Prefeitura de Fortaleza já plantou mais de 100 mil árvores desde 2021. “A ação de hoje significa valorizar o meio ambiente e pautar a questão da arborização, que é muito importante. Neste ato, estamos plantando mudas, simultaneamente, em 10 locais de Fortaleza. Serão 2.023 árvores plantadas hoje, e já são mais de 100 mil desde o início da gestão. Este é o momento da gente convidar a população para refletir sobre a arborização da cidade, para que ela ganhe cada vez mais áreas verdes”, afirmou.

Para este mês, a Prefeitura planeja mais de 30 novas ações de educação ambiental, espalhadas pela cidade, com o tema “Fortaleza plantando um novo clima”. Durante a programação, estão previstas blitze educativas, teatro ambiental, limpeza de praias, doação e plantio de mudas, workshop de plantio, pintura ambiental, entre outros

Vereador e biólogo, o vereador Gabriel Aguiar (Psol) ressalta os benefícios de uma infraestrutura verde para a cidade. “A arborização, os jardins de chuva e outras soluções baseadas na natureza também compõem positivamente a paisagem urbana. Com uma infraestrutura adequada, o índice de acidentes diminui, assim como caem os riscos de enchentes e da proliferação de doenças de veiculação hídrica”, defende.

Texto: Jornalista Thiago Paiva

Foto: Mateus Dantas