Câmara Municipal percorrerá todas as 12 regionais de Fortaleza em projeto itinerante

02/06/2023 - Câmara Municipal de Fortaleza

Meu bairro, nossa Câmara | Mensalmente, a estrutura do Legislativo será deslocada para territórios da Capital, promovendo a integração entre os vereadores e a população, além da oferta de serviços essenciais.

Com objetivo de estreitar ainda mais a relação entre o Legislativo e a população da Capital, uma vez por mês, a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) deslocará sua estrutura para as doze regionais da Cidade, por meio do projeto Meu Bairro, Nossa Câmara. A iniciativa reforça o compromisso assumido pela Mesa Diretora de promover a integração entre vereadores e fortalezenses, incentivando a participação popular nas ações da Casa, por meio da escuta dos moradores. Além disso, a população também será beneficiada com a prestação de serviços realizada pela CMFor e órgãos parceiros.

O projeto terá início no próximo sábado, dia 3 de junho, das 8h às 14h, na Regional I, primeiro território escolhido. A estrutura será montada na Praça do Marco Zero, na Barra do Ceará. Além da presença dos parlamentares, estarão no local profissionais da Central da Cidadania Vereador José Iraguassú Teixeira e dos órgãos e entidades parceiras, que prestarão diversos serviços essenciais à população, como a emissão de documentos, exames preventivos de saúde e orientações na área do empreendedorismo.

Além disso, o serviço de Ouvidoria da CMFor também atuará no formato itinerante, promovendo a escuta ativa da população, com a formalização de sugestões sobre atuação da Casa, bem como demandas dos territórios, que serão encaminhadas aos parlamentares, que farão a mediação entre os anseios da população e o Executivo, por meio de articulações diretas ou da apresentação de projetos.

“Por meio da iniciativa do Meu Bairro, Nossa Câmara, daremos mais um grande passo na busca do nosso objetivo maior, que é o de promover uma democracia verdadeiramente participativa, por meio do incentivo do envolvimento dos fortalezenses nas discussões de interesse da Cidade. Esse processo de escuta ativa é fundamental para que, juntos, possamos construir, nós, vereadores e a população, a Fortaleza que queremos”, destacou o presidente da CMFor, vereador Gardel Rolim (PDT).

Edições

O calendário do projeto prevê sete ações itinerantes em 2023, nos meses de junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro, e dezembro. Outras cinco em 2024, nos meses de fevereiro, março, abril, maio e junho. Seguindo a ordem de numeração das regionais, a próxima parada do Meu Bairro, Nossa Câmara será na Regional 2, no próximo dia 1º julho.

Serviços ofertados na ação itinerante:

• Atendimento da Ouvidoria da Câmara Municipal de Fortaleza.
  • Emissão de documentos:
    Título de Eleitor, RG, CPF, Carteira de Trabalho, Carteira de Estudante, Cartão do Idoso e Bilhetinho.
  • Prestação de serviços:
    Consultas de IPTU, SPC, infrações de trânsito, Cadastro Único, MEI, atendimento para dúvidas trabalhistas, orientações para o consumidor e Feira de Negócios para pequenos empreendedores.
  • Saúde:
    Vacinação, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, massoterapia, estética facial, auriculoterapia e orientação nutricional.
  • Educação
    Biblioteca para consultas do Legislativo Municipal, oferta de cursos gratuitos pela Escola do Parlamento, minicursos da Faculdade CDL e orientações da Escola de Trânsito.
  • Cultura e lazer
    Oficinas de dança, música, grafite, surf, futebol e percussão, apresentações culturais e atividades recreativas para criança.
  • Pets:
    Vacinação animal, atendimento veterinário e testagem para calazar.

Promoção: Sistema Verdes Mares

Realização: Câmara Municipal de Fortaleza

Apoio: TRT, TRE, SPS, DETRAN, CDL, Fecomercio/Sesc e Prefeitura de Fortaleza.

Texto: Thiago Paiva.