Bairro mais antigo de Fortaleza, a Barra do Ceará é cheia de encantos naturais

02/06/2023 - Anna Regadas

Barra do Ceará recebe a primeira edição do projeto “Meu bairro, nossa Câmara”.

Para além das suas belezas naturais, do encontro do rio Ceará com o mar, a Barra do Ceará carrega na sua história fatos importantes que remetem à colonização de Fortaleza e à formação política. Foi no bairro que se estabeleceu a primeira Câmara Municipal da cidade.

Como relata o historiador Evaldo Lima. “Não custa lembrar que foi exatamente aqui na Barra do Ceará que pela primeira vez foi estabelecido uma Câmara Municipal. Foi na Barra do Ceará que Vicente Pinzon, o antigo companheiro de Cristóvão Colombo de Pedro Álvares Cabral desembarcou, bem antes de Cabral chegar na Bahia. Mais do que isso, foi na Barra do Ceará que Pero Coelho, em 1064, fundou o Forte de São Thiago, em uma primeira tentativa de ocupação do espaço cearense”.

Segundo Evaldo, no Clube de Regatas foram encontrados vários objetos antigos que remontam ao período da colonização do Estado do Ceará. “De uma forma mais recente, em 1974, foram encontrados debaixo das areias das dunas da Barra do Ceará, um parrião, mais um resquício da colonização da ocupação daquele espaço”.

Ele conclui dizendo que nada mais justo, as atividades do projeto “Meu bairro, nossa Câmara” iniciarem na Barra do Ceará. “É muito importante conhecer a nossa história. Conhecer a Barra do Ceará é conhecer um pouco mais da história de Fortaleza. Se a Câmara de Vereadores têm a perspectiva de debater a cidade, então nada mais justo do que começar esse debate no bairro onde surgiu a Câmara Municipal, que é o bairro mais antigo de Fortaleza”, afirmou.

O professor e músico Enoc Morais, 59, é morador da Barra do Ceará desde 1972. Ele tem uma memória afetiva e conta que chegou ao bairro aos 9 anos de idade, onde o cenário era marcado pelas dunas. “Lembro que na rua que cheguei e que ainda resido, era areia bem fina e branquinha, típico de praia”.

Enquanto musicoterapeuta, já participou do projeto 4 Varas, que realiza um trabalho na área de prevenção da saúde comunitária. Hoje ele também desenvolve no bairro ações sociais, citando como exemplo o projeto “Corte para Todos”.  “Sou também acupunturista e juntamente com 5  cabeleireiros formamos uma equipe, que uma vez ao domingo pela manhã ofertamos gratuitamente corte de cabelo, acupuntura, ventosaterapia, verificação de pressão,  e outros serviços para a comunidade”, afirmou.

Sobre as mudanças que teve no bairro ele aponta que foram muitas. “Hoje posso falar que a Barra mudou muito e para melhor. Toda a extensão do Rio Ceará, por onde foi colonizada por Martins Soares Moreno, está revitalizada, bem como a praia que passou a denominar-se Vila do Mar. O Morro de Santiago foi reorganizado e agora conta com sistema de segurança em toda área. O Clube de Regatas foi transformado no CUCA pela Prefeitura, e hoje oferece aos jovens diversos cursos, evitando que estes entrem no caminho das drogas, e capacitando-os para que cada um a tenha uma profissão no futuro”.

Outro avanço importante foi a construção da ponte sobre o Rio Ceará, ligando Fortaleza a Caucaia, que deu acesso às praias do Iparana, Pacheco, Icaraí,  Cumbuco e fortaleceu o potencial turístico da cidade. Enoc também cita como exemplo a revitalização da área. “Foram derrubadas as barracas sem os padrões adequados, e construídos quiosques dando toda uma beleza na extensão do Rio da Barra favorecendo que o pôr do sol seja mais belo e contemplado com mais frequência pelos turistas e todos residentes da grande Barra do Ceará”, conta.

Enoc, que reside próximo à Vila do Mar, destaca a felicidade em poder contemplar as belezas e paisagens do bairro. “É um bairro bucólico com contrastes e eleito por duas vezes o pôr do sol mais bonito. Então poder contemplar sua beleza, suas nuances, esse pôr do sol indescritível, caminhar na Vila do mar, praticar atividades como o surf, kite surf, Ver as crianças correndo, famílias reunidas tomando água de coco fazem parte da realidade do nosso bairro. Essas observações tem um significado muito forte e provam que a Barra cresceu numa harmoniosa vida entre a natureza e o humano”, relatou.

A região também oferece um passeio ecológico de barco, Saindo do Albertu’s Restaurante, onde os visitantes podem presenciar o encontro do Rio Ceará com o mar e ouvir um pouco sobre a história do bairro e suas riquezas naturais.

Fotos: Mateus Dantas